A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Comunicação na Gestão de RH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Comunicação na Gestão de RH"— Transcrição da apresentação:

1 A Comunicação na Gestão de RH

2 Introdução A comunicação é a principal variável de auxílio à propagação das idéias e atuações do RH. Sabe por quê? Vamos entender. Uma organização é formada por pessoas que estão dispostas em setores, departamentos, salas etc. Apesar de fisicamente se encontrarem todas bem próximas umas das outras, em virtude dos desenhos organizacionais acabam se distanciando, dificultando assim, o fluxo de comunicação. Berlo, 1989, nos diz que “uma organização de qualquer espécie só é possível através da comunicação. É exatamente a comunicação entre os elementos que a faz uma organização e não elementos à parte, isolados e desorganizados”.

3 Introdução Porém, como estamos falando de organizações não podemos pensar que a comunicação inexiste. Ela existe sim, contudo de forma não-pessoal, ou seja, o contato pessoal é substituído por outros tipos de contatos distanciados, como o telefone, a intranet ou o . A importância da comunicação para a gestão de recursos humanos é tão grande que muitas empresas a consideram como uma importante prioridade estratégica. Observe o esquema ao lado: Fluxo de comunicação positivo Demais fluxos produtivos positivos Fluxo de comunicação negativo Demais fluxos produtivos negativos

4 A Comunicação e seus Elementos Básicos
Mensagem: pode ser considerado o principal elemento do processo de comunicação, pois o mesmo será realizado com o intuito de transmiti-la e representa o recado, a informação que se quer repassar; Emissor: responsável pelo envio da mensagem. A informação parte dele; Receptor: aquele a quem a mensagem se destina. Ele recebe a mensagem; Canal: meio pelo qual a mensagem será transmitida. Código: é o tipo de linguagem utilizada para realizar a comunicação, podendo ser escrita, falada, ilustrada etc. Feedback: representa um retorno da mensagem que foi anteriormente transmitida, onde este retorno poderá ser positivo ou negativo.

5 A Comunicação e seus Elementos Básicos
Observe o fluxo de comunicação:

6 A Comunicação como facilitadora da Gestão de RH
Iniciamos este módulo afirmando que a comunicação auxilia ao RH, porém é preciso deixar claro que estamos no referindo a comunicação realizada eficazmente, ou seja, onde o feedback é positivo. Para isso é necessário um esforço muito grande por parte do RH para tornar o ambiente organizacional propício à disseminação positiva das informações.

7 Variáveis que facilitam no processo da comunicação organizacional
O comportamento flexível do RH Primeiramente, o RH precisa ter um comportamento flexível para conseguir se aproximar e interagir com os diferentes tipos de colaboradores que compõem uma organização. Pessoas diferentes significam diferentes possibilidades de interpretações, significam conceitos distintos. O comportamento receptível do RH Hoje, o RH já se esforça para ir ao encontro dos colaboradores, abrindo suas portas e fazendo-os perceber que o RH representa uma parte da organização que visa à melhoria contínua dos colaboradores.

8 Variáveis que facilitam no processo da comunicação organizacional
O RH como distribuidor de tarefas Como o RH é uma parte da organização que se preocupa em conhecer de perto a cada um dos colaboradores da organização, suas habilidades, limites e motivações, ele é o setor indicado para proceder a distribuição das tarefas a serem desenvolvidas. Ele poderá dizer ao certo quem reúne as qualidades necessárias para as tarefas da organização, já que está em constante comunicação com os colaboradores. Arantes, 1998, afirma que "somente com a ajuda da comunicação é possível que as tarefas distribuídas entre várias pessoas que integram a empresa sejam realizadas corretamente e estejam dirigidas aos mesmos objetivos".

9 A Evolução da Comunicação Organizacional
A comunicação institucional vem sofrendo ao longo do tempo uma importante evolução. Ela passa de uma simples ferramenta de contato entre as pessoas e se transforma numa importante arma de apoio à integração institucional. O momento é de surgimento de um moderno estilo de distribuição de conteúdos, com linguagens, técnicas e conteúdos totalmente diversos do que tínhamos no cenário antigo das organizações. A comunicação hoje, não atua somente com o objetivo de repassar informações, ela vai mais além e representa a principal forma de interação entre colaboradores e administração superior. Ela é utilizada no interior das instituições para multiplicar conhecimentos e disseminar novas idéias. Antigamente, o bom colaborador era avaliado por sua carga de conhecimento.

10 A Evolução da Comunicação Organizacional
Hoje, o cenário é inverso e o nível de habilidade no repasse de informações e conhecimentos é que faz do colaborador interessante ou não para a organização.


Carregar ppt "A Comunicação na Gestão de RH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google