A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIOFILIZADOR CONTÍNUO Acadêmicas:Fabiana Foiatto Lindsay I.P.Baccarin Sandra Faganello Professor:Edgardo A. P. Prado Princípios de Processos Químicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIOFILIZADOR CONTÍNUO Acadêmicas:Fabiana Foiatto Lindsay I.P.Baccarin Sandra Faganello Professor:Edgardo A. P. Prado Princípios de Processos Químicos."— Transcrição da apresentação:

1 LIOFILIZADOR CONTÍNUO Acadêmicas:Fabiana Foiatto Lindsay I.P.Baccarin Sandra Faganello Professor:Edgardo A. P. Prado Princípios de Processos Químicos

2 PRINCÍPIO A liofilização é um processo de desidratação de produtos sob baixa pressão (vácuo) e baixas temperaturas. O processo de secagem ocorre através de sublimação da amostra congelada, sem ocorrer a perda das propriedades da amostra secada. Para isto faz-se necessário que a zona da temperatura de sublimação seja abaixo do ponto triplo.

3 PRINCÍPIO Professor:Edgardo A. P. Prado

4 PRINCÍPIO A água ou solução aquosa existente no produto que pretende-se sublimar deve estar na fase sólida; A maioria dos liofilizadores trabalham com dez graus Celsius negativos ou a uma pressão absoluta de aproximadamente 2mmHg.

5 FUNCIONAMENTO Congelamento – Primeira etapa do processo. O desempenho do processo depende deste estágio. A característica de cada produto é decisiva para qualidade da liofilização. A dependência do processo de liofilização com os cristais de gelo formados durante o estágio de congelamento, tem influência na consistência do produto final, cor e retenção de aroma. Secagem Primária – A água congelada é removida por sublimação, formam-se poros no interior do produto que está sendo secado. Secagem Secundária – Ocorre a remoção da umidade sublimada.

6 FUNCIONAMENTO Liofilizadores Contínuos – (Figura da esquerda) Kraus-Maffei e (Figura da direita) Cryo-Maid (tipo vibratório).

7 ENTRADAS E SAÍDAS Liofilizador Amostra Congelada Amostra seca Saída da água (vapor)

8 MATERIAIS Componentes essenciais do liofilizador: Câmara de vácuo:aço inox Condensador:aço inox Bomba de vácuo;

9 Liofilizador Liofilizador tipo Bandeja

10 Produto Liofilizado A liofilização é um importante processo industrial para secagem de alimentos, partes de materiais cirúrgicos, farmacêuticos e outros, os quais têm estrutura interna ou composição química sujeitas à degradação térmica.

11 Bibliografia Liofilização de Alimentos - Liofilização Ciência ou Arte? arte_02.pdf Liofilização – Modelagem e otimização do processo de liofilização: aplicação para leite desnatado e café solúvel libdigi.unicamp.br/document/?down=vtls


Carregar ppt "LIOFILIZADOR CONTÍNUO Acadêmicas:Fabiana Foiatto Lindsay I.P.Baccarin Sandra Faganello Professor:Edgardo A. P. Prado Princípios de Processos Químicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google