A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÉRIE ARTE/REFLEXÃO Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento ESTADO BRASILEIRO do 3º milênio IMAGENS: O belo inverno da Finlândia MÚSICA: Encore.way.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÉRIE ARTE/REFLEXÃO Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento ESTADO BRASILEIRO do 3º milênio IMAGENS: O belo inverno da Finlândia MÚSICA: Encore.way."— Transcrição da apresentação:

1

2 SÉRIE ARTE/REFLEXÃO Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento ESTADO BRASILEIRO do 3º milênio IMAGENS: O belo inverno da Finlândia MÚSICA: Encore.way TEXTOS: Pietro Ubaldi

3 Diz a sua Presidente: assim, investimos no nosso povo. Toda a pessoa tem de receber formação, educação, para ir tão longe quanto a sua capacidade permitir. QUE POSSA O BRASIL ASSIMILAR O EXEMPLO DO POVO FINLANDÊS. A presidente, Tarja Halonen, adianta algumas dicas: “Investimento maciço em educação (6% do PIB, sem contar pesquisa); transparência no governo e fidelidade partidária. É muito importante ter a coragem de alocar os recursos para a educação básica", ressalta ela. A Finlândia não tem muitos recursos naturais. O hino nacional já diz:...somos um país pobre, que não tem ouro. O recurso que temos é o nosso povo.

4 Admiremos as belezas naturais da Finlândia, no seu belo inverno, e meditemos sobre os textos de Pietro Ubaldi! Não apenas assimilar o exemplo do Estado Finlandês, mas, muito mais do que isso, transformar o próprio Estado Brasileiro, que, no momento histórico encontra- se na UTI da moralidade. Educar o nosso povo para a vida, porém, em um novo paradigma - o de fazer o espírito preponderar sobre a matéria, esta deverá ser a meta principal do futuro Estado Brasileiro, neste 3° Milênio, em um trabalho ao longo dos próximos séculos. Pietro Ubaldi prevê os tempos chegarem para essa utopia atual, o que fará cumprir a profecia de “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” J. Meirelles

5 Que multidão de funções terá de abarcar, quantos problemas novos terá de enfrentar e resolver, que complexas realizações executará o novo Estado futuro!

6 Sua primeira função é a de ser instrumento das ascensões humanas. Educar é a primeira tarefa substancial; ter rea- lizado o homem é o resultado eterno de todo o seu trabalho.

7 Todo o resto torna-se meio, diante desse objetivo supremo. Pela altitude e intensidade com que tiver sabido educar, mede-se o valor de um governo.

8 A pedra de toque de uma religião, filosofia, sistema político, é determinada pela quantidade de luz que tiverem sabido fixar na alma humana: reside na medida em que tenham conseguido tornar o homem melhor.

9 O Estado entoa a música da cooperação: prevê e coliga no espaço e no tempo, antecipa e provê, garante e protege.

10 Só ele pode criar uma atmosfera ética, em que possam florescer as delicadas produções do espírito; só ele pode estimular as atividades intelectuais superiores que doutro modo escapam à consciência coletiva, e são condenadas à extinção pelo princípio hedonístico.

11 O Estado agirá em profundidade, evoluindo a luta para formas mais altas, que implicam união de pensamento e de energias, correspondente, também, a um princípio de utilidade coletiva. Imaginai a força de um povo que se tornou organismo!

12 Neste organismo, obedecer não é servir, mas valorizar-se; não é diminuição, é conquista; é a tomada de posição tal como célula no organismo coletivo; não mais apenas um número, mas um organismo em que o indivíduo crescerá quando fizer parte dele.

13 O novo conceito não constitui rebelião do individualismo em prejuízo da coletividade, mas é fusão do individualismo no coletivismo, um individualismo de ordem, que se valoriza na ordem coletiva.

14 Esse Estado não pode ser agnóstico; precisa ter uma concepção ampla da vida e fazê-la compreender para que o indivíduo a ponha em prática; deve ter resolvido os maiores problemas do conhecimento.

15 Tem que saber compreender o homem, seus instintos, seu destino; penetrar o mistério de sua personalidade, a fim de poder colocá-la em seu lugar e dela obter o máximo rendimento.

16 Nesse Estado, Deus é imprescindível, assim como o conhecimento de sua ordem divina. A ciência tem de demonstrá-Lo para que, nessa ordem, o Estado encontre suas bases racionais.

17 Concepção imensa de uma fé social e científica, de que participarão em paz todas as religiões. Este é o Estado da nova civilização do terceiro milênio.

18 O poder de um novo Estado, de alto conteúdo ético, é uma força que fecunda todas as atividades, é um esplendor de luz que desperta qualquer alma.

19 Enquanto o Estado não tiver unido a si todo o povo, como função integrante de sua unidade, o povo permanecerá estranho, indiferente, podendo amanhã ser até inimigo;

20 Enquanto houver um só homem que não se sinta, embora minimamente, parte dele, esse homem será sempre uma ameaça de dissídio e germe de desordem.

21 Um dos grandes erros do século foi o de ver e colocar em evidência o lado involuído da sociedade humana, a incompreensão entre capital e trabalho e a luta de classes.

22 A luta de classe pode considerar-se uma doença social do período involuído, um fato patológico que precisa ser superado.

23 IMAGENS E TEXTO INICIAL DE APRESENTAÇÃO: não conseguimos identificar os autores. São essas lindas mensagens que às vezes rolam na Net anonimamente. FORMATAÇÃO: J. Meirelles celjm@uol.com.br www.jmeirelles.wordpress.com


Carregar ppt "SÉRIE ARTE/REFLEXÃO Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento ESTADO BRASILEIRO do 3º milênio IMAGENS: O belo inverno da Finlândia MÚSICA: Encore.way."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google