A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUBA Estou AQUI!!!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUBA Estou AQUI!!!."— Transcrição da apresentação:

1 CUBA Estou AQUI!!!

2 Cuba era uma colônia da Espanha
Cuba era uma colônia da Espanha. Foi a primeira produtora mundial de açúcar e tabaco.

3 Cuba foi libertada com a ajuda de um exército comandado por José Martí composto em sua maioria por ex-escravos que, apesar de portarem facões, venceram soldados armados.

4 Os Estados Unidos criaram a Emenda Platt, uma lei que permitia a invasão dos EUA em Cuba
Os empresários estadunidenses tentaram achar uma maneira de se aproveitar da libertação de Cuba

5 Apesar de politicamente independente, Cuba ainda sofria dominação dos Estados Unidos, que manipulava as exportações de açúcar e tabaco.

6 Milhões de Cubanos passavam fome, não sabiam ler nem escrever.
Quase toda a riqueza de Cuba estava nas mãos de poucas famílias nativas e de empresas norte-americanas instaladas no país. Milhões de Cubanos passavam fome, não sabiam ler nem escrever.

7 Em uma viagem ao México, Fidel Castro conheceu Ernesto Che Guevara, que até hoje é reconhecido pela história como um lendário guerrilheiro.

8 Em 1956, o grupo formado por Fidel, seu irmão Raúl Castro e Che Guevara retornam a Cuba e se escondem nas montanhas de Sierra Maestra.

9 Lá eles preparavam secretamente seu grupo de guerrilheiros para retirar o ditador Fulgêncio Batista.

10 Em 1959, Fidel Castro e seus companheiros conseguiram libertar Cuba da ditadura. Fulgêncio fugiu.

11 As principais medidas do novo governo foram:
A reforma agrária com distribuição de terras a 200 mil famílias; Redução em 50% nos aluguéis, de 25% nos livros escolares e 30% das tarifas de eletricidade; Nacionalização de usinas, indústrias e refinarias.

12 A situação da população de Cuba foi extremamente melhorada
A situação da população de Cuba foi extremamente melhorada. As estatísticas de Cuba se aproximaram às de um país desenvolvido.

13 Como os EUA perderam suas empresas, pararam de comprar açúcar cubano e tiveram que lidar com uma tentativa de socialismo na América, ficaram extremamente furiosos com Cuba.

14 Rompimento das ações diplomáticas com Cuba;
Os Estados Unidos tiveram tanta raiva de Cuba que consideravam Fidel Castro um inimigo do país. Algumas medidas foram tomadas: Rompimento das ações diplomáticas com Cuba; Bloqueio econômico; Expulsão do país da OEA(Organização dos Estados Americanos).

15 Em 1961, os Estados Unidos invadiram a Baía dos Porcos
Em 1961, os Estados Unidos invadiram a Baía dos Porcos. Subestimaram Cuba e perderam a guerra. Os invasores foram mortos ou feitos prisioneiros.

16 Fidel Castro imediatamente declarou que Cuba seria um país oficialmente comunista. Para John Kennedy, presidente dos EUA na época, aquela foi a gota d´água.

17 A burguesia cubana odiou a nova medida e fugiu para a Flórida
A burguesia cubana odiou a nova medida e fugiu para a Flórida. Os EUA contra atacam, dessa vez com muito mais soldados e armas muito mais poderosas.

18 Ao perceber tamanha frota naval, Fidel Castro se desesperou
Ao perceber tamanha frota naval, Fidel Castro se desesperou. Parecia não haver mais soluções, até que ele fez uma das decisões mais importantes da história.

19 Fidel Castro fez um acordo com o dirigente soviético Nikita Kruschev para trazer mísseis nucleares soviéticos para Cuba.

20 A situação mudou de figura
A situação mudou de figura. Agora quem se tremia de medo era o povo americano. A 150 km de distância, um míssil disparado de Cuba causaria um imenso estrago nos Estados Unidos.

21 Para acabar com essa situação, União Soviética e Estados Unidos fizeram um acordo. Os EUA não invadiriam Cuba se os mísseis fossem retirados.

22 Depois que esse conflito passou, Cuba recebeu arrecadações da União Soviética. Quando a mesma se desfez, Cuba passou por um processo de isolamento.

23 Ainda hoje esse episódio é lembrado
Ainda hoje esse episódio é lembrado. Para muitos jovens estudantes dos anos 60 e 70, Che Guevara foi considerado um herói.

24 Atualmente o presidente cubano é Raúl Castro, irmão de Fidel Castro
Atualmente o presidente cubano é Raúl Castro, irmão de Fidel Castro. A economia está se abrindo aos poucos para o capitalismo. Será o fim do sonho de Fidel???


Carregar ppt "CUBA Estou AQUI!!!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google