A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca Campus Osasco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca Campus Osasco"— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca Campus Osasco
Pesquisas em Fontes de Informação na área de Negócios

2 Informações da Biblioteca
Biblioteca do Campus Osasco Horário de Funcionamento Segunda à Sexta das 8h00 às 20h00 Telefones: 55 11  #5521 / Link do blog:

3 Equipe da Biblioteca Estagiários Intérprete de Libras Bibliotecários
Elaine Andreas Estagiários Guilherme Juliana Intérprete de Libras Vivian

4 Serviços Oferecidos na Biblioteca
Setor de Circulação: Consulta ao catálogo Pergamum; Empréstimo e Renovação de Livros; Reserva de Livros Empréstimo entre bibliotecas - EEB; Setor de Referência: Auxílio na Normalização de trabalhos científicos (ABNT); Normas disponíveis para consulta na biblioteca. Treinamentos.

5 Normas ABNT A padronização dos trabalhos no Brasil está fundamentada nas normas de documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 6023/2002 : Referências – Elaboração NBR 6024/2003 : Numeração progressiva das seções de um documento escrito NBR 6027/2003 : Sumário NBR 6028/2003 : Resumo NBR 6034/2004: Índice NBR 10520/2002: Citações em documentos NBR 12225/2004: Lombada NBR 14724/2011: Trabalhos acadêmicos (nova edição em vigor a partir de17/04/2011 ) NBR 15287/2011: Projeto de pesquisa (nova edição em vigor a partir de17/04/2011 ) NBR 15437/2006: Pôsteres técnicos e científicos

6 Parte externa Parte interna

7 Normalização Técnica: Capa
a) nome da instituição em que o trabalho foi defendido; b) nome completo do autor do trabalho; c) título; d) subtítulo (se houver); e) local; f) ano do depósito. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA ECONOMIA E NEGÓCIOS AUTOR TÍTULO: subtítulo Osasco 2012

8 Pesquisa no Catalogo (Pergamum) da Biblioteca Manual disponível no blog, facebook e enviado para o de todas as turmas

9 Consulta ao catálogo - Pergamum
Para realizar pesquisas sobre os livros disponíveis é necessário seguir os seguintes passos:

10 Empréstimo de Livros As obras existentes no acervo serão emprestadas por categoria de usuários, respeitando os limites e prazos abaixo : Após realizar os empréstimos, é possível renovar os livros por até 5 vezes de forma on- line, contanto que não tenham sido reservados por outro aluno; neste caso, a devolução é obrigatória. O atraso na devolução dos livros implicará na suspensão do direito de empréstimo por 4 dias corridos, por dia e por material em atraso

11 Acesso Remoto No Internet Explorer/ Google Chrome: No Mozilla Firefox: m Obs: Caso acessem o portal de periódicos da Capes de casa, sem acesso remoto, aparecerá a seguinte informação: Você está acessando apenas o conteúdo gratuito do Portal. O conteúdo assinado está disponível para os acessos com IP identificado das instituições participantes.

12 Antes de Realizar a Pesquisa...

13 AS FONTES DE INFORMAÇÃO PODEM SER INFORMAIS OU FORMAIS:
Comunicações orais Contatos pessoais Fontes de Informação Informais Mensagem eletrônica Colégios invisíveis

14 ESTRATÉGIA DE BUSCA “Técnica que torna possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada.”

15 MECANISMOS DE BUSCA Ter em mente as palavras-chaves e sua melhor combinação para encontrar os resultados mais relevantes com respeito ao objeto pesquisado; Conhecer o funcionamento dos mecanismos de busca, suas ferramentas avançadas e as opções que facilitam, otimizam e focalizam a busca nas bases de dados; no caso dos portais, deve-se conhecer seus sistemas de acesso, de indexação e de arquivamento.

16 OPERADORES BOOLEANOS - AND
AND conecta todos os termos da pesquisa para serem recuperados. Exemplo: aspartame AND câncer Recupera documentos que contêm tanto aspartame como câncer.

17 OPERADORES BOOLEANOS - OR
OR acrescenta os termos da pesquisa para ser recuperado. Use-o ao pesquisar variantes e sinônimos. Exemplo: aspartame OR saccharine OR sweetener Recupera documentos que contêm pelo menos um dos termos.

18 OPERADORES BOOLEANOS - NOT Exemplo: aids NOT Statistics
NOT exclui os registros que contêm um determinado termo da pesquisa. Exemplo: aids NOT Statistics Recupera os documentos em que ocorre aids, excluindo todos que também contêm statistics.

19 19

20 IMPORTANTE FONTE DE INFORMAÇÃO
Portal de Periódicos da Capes

21 Sobre o Portal de Periódicos Capes http://www.periodicos.capes.gov.br/
Uma das maiores bases científicas no mundo. Criado no ano 2000 para democratizar o acesso ao conhecimento científico do país e do mundo. É uma biblioteca virtual que reúne conteúdo de alta qualidade assinado com editores e associações científicas internacionais Permite acesso à produção científica atualizada em qualquer terminal conectado à Internet localizado nas Instituições autorizadas

22 Na página inicial estão disponíveis 4 tipos de busca rápida: Buscar assunto, Buscar periódico, Buscar livro e Buscar base. O objetivo destas opções é levar o usuário rapidamente ao conteúdo desejado.

23 Buscar Assunto

24 Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Economia brasileira

25 Resultado da busca, informações e recursos disponíveis
Resultado da busca, informações e recursos disponíveis. As informações são documentos recuperados em várias bases.

26 Clique no o texto completo

27 O texto completo será exibido em uma nova janela

28 Sucessão de empresas familiares
Exemplo de Pesquisa Sucessão de empresas familiares Em português “Empresas familiares” AND sucessão Em inglês: ("family firm" OR "family business") AND succession process

29 Buscar Periódico

30 A opção de BUSCAR PERIÓDICO disponível na página inicial permite uma pesquisa pelo título da publicação ou pela letra inicial, entretanto a opção ‘Busca avançada’ permite a pesquisa por outros campos (ISSN, editor/fornecedor e área) ou ainda a combinação de campos para a pesquisa. * Para localizar periódicos nacionais selecione no campo Editor/Fornecedor essa opção.

31 Para verificar informações sobre o periódico basta clicar no ícone de informação em azul.

32 Pelo ícone de informação é possível consultar a disponibilidade de acesso para usuários do Portal, áreas do conhecimento a qual atende e ainda verificar o histórico do periódico.

33 As informações de acesso também podem ser verificadas pela opção “Exibir menu” quando o acesso à página do periódico for feita pelo ícone de folha com sinal de soma em laranja.

34 Para verificar os títulos de periódicos por área do conhecimento, selecione a opção ‘Buscar por área do conhecimento’.

35 A informação desejada será exibida logo abaixo da opção de pesquisa, permitindo que a pesquisa seja realizada novamente de forma mais rápida, caso seja de interesse.

36 Existem duas formas de visualizar os dados recuperados: ‘Lista de resultados’ ou ‘Lista detalhada de resultados’. Sempre que uma for selecionada, a outra opção se torna visível.

37 A opção ‘Buscar referências’ permite localizar periódicos ou artigos a partir de itens de uma citação bibliográfica conhecida.

38 Bases de Dados: Negócios

39 Bases de Dados disponíveis na Biblioteca
ECONOMATICA Histórico de indicadores financeiros, técnicos, de mercado e balanços de empresas América Latina e Estados Unidos. Acompanhamento da indústria de Fundos de Investimentos do Brasil. Portal de Informações de Mercado LAFIS (temporariamente cancelada a assinatura) Ferramenta acessada via web. Acompanhamento de mais de 60 setores da economia brasileira, análises e estudos, atualizações diárias e iformações macroeconômicas do Brasil e do mundo.

40 Portal de Periódicos Capes: bases na área de negócios

41 Bases livres disponíveis na internet

42

43 Mendeley Gerenciador de Referências Bibliográficas Criação de Citações

44 Mendeley Biblioteca Virtual Importação de artigos
Pesquisas por autores e temas

45 Mendeley Utilização através do programa no computador ou do próprio site Rede Social Grupos de discussão Adaptação as normas da ABNT

46 Mendeley Mais informações e dúvidas contatar através do
Tutorias disponíveis no próprio site do Mendeley em: Mais informações e dúvidas contatar através do

47 Dúvidas ou sugestões Telefones: 55 11 5576-4848 / 55 11 3099-0160
Voip Andreas: 5520 Voip Elaine: 5521 Diretamente na biblioteca.


Carregar ppt "Biblioteca Campus Osasco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google