A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Gestão de Projetos Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock

2 Gestão de Projetos - agenda
Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão de Qualidade; Gestão de Contratações, Aquisições e Suprimentos; Gestão da Integração; (Adaptado  Nascentes, T. 2007).

3 Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos: Características:
Executado por pessoas; Utilizam recursos limitados; São planejados, executados e controlados; São temporários e únicos.

4 Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos: Alguns Desafios:
Mercado e Tecnologia estão em constante mudanças; Melhor utilização de recursos limitados; Gestão com foco em resultados com prazos determinados.

5 Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos:
Situação Atual Projeto Situação Desejada O que é um Projeto?

6 Gestão de Projetos Um projeto é um esforço temporário para a criação de um produto único. Exemplos: •Lançamento de um novo produto; •Mudanças Organizacionais; •Construção de um prédio; •Implantação de um novo sistema; •Campanha Política.

7 Gestão de Projetos Qual o conceito de Projeto? E Sub Projeto?
Introdução à Gestão de Projetos: Qual o conceito de Projeto? Projeto é um conjunto não repetitivo de atividades correlacionadas que mediante a combinação temporária de recursos, têm por finalidade alcançar um objetivo pré- determinado num prazo definido e com recursos limitados. E Sub Projeto? Subdivisão de um projeto em ‘projetos’ menores afim de facilitar sua gestão.

8 Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos:
Temos outros conceitos? Bases: Conjunto total de informações que subsidia o desenvolvimento do planejamento do projeto: Informações (dados, características, etc...); Restrições (recursos financeiros, prazos, etc...); Premissas (hipóteses adotadas como verdadeiras).

9 Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos:
Ciclo de Vida do Projeto (fases): Conceitual, Estruturação, Implantação e Finalização

10 Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos:

11 Gestão de Projetos Introdução à Gestão de Projetos:

12 Gestão de Projetos Gestão do Escopo:
O Escopo é a maneira como nós descrevemos os limites do projeto. Ele define aquilo que o projeto irá entregar e o que não irá entregar. Em projetos grandes, poderão ser incluídas as organizações, as transações afetadas, os tipos de dados, etc.)

13 Gestão de Projetos Gestão do Escopo: Características:
Envolve os processos necessários a garantir que o projeto inclui todo e apenas o trabalho requerido para se alcançar os objetivos; Busca também definir e controlar o que está e o que não está incluído no projeto; Escopo é o conjunto dos trabalhos e atividades que devem ser realizadas para se atingir o resultado final do projeto, define também os limites de atuação; A definição do escopo confirma o entendimento comum do projeto entre os envolvidos.

14 Gestão de Projetos Gestão do Escopo: Principais Processos:
Inicialização: Reconhecer formalmente que um novo projeto existe; Planejamento de Escopo: Descrição formal de todos os trabalhos que deverão ser realizados para que se obtenha o produto do projeto; Decomposição do Escopo: Subdividir o trabalho a ser realizado no projeto em componentes menores, mais facilmente gerenciáveis;

15 Gestão de Projetos Gestão do Escopo: Principais Processos:
Verificação do Escopo: Formalizar a aceitação do escopo do projeto pelos principais envolvidos no projeto, tais como patrocinador e o cliente; Controle de Modificação do Escopo: Já que as mudanças são inevitáveis, devemos controlar o processo de mudanças.

16 Gestão de Projetos Gestão de Prazos: Definições das Atividades:
Identificar e documentar as atividades que deverão ser executadas para produzir os produtos intermediários do projeto; Sequenciamento das Atividades: Identificar as interdependências necessárias e desejáveis na execução das atividades do projeto (Rede de Precedências);

17 Gestão de Projetos Gestão de Prazos:
Estimativa de Recurso e Duração das Atividades: Avaliar o número de períodos de trabalho provavelmente necessários para completar cada uma das atividades identificadas, normalmente é realizada pelos indivíduos ou grupos, que tenham familiaridade com as atividades específicas;

18 Gestão de Projetos Gestão de Prazos: Desenvolvimento do Cronograma:
Determinar as datas de início e de término de cada uma das atividades do projeto; Controle de Programação: Monitorar o progresso das atividades, identificar desvios entre real X planejado.

19 Gestão de Projetos Gestão de Prazos: Por que os Projetos Atrasam:
1. Planejamento Insuficiente; 2. Plano não realista; 3. Escopo do projeto subestimado; 4. Alterações dos requisitos pelos clientes; 5. Incapacidade de controlar o progresso; 6. Incapacidade de detectar problemas com antecedência;

20 Gestão de Projetos 7. Número insuficiente de verificações;
8. Complexidade técnica; 9. Mudanças de prioridades; 10.Falta de Comprometimento da Equipe; 11.Grupos de Suporte não Cooperativos; 12.Espírito de Equipe em baixa; 13.Pessoal não Qualificado.

21 Gestão de Projetos Gestão de Custo:
Gerenciar bem os custos reflete em todo o projeto!

22 Gestão de Projetos Gestão de Custo: Características:
Envolve os processos necessários a garantir que o projeto seja concluído dentro do seu orçamento aprovado; Focaliza os custos dos recursos necessários para desenvolver as atividades do escopo do projeto; Considera também o efeito das decisões tomadas ao longo do projeto, no custo do ciclo de vida do produto do projeto.

23 Gestão de Projetos Gestão de Custo: Características:
Envolve os processos necessários a garantir que o projeto seja concluído dentro do seu orçamento aprovado; Focaliza os custos dos recursos necessários para desenvolver as atividades do escopo do projeto; Considera também o efeito das decisões tomadas ao longo do projeto, no custo do ciclo de vida do produto do projeto.

24 Gestão de Projetos Gestão de Custo: Principais Processos:
1. Estimativas de Custos: Previsão de Custos é uma previsão dos custos mais prováveis a serem incorridos na implantação de um projeto;

25 Gestão de Projetos Gestão de Custo: Principais Processos:
2. Orçamentação: Associa valores aos diversos elementos do projeto, em seus respectivos prazos de realização; estabelece a referência de valores no tempo usualmente representada através de uma curva S ($ x t), que é utilizada para monitorar e aferir o desempenho de custo;

26 Gestão de Projetos Gestão de Custo: Principais Processos:
3. Controle de Custos: Influenciar os fatores que provocam modificações na base de custo do projeto, para garantir que as modificações sejam benéficas ao projeto e gerenciar modificações quando elas ocorrerem; Monitorar o desempenho de custo para detectar variâncias e garantir que todas as modificações necessárias sejam registradas na base de custo do projeto; Prevenir que modificações desnecessárias, incorretas e não autorizadas sejam incluídas na base de custo do projeto e informar adequadamente os envolvidos das modificações autorizadas.

27 Gestão de Projetos Gestão de Pessoas:
As pessoas são o cerne de todo o movimento que as permitirá permanecer verdadeiramente competitivas.

28

29 Gestão de Projetos Gestão de Pessoas: Principais Processos:
1. Planejamento Organizacional: Identificar, documentar e atribuir papéis e responsabilidades aos indivíduos ou grupos de indivíduos envolvidos com o projeto; Normalmente feito nas fases iniciais do projeto e pode oferecer alta ou nenhuma autoridade ao Gerente de Projetos, dependendo da matriz utilizada.

30 Gestão de Projetos Gestão de Pessoas: Principais Processos:
2. Montagem da Equipe: Obter os recursos humanos (indivíduos ou grupos) necessários à realização do projeto. Pode ocorrer que nem todos os indivíduos necessários estão disponíveis, naquele momento na organização.

31 Gestão de Projetos Gestão de Pessoas: Principais Processos:
3. Desenvolvimento da Equipe: Aprimorar as habilidades dos componentes da equipe de gestão, bem como aumentar a capacidade da equipe como ’time’, evitando conflitos. O desenvolvimento é a base para a equipe, que por sua vez é fator crítico para o sucesso do projeto.

32 Gestão de Projetos Gestão da Comunicação:

33 Gestão de Projetos Gestão da Comunicação: Características:
Garantir que as informações do projeto, serão geradas, coletadas, distribuídas e armazenadas de maneira apropriada e no tempo correto; Todos os envolvidos no projeto devem estar preparados para receber e transmitir informações na ‘linguagem’ do projeto e devem entender como as comunicações em que estão individualmente envolvidos, afetam o projeto como um todo.

34 Gestão de Projetos Gestão da Comunicação: Principais Processos:
1. Planejamento da Comunicação: Determinar as diferentes necessidades de informação dos diversos envolvidos no projeto: •Quem necessita da informação; •O que necessita saber; •Quando necessita da informação; •Como necessita da informação.

35 Gestão de Projetos Gestão da Comunicação: Principais Processos:
2. Distribuição de Informações: Disponibilizar as informações necessárias aos diversos envolvidos no projeto, de forma conveniente, no devido prazo, e caso necessário responder às eventuais novas necessidades de informação.

36 Gestão de Projetos Gestão da Comunicação: Principais Processos:
3. Análise de Desempenho: Coletar, organizar e comparar as informações obtidas e apresentar os resultados das análises realizadas. Neste processo deverá conter informações de: •Escopo; •Prazo; •Custos; •Qualidade; •Contratações; •Riscos.

37 Gestão de Projetos Gestão da Comunicação: Principais Processos:
4. Encerramento Administrativo: Verificar e documentar os resultados do projeto, para formalizar a aceitação do produto do projeto pelos patrocinadores, clientes, etc... E também deve garantir os registros das posições finais do projeto para a análise do sucesso e da efetividade do projeto e o arquivamento dessas informações para uso futuro.

38 Gestão de Projetos Gestão de Riscos:

39 Gestão de Projetos Características:
Gestão de Riscos: Características: Identificar, analisar e responder aos riscos do projeto; Busca minimizar as consequências de eventos negativos, como também de maximizar os resultados de eventos positivos; Risco e incerteza caracterizam situações onde há chance de ocorrer desvios do resultado esperado ou planejado; Riscos são situações de desvio planejado, em que se consegue prever o resultado e associar a ele uma probabilidade de ocorrência estimada; Incertezas são situações prováveis de desvio do planejado, em que não se consegue prever o resultado e nem estimar sua probabilidade de ocorrência.

40 Gestão de Projetos Gestão de Riscos:
Risco, Ameaça, Oportunidade e Incerteza: Risco > Envolve resultados quantificáveis, que podem ser associados à probabilidade de ocorrência; Ameaça > representa a possibilidade de perdas, danos ou resultados aquém dos esperados;

41 Gestão de Projetos Gestão de Riscos:
Risco, Ameaça, Oportunidade e Incerteza: Oportunidade > representa a possibilidade de ganhos e resultados além dos esperados; Incerteza > Envolve resultados não qualificáveis, imprevisíveis e imponderáveis.

42 Gestão de Projetos Gestão de Riscos: Principais Processos:
1. Identificação dos Riscos: Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar as características de cada um e é um processo realizado ciclicamente ao longo do projeto e não apenas uma vez no início do projeto. 2. Quantificações dos Riscos: Avaliar os riscos e suas interações para estimar a amplitude das possíveis consequências e determina quais eventos de risco merecem resposta (reação).

43 Gestão de Projetos Gestão de Riscos: Principais Processos:
3.Desenvolvimento de Resposta aos Riscos: Definir as ações necessárias para aproveitar as oportunidades e para responder às ameaças e também é definido o responsável para ‘proteger’ o projeto de cada um dos riscos e selecionada a resposta mais adequada a cada um dos riscos.

44 Gestão de Projetos Gestão de Riscos: Principais Processos:
4. Controle de Respostas aos Riscos: Executar o Plano de Gestão dos Riscos de modo a responder aos eventos de risco ao longo do desenvolvimento do projeto. Quando ocorrem modificações, o ciclo de identificação, quantificação e resposta deve ser repetido. Sabemos que nem mesmo a análise mais detalhada pode identificar todos os riscos e portanto, o Plano de Gestão de Risco deve ser otimizado contínua e interativamente.

45 Gestão de Projetos Gestão da qualidade


Carregar ppt "Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google