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1 EAC 445 - Sistemas de Informações Empresariais Prof. Edson Luiz Riccio Profa. Marcia Calvano Adaptado de Hall, James A., Accounting Information Systems.

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1 1 EAC Sistemas de Informações Empresariais Prof. Edson Luiz Riccio Profa. Marcia Calvano Adaptado de Hall, James A., Accounting Information Systems – 2005 – FEA/USP

2 2 Sistemas de Informação Tradicionais zMontados com base em funções, níveis organizacionais e processos de negócios diferentes que não conversam entre si. zGerentes podem encontrar dificuldades para reunir os dados que precisam para ter um visão geral e abrangente das operações da organização.

3 3 O que é ERP? zSoftware aplicativo, multi-modular, que possibilita a gestão da empresa de forma integrada. zCaracterísticas: yPacote comercial – terceirização yIncorporam modelos de processos de negócios (best practices) ySistemas de informação integrados yUtilizam BD corporativo yPossuem grande abrangência funcional yRequerem procedimentos de ajuste para que possam ser utilizados em determinada empresa

4 FornecedoresClientes Planejamento Produção Suprimentos ProduçãoVendas RHContabilidadeFaturamento Contas a Pagar TesourariaContas a Receber ERP Troca de Informações com entidades externas eletrônica/ convencional Integração entre os módulos Fonte: Swicker, Ronaldo; Souza, César Alexande

5 5 Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP CaracterísticasBenefíciosProblemas Pacotes Comerciais zRedução dos custos de informática; zFoco na atividade principal da empresa; zAtualização tecnológica permanente, por conta do fornecedor. zDependência do fornecedor; zEmpresa não detém o conhecimento sobre o pacote. Modelos de Processos zDifunde o conhecimento sobre best practices; zFacilita a reengenharia de processos; zImpõe padrões zNecessidade de adequar o pacote à empresa; zNecessidade de alterar processos empresariais; zAlimenta a resistência à mudança.

6 6 Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP CaracterísticasBenefíciosProblemas Sistemas Integrados zRedução de retrabalho e inconsistência; zRedução de mão de obra relacionada a processos de integração de dados; zMaior controle sobre a operação da empresa; zEliminação de interfaces entre sistemas isolados; zMelhoria na qualidade da informação; zContribuição para a gestão integrada; zOtimização global dos processos da empresa. zMudança cultural da visão departamental para a visão de processos; zMaior complexidade de gestão da implementação; zMaior dificuldade na atualização do sistema, pois exige acordo entre vários departamentos; zUm módulo não disponível pode interromper o funcionamento dos demais; zAlimenta a resistência à mudança.

7 7 Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP CaracterísticasBenefíciosProblemas Usam BD corporativo zPadronização informações e conceitos; zEliminação discrepâncias entre informações de diferentes departamentos; zMelhoria na qualidade da informação; zAcesso a informações para toda a empresa. Mudança cultural dono da informação responsável pela informação; zMudança cultural para uma visão de disseminação de informações dos departamentos por toda a empresa; zAlimenta resistência à mudança.

8 8 Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP CaracterísticasBenefíciosProblemas Grande abrangência Funcional zEliminação manutenção de múltiplos sistemas; zPadronização de procedimentos; zRedução de custos de treinamento; zInteração com um único fornecedor. zDependência de um único fornecedor; zSe o sistema falhar, toda a empresa pode parar.

9 9 Origem dos ERP´s zPrincípio da década de 1960: início da utilização de TI no controle dos processos empresariais: yAplicações esparsas e isoladas; yIntegração entre os diversos sistemas: operador das máquinas; ySincronismo e a integração entre atividades das empresas baseavam-se somente nas ações dos empregados.

10 10 Origem ERPs zDécada de 1960: yIntrodução em larga escala dos computadores eletrônicos e das linguagens de programação; Início da utilização de banco de dados soluções parcialmente integradas antecessores do ERPs.

11 11 Origem ERPs BOMP – Processador de Lista de Materiais zInício da década de 1960; Indústria de manufatura Departamento de Engenharia de Produtos ; zOferecia padronização na criação, arquivamento, manutenção e fornecimento de qualquer informação referente à composição dos produtos e ao cálculo das necessidades de materiais; Quantidade de produto acabado cálculo das necessidades de cada peça, item, conjunto ou sub-conjunto, a partir da estrutura do produto. zDBOMP.

12 12 Origem ERPs PICS – Sistema de Informações e Controle de Produção: zFinal década 1960 e início da década 1970; zMainframe, empresa industrial; Mensurações físicas dos eventos, das atividades e dos produtos também continha informações de custos; zContabilidade e Finanças: externa ao sistema; Modular cada área ou parte do processo; zOperava no modo de lotes.

13 13 Origem ERPs COPICS – Sistema de Informação e Controle da Produção Orientado para Comunicações zMeados da década de 1970; zMainframe e grande quantidade de funções on line; zAcréscimo de vários módulos, entre eles o MRP – Material Requirements Planning e o Cost Planning & Control; zNão possuía módulos para finanças, contabilidade, RH, vendas, distribuição, área fiscal, orçamentos, etc.

14 14 Origem ERPs MRP I e MRP II – Planejamento das Necessidades de Material: zIndústria manufatureira; zMelhoria de desempenho: MRP II integração das áreas de manufatura com as demais áreas da empresa; zVariável de decisão.

15 15 ERPs zDécada de 1970: início do desenvolvimento; zMais recente de uma série de soluções criadas pela indústria de TI no esforço de prover uma solução única e abrangente para os problemas de sincronismo e integração dos processos de uma empresa; zEvolução natural das soluções oferecidas pela TI para os problemas de controle e gestão de uma empresa.

16 16 ERP´s zSegunda metade da década de 1990: ápice de vendas; zAtualmente: uso intenso da internet no comércio eletrônico e novos tipos de relacionamentos interempresariais

17 17 Principais Aplicações ERP Online Transaction Processing (OLTP) zSistema de processamento das transações; zExecuta as atividades operacionais diárias da empresa; zExecuta tarefas críticas através de consultas simples ao BD operacional; zDecisões estruturadas: repetitivas, rotineiras, envolvem um procedimento pré-definido.

18 18 Principais Aplicações ERP Online Analytical Processing (OLAP) - Business analysis applications zAnálise multidimensional dos dados; zFerramenta para a tomada de decisão (decisão não-estruturada ou semi-estruturada) – investigação analítica de associações complexas de dados; zInclui ferramenta para decisão, modelagem, arquivo de informações, relatórios e análises ad-hoc e análises condicionais.

19 19 Configuração do Sistema ERP: Rede cliente - servidor Dois estágios yUm único servidor concentra tanto as aplicações quanto o BD; yUsado especialmente em rede locais (LANs).

20 Server ApplicationsDatabase User Presentation Layer First Tier Second Tier Application and Database Layer Two-Tier Client Server Server

21 21 Configuração do Sistema ERP: Rede cliente - servidor Três estágios yUsuários acessam os aplicativos no servidor que então inicia conexão com o servidor do BD; yUsado especialmente em redes remotas (WANs).

22 Three-Tier Client Server Applications Database First Tier Second Tier Third Tier User Presentation Layer Application Layer Database Layer Application Server Database Server

23 ERP with OLTP and OLAP Client Server using Data Warehouse OLTP Server OLTP Applications Operations Database Server Operations Database First Tier Second Tier Third Tier User Presentation Layer Application Layer Database Layer OLAP Server OLAP Applications Data Warehouse Server Data Warehouse

24 24 O que é Data Warehouse? zBD relacional ou multi-dimensional que armazena dados correntes e históricos de potencial interesse dos gerentes. yOs dados são extraídos periodicamente de fontes internas (BD operacional, sistemas legados) ou externas (serviços de informação pública). zBD construído para pesquisas rápidas, arquivos, consultas ad-hoc. zFácil uso. Não é essencial separação do BD operacional e BD data warehouse.

25 25 Data Warehouse Process z5 estágios essenciais do processo de data warehouse: Criar modelos de dados para o data warehouse Extrair os dados Acertar os dados extraídos Transformar os dados nos modelos Carregar os dados no BD do data warehouse

26 Data Warehouse On-Line Analytical Processing (OLAP) Bolt-On Applications (Industry Specific Functions) Sales & Distribution Business Planning Shop Floor Control Logistics Customers Suppliers Operational Database Customers, Production, Vendor, Inventory, etc. Legacy Systems Core Functions [On-Line Transaction Processing (OLTP)] ERP System Business Enterprise ERP System


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