A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jean Piaget ( ) biólogo suíço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jean Piaget ( ) biólogo suíço"— Transcrição da apresentação:

1 A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC – USP

2 Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço
estudou a interação de moluscos com o meio ambiente

3 Jean Piaget ( ) os moluscos, como todos os seres vivos, adaptam-se às mudanças das condições ambientais convenceu-se de que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e que ajudam a organizar o ambiente esses estudos exerceram grande influência sobre suas explicações para o desenvolvimento humano

4 A psicologia genética e a epistemologia genética
Piaget tentou responder questões epistemológicas tais como: O que é o conhecimento? O que conhecemos? Como conseguimos conhecer o que conhecemos? Como alcançamos o conhecimento válido? Que contribuições trazem o sujeito e o objeto ao ato de conhecer? Etc.

5 Para Piaget, o conhecimento é um processo e, como tal, deve ser estudado em seu devir de maneira histórica. sua epistemologia tenta estudar como muda e evolui o conhecimento

6 Define a “epistemologia genética” como a disciplina que estuda os mecanismos e processos mediante os quais se passa “dos estados de menor conhecimento aos estados de conhecimento mais avançado”

7 Conceitos fundamentais
Esquemas mentais Abstração empírica e abstração reflexiva Aprendizagem: acomodação, assimilação e equilibração Conflitos cognitivos e desequilíbrios Períodos de desenvolvimento mental

8 Esquemas mentais Piaget entendeu a mente como dotada de estruturas do mesmo modo que o corpo. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio.

9 Esquemas mentais Não são objetos reais, não são observáveis.
São construtos hipotéticos, da mesma maneira que “inteligência”, “criatividade”, “capacidade”, etc. Mudam continuamente e tornam-se mais refinados. Eles se modificam com o desenvolvimento mental.

10 Esquemas mentais “Todo esquema é [...] coordenado com outros esquemas e ele próprio constitui uma totalidade com partes diferenciadas.” Os esquemas cognitivos dos adultos são derivados dos esquemas sensório-motores da criança. Os processos responsáveis pelas mudanças na estrutura cognitiva são, segundo Piaget, assimilação, acomodação e equilibração.

11 Assimilação Termo emprestado da biologia: o alimento é ingerido, digerido e assimilado. De forma semelhante, a experiência é assimilada e processada. A assimilação pode ser vista como o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. o processo pelo qual o indivíduo se adapta cognitivamente ao ambiente e o organiza

12 Assimilação Possibilita a ampliação dos esquemas mentais
Pela assimilação os esquemas mentais incorporam os elementos que lhe são exteriores e compatíveis com sua natureza.

13 Acomodação Os esquemas dos adultos são diferentes daqueles das crianças. Piaget descreveu e explicou essas transformações pelo processo de acomodação. Ocasionalmente um estímulo não pode ser assimilado, por não poder ser encaixado em nenhum esquema pré-existente na estrutura cognitiva.

14

15 Acomodação O que ocorre neste caso?
- criação de um novo esquema no qual possa encaixar o estímulo ou - modificação de um esquema prévio de modo a incluir o estímulo.

16 A acomodação é a criação de novos esquemas mentais ou a modificação de antigos esquemas existentes.
A acomodação é responsável pelo desenvolvimento (mudança qualitativa) e assimilação pelo crescimento (mudança quantitativa).

17 Equilibração Os processos de assimilação e acomodação são necessários para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo. - apenas assimilação  poucos esquemas e incapacidade de detectar diferenças nas coisas - apenas acomodação  grande número de esquemas pequenos e com pouca generalidade Piaget chamou o balanço entre assimilação e acomodação de equilibração.

18 Desequilíbrio é um estado de conflito cognitivo, que ocorre quando expectativas ou predições não são confirmadas pela experiência  a maior fonte de motivação para o desenvolvimento intelectual, segundo Piaget. Equilibração é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio.

19 Processo da aprendizagem, segundo Piaget

20 Abstração empírica Informações retiradas de objetos do conhecimento
Tamanho, cor, aparência, medidas física, ações sobre o objeto, manipulação, experimentos Podemos pensar sobre a maneira de agir sobre o objeto

21 Abstração reflexiva “Pensar sobre o agir”
Informações retiradas a partir da análise da ação sobre o objeto Neste processo, o sujeito extrai as propriedades de sua ação sobre o objeto, e não do objeto em si Produz o conhecimento “lógico-matemático”, pois ultrapassa o observável e resulta em organização mental.

22 Abstração reflexiva “Pensar sobre o agir”
A construção do conhecimento se dá pelos 2 processos: agir sobre o mundo (abstração empírica) e pensar sobre o agir (abstração reflexiva)...... Assim, o aprendizado depende muito do tipo de atividade executada.

23 Abstração reflexiva “Pensar sobre o agir”
Atividades repetitivas não provocam mudanças qualitativas na estrutura cognitiva Essas mudanças ocorrem quando o sujeito precisa organizar o conhecimento empírico, coordenar e relacionar seus esquemas de ação.


Carregar ppt "Jean Piaget ( ) biólogo suíço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google