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Design para quem não é design Porque é importante ver???

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Apresentação em tema: "Design para quem não é design Porque é importante ver???"— Transcrição da apresentação:

1 Design para quem não é design Porque é importante ver???

2 uma imagem vale por mais de mil palavras.Um ditado diz: uma imagem vale por mais de mil palavras. Como as imagens mentais são muito mais detalhadas do que uma simples fotografia, é fácil entender porque um sujeito barbudo faz com que a gente se lembre de outro barbudo, mesmo que tenhamos conhecido em lugares e situações diferentes.

3 NOS DIZEM O QUE VER.As imagens, como os sons podem servir a vários fins, conforme o contexto. Mas se estiverem ligadas a palavras limitam nossa visualidade, NOS DIZEM O QUE VER. Imagens sem palavras nos permitem descobrir detalhes únicos. Ou seja eu posso olhar uma fotografia e tirar várias conclusões. É uma experiência única para cada pessoa.

4 Somos o tempo todo orientados a fazer verbalizações, a explicar conceitos e preparar argumentos. Com essa formação, não é difícil que muitos adultos apresentem severas falhas de compreensão visual ou de mídia em geral. Muitos de nós olham para imagens para compreender melhor a informação. Um conceito complexo pode ser facilmente explicado em rabiscos feitos a caneta, muitos artigos ficam mais claros quando a tabelas ou explicações.

5 Isso acontece porque a palavra é um conceito mais complicado que a imagem e o texto escrito, mais difícil ainda, pois é a imagem de uma palavra. O texto ainda pode apresentar referências, repetições, exemplos, metáforas, que melhoram seu estilo, mas atrapalham sua compreensão, coisas que uma imagem não tem.

6 Quando vemos sintetizamos uma série de outros sentidos. Saber reconhece-los, diferenciá-los e representá-los é a base de uma boa idéia de design. O que significa estas imagens???

7 A identidade Imagem é identidade. A identidade de uma empresa é como ela se coloca perante o mundo. Esta identidade está presente em cartões, folhetos em geral, sites, propaganda, outras mídias.

8 Uma empresa que quer ser conhecida como inovadora, ela deve ser realmente inovadora e, para que todo mundo saiba disso, ela deve parecer inovadora. Por exemplo seu logotipo e todo o contexto de mídia que ela estiver presente. A identidade é a expressão da visão de uma empresa e o trabalho do designer é exprimir essa intenção em uma forma pura e eficiente em um desenho fácil de ser compreendido.

9 DESIGNERO DESIGNER é um harmonizador de elementos, por isso deve se comportar como um maestro ou um bom cozinheiro. Pode ser difícil avaliar o design e separar o bom do ruim e gosto não se discute. Existem algumas regras que se forem seguidas à risca, darão resultados. Se forem seguidas com invenção podem dar maravilhas ou catástrofes. Quanto maior for a prática, menos catástrofes acontecerão.

10 O computador ajudou a criar a música e o design sem a prática. As pessoas ganham habilidades para escrever, tirar fotos, escrever títulos, criar desenhos e fazer layouts. cavalos de índioO problemas que são áreas específicas que precisam combinar como um todo. E essa visão do todo usuário que não tem prática, não consegue ligar esteticamente os elementos gráficos. Por isso vemos todo dia exemplos de cavalos de índio.

11 A internet é nova e muitas regras ainda estão por serem descobertas, mas por isso não significa que seja a casa da mãe joana.

12 Percepção Quando olhamos uma paisagem, layout, tela ou página, temos uma tendência natural e intstintiva a organizarmos o que vemos. Os vários elementos que compõem o campo visual definem estruturas, resolvem ambigüidades, e impõem conexões, dizendo-nos o que ler e em que ordem.

13 Muitos dos problemas que vemos em design acontecem porque o leitor quer ler a página de um jeito e o designer impõe outro. Ou muda as regras de leitura o tempo todo. A organização espacial de um texto pode ser usada para reforçar ou calar uma mensagem. O uso de espaços em branco, a organização de linhas e colunas, a composição de palavras e imagens pode ajudar a influenciar a forma com que se lê um texto.

14 Ao se fazer um layout, estamos na realidade querendo criar relações espaciais para orientar o leitor a ver os objetos em uma certa seqüência. Isso não é fácil, pois não há como prever como um leitor reagirá a eles. –www.cosmomag.com –www.blitz.com.br

15 Escola Gestalt Duas escolas da psicologia tentaram descobrir ocmo absorvemos as mensagens que nos empurram diariamente. O Behaviorismo dos Estados Unidos e a Gestalt alemã. Ambas desenvolvidas nos anos 20.

16 Behaviorismo GestaltEnquanto o Behaviorismo se preocupava com as formas de aprendizado, a Gestalt focava o estudo da percepção, em especial da percepção visual, e acabou gerando uma série de conceitos que, se não servem como regras, pelo menos podem nos ajudar a entender o que teoricamente se passa na cabeça de quem consome nossos layouts.

17 Organização entre elementosOrganização entre elementos Imagem vs. FundoImagem vs. Fundo Agrupamentos de imagensAgrupamentos de imagens Representação da figurasRepresentação da figuras

18 Organização dos Elementos As coisas tem uma aparênicia não só pelas partes individuais, mas também - e principalmente- por sua organização.

19 Imagens versus fundo Depois de reconhecer objetos pelas relações entre suas partes, as pessoas focam a atenção neles e os separam do fundo, destacando-os. Atributos de uma imagem depende, e muito, do fundo. Atributos como tamanho, brilho, forma e cor percebida variam completamente conforme o ambiente em que está uma imagem.

20 Agrupamento de imagens As figuras podem ser agrupadas ou relacionadas de acordo com sua proximidade, continuidade ou semelhança, formando outras imagens ou estabelecendo relações entre elas. O agrupamento dependerá da continuação. As pessoas tendem a continuar as linhas que veêm, emedá-las. Elementos alinhados em uma página dão a impressão de maior estabilidade e segurança.

21 O que se vê??? Noção de continuidade e alinhamento

22 Apesar de todos os elementos de um campo visual se influenciarem, existem figuras que são mais resistentes e estáveis.A mais forte delas é o círculo. Além do círculo, elipse, quadrados, retângulos, triangulos e outras formas geométricas, algumas letras e números também podem ser elementos geométricos bastantes fortes, desde que sejam destacados do texto e mostrados em contraste. Figuras fortes são estáveis

23 O que se percebe???


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