A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA"— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Fontes de alimentação (usam processo de retificação). Tensão eficaz:

2 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Fontes de alimentação (usam processo de retificação). Retificador de onda completa o sinal de saída é mais fácil de ser filtrado; o retificador em ponte apresentará a maior tensão média em sua saída (carga). o MDA920-3 é um conjunto retificador de ponte formado por quatro diodos selados hermeticamente, interligados e encapsulados em plástico de modo a formar um único invólucro resistente.

3 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Fontes de alimentação (usam processo de retificação). Filtragem O circuito de filtro tem por finalidade atenuar as pulsações (oscilações, ondulações ou ripple) existentes na saída do retificador. O filtro mais simples consiste de um capacitor em paralelo com a carga. A constante de tempo de descarga (o produto de RL por C) é muito maior do que o período T do sinal de entrada.

4 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Filtragem

5 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Filtragem

6 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Regulagem O regulador de tensão é um circuito que fornece em sua saída um sinal CC constante, o qual se parece com o sinal oriundo de uma pilha ou bateria.

7 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Regulagem Um regulador de tensão é utilizado em uma fonte de alimentação por dois motivos: A saída do estágio de filtragem, por melhor que ele seja, nunca é um sinal CC constante, ou seja, possui pequenas ondulações. E justamente estas ondulações não podem chegar à carga. Por isso usa-se o regulador para eliminá-las. A fonte de alimentação pode alimentar diferentes tipos de carga, ou seja, diferentes valores de resistência de carga. Fonte projetada, por exemplo, para fornecer 10V em sua saída, ela deve fornecer esses 10V qualquer que seja a carga (1KΩ ou 100MΩ).

8 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Regulagem Resumindo, um regulador é aplicado quando se deseja: Estabilizar uma tensão de saída para uma carga variável a partir de uma tensão de entrada constante; Estabilizar uma tensão de saída para uma carga fixa a partir de uma tensão de entrada com ripple; Estabilizar uma tensão de saída para uma carga variável a partir de uma tensão de entrada com ripple.

9 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com diodo zener O circuito regulador mais simples de ser montado consiste de um diodo zener em paralelo com a carga

10 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com diodo zener A análise acima foi feita considerando-se um diodo zener ideal (tensão zener constante, corrente Iz podendo assumir qualquer valor e resistência interna do zener, quando operando na região zener, aproximadamente zero).

11 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com diodo zener Em funcionamento real, o zener assume características reais e pode apresentar pequenas variações em sua tensão zener, causadas por variações da corrente Iz ou por variações de temperatura, além de limites máximos e mínimos para sua corrente Iz. Circuito com regulador zener somente é indicado para operar com pequenas variações da tensão de entrada ou da resistência de carga, este fato torna sua aplicação em uma fonte de alimentação real pouco recomendada.

12 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão a transistor Regulador de tensão com zener e transistores.

13 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com CI’s Reguladores de Tensão Os CI’s (circuitos integrados) substituem, e com muitas vantagens, os circuitos convencionais (ou discretos). Os CI’s reguladores mais comuns, encontrados atualmente no mercado, são os das séries 78 e 79. Os 78 regulam tensões positivas e os 79, tensões negativas.

14 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com CI’s Reguladores de Tensão Na especificação desses CI’s, os dois primeiros algarismos indicam se a saída é positiva ou negativa e os dois últimos algarismos indicam o valor da tensão regulada.

15 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com CI’s Reguladores de Tensão Na especificação desses CI’s, os dois primeiros algarismos indicam se a saída é positiva ou negativa e os dois últimos algarismos indicam o valor da tensão regulada.

16 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com CI’s Reguladores de Tensão Correta ligação de um CI regulador de tensão positiva.

17 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Reguladores de tensão com CI’s Reguladores de Tensão Correta ligação de um CI regulador de tensão negativa.

18 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Fonte de Alimentação Prática Fonte de alimentação real.

19 FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA
Fontes de alimentação (usam processo de retificação). Ver apresentação fonte de força.


Carregar ppt "FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google