A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interação entre alelos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interação entre alelos"— Transcrição da apresentação:

1 Interação entre alelos

2 Interação entre alelos
Dominância completa Dominância incompleta Codominância Sobredominância

3 Tipos de interações alélicas
1. Dominância Se manifesta quando, em condição  heterozigótica, um alelo se impõe, impedindo  a ação do outro. Do ponto de vista bioquímico, se considera dominante o alelo que codifica uma enzima funcional, tanto que um alelo recessivo pode dever-se a uma mutação que não produz enzima alguma, ou a uma mutação que produz uma enzima não funcional ou que funciona com defeito, sendo menos eficiente que a enzima produzida pelo alelo dominante. Como resultado da presença do alelo defeituoso na condição homozigótica, a via metabólica é interrompida ou a quantidade do produto final é diminuída

4 Dominância completa Nos casos de dominância completa, o indivíduo heterozigótico apresenta o fenótipo condicionado pelo alelo dominante, ou seja, o alelo recessivo só se manifesta em homozigotico. Existem apenas dois fenótipos possíveis.

5 HERANÇA COM DOMINÂNCIA
5

6 2. Dominância incompleta
Condição heterozigótica se expressa na forma quantitativa entre os dois homozigotos. Em termos bioquímicos, esta interação têm a seguinte explicação: o alelo dominante produz uma enzima funcional porém ineficiente, de modo que a quantidade de enzima que codifica um só alelo é capaz de produzir uma quantidade limitada de produto final. Dois alelos são capazes de codificar em  dobro a enzima, que  permite que a via metabólica elabore mais quantidade do produto final. O alelo recessivo é inoperante e não gera produto. 

7 Dominância incompleta
Nos casos de dominância incompleta, o indivíduo heterozigótico vai apresentar um fenótipo diferente dos indivíduos homozigóticos. Neste caso vai apresentar um fenótipo intermédio entre os dois indivíduos homozigóticos antagônicos, ou seja:

8 Dominância incompleta
PROFESSOR - MELLO 8

9 3. Codominância Desde os experimentos de Mendel que se têm observado numerosos casos em que ambos alelos de um locus heterozigoto se expressam no fenótipo. Esses casos se denominam de codominância. Os alelos codominantes são ambos ativos e independentes. Em términos bioquímicos, cada alelo do heterozigoto condiciona a formação de uma proteína ou enzima funcional. Em outras palavras, existe ausência total de dominância.

10 Co-dominância Nos casos de co-dominância, o indivíduo heterozigótico vai apresentar um fenótipo diferente dos indivíduos homozigóticos. Neste caso vai apresentar um fenótipo que resulta da mistura dos dois indivíduos homozigóticos antagónicos, ou seja: Ex:

11 Codominância (gado da raça shorthorn)
Animais Animais De X de Pêlos vermelho pêlos brancos VV BB 100% malhados V B VB

12 4. Sobredominância Existe evidência que indica que em alguns loci a condição heterozigótica, medida quantitativamente, pode produzir um fenótipo superior ao fenótipo do homozigoto de maior valor.  Por exemplo:  Aa > AA ou aa. Em Drosophila, por exemplo, o alelo responsável pelo fenótipo de olhos bancos, quando se encontra em condição heterozigótica, condiciona a produção de certos pigmentos fluorescentes em maior quantidade que em qualquer dos homozigotos.

13 Poliibridismo Quando são analisados mais de dois pares de alelos que condicionam mais de duas características, temos o triibridismo, tetraibridismo, etc, que constituem o poliibridismo. Para se calcular o número de gametas diferentes produzidos por um poliíbrido se utiliza a fórmula 2n, onde n é o número de pares de genes heterozigotos (híbridos).

14 Ex.: Quantos gametas diferentes forma o genótipo AaBBCcddEe
Número de híbridos: 3 Número de gametas = 23 = 8 gametas diferentes

15

16 Analisanda a genealogia, responda:
Questão Analisanda a genealogia, responda: Qual a probabilidade de o indivíduo 3 ser heterozigoto? Qual a probabilidade de o indivíduo 5 ser homozigoto recessivo? Qual a probabilidade de o indivíduo 6 ser homozigoto dominante? 2 1

17 Questão Considerando a 2a lei de Mendel e o cruzamento entre dois indivíduos que apresentam os genótipos AaBb x AaBb: Determine quantos e quais são os gametas que poderão ser formados nos indivíduos AaBb. Demonstre a proporção fenotípica desse cruzamento.


Carregar ppt "Interação entre alelos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google