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1) Introdução: Ácidos e bases possuem propriedades diferentes. Ácido tem sabor azedo e base sabor adstringente. Logicamente não podemos experimentar. Para.

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1 1) Introdução: Ácidos e bases possuem propriedades diferentes. Ácido tem sabor azedo e base sabor adstringente. Logicamente não podemos experimentar. Para isso, utilizamos então indicadores que podem determinar quem é quem. 2) Objetivos: Extrair o princípio colorido do repollho roxo e testar a sua capacidade como indicador. Você vai poder fazer essa experiência no laboratório. 3) Experimentos 3.1) Preparando um indicador e verificando acidez e basicidade. É possível, como veremos a seguir, obter um indicador bem adequado, utilizando um alimento bem comum, o repolho roxo.O repolho roxo contém pigmentos chamados antocianinas, que lhe fornecem a cor roxa característica e pertencem ao grupo de compostos orgânicos chamados flavanóides. Além disto produzem substâncias que impedem a fixação de fungos parasitas, que freqüentemente atacam o repolho branco. A antocianina presente no repolho roxo tem cor rósea em solução ácida e cor verde em solução básica. 3.2) Material necessário -Meia cabeça de um repolho roxo · Água destilada · Suco de limão · Bicarbonato de sódio · Picador de legumes · Bico de Bunsen ou chapa elétrica aquecedora · 1 béquer · Agitador de vidro · Funil · Papel de filtro · Conta-gotas · Amostras de substâncias básicas: amoníaco, sabonete, sabão em pedra, detergente incolor · Amostras de substâncias ácidas: vinagre incolor, suco de laranja, suco de limão. 3.3) Procedimento 1) Corte 6 folhas de repolho roxo em pedaços pequenos. Escolha folhas frescas e bem escuras, desprezando os talos. 2) Coloque os pedaços de repolho no béquer. 3) Cubra completamente os pedaços de repolho com água. 4) Aqueça o béquer com o repolho até à fervura agitando esporadicamente durante 20 a 30 minutos ou até o líquido adquirir uma cor roxa escura. 5) Desligue o bico de Bunsen e deixe o béquer e seu conteúdo resfriar por 30 minutos. 6) Retire os pedaços de repolho, usando funil e papel de filtro. 7) Você já tem seu indicador! Recolha o líquido filtrado em um frasco limpo com tampa. 8) Prepare em bequeres ou copinhos pequenos, separadamente (um copinho para cada amostra), algumas amostras ácidas e outras básicas. Ácidas: pode usar diretamente ou diluindo 50:50, isto é, metade do material, metade de água: vinagre incolor, suco de laranja, suco de limão. Básicas: dissolva separadamente, em um copo com água destilada, um pedacinho de sabonete, um pedacinho de sabão, algumas gotas de amoníaco, algumas gotas de ajax. 9) Separe também uma solução neutra: água destilada. 10) Adicione algumas gotas do suco de repolho (Indicador) a cada solução. As soluções ácidas ficam róseas, e as básicas ficam verdes. E a água destilada pura? 11) Se quiser guardar por meses o indicador, concentre por evaporação e dilua em álcool. Guarde em frascos escuros. 12) Mergulhar papel de filtro na solução do indicador, deixar secar e após cortar em tiras, permite seu uso como papel-indicador. 4) Atividade 1 : Identificação de pH em diversas soluções. Preparar a solução do extrato de repolho roxo, o qual será o indicador de pH. O líquido que dá cor ao repolho roxo pode ser extraído mantendo algumas folhas (cortadas em pedaços) em água fervente por cerca de 10 minutos.Reservar em um recipiente. Colocar em cada tubo de ensaio previamente identificado, 3 gotas da solução de repolho roxo. Tubo no 1 : Vinagre - incolor Tubo no 2 : Suco de limão - incolor Tubo no 3 : Líquido de bateria - incolor Tubo no 4 : Ácido muriático - incolor Tubo no 5 : Limpador com amoníaco - rósea Tubo no 6 : Leite de magnésia rósea Tubo no 7 : Sabonete - rósea Tubo no 8 : Limpa forno - rósea 3.5) Atividade 2: Chuva ácida Uma das chuvas ácidas mais perigosas é a ocasionada pelo dióxido de enxofre (SO2), que é produzido na queima de combustíveis fósseis, como o petróleo. Você poderá obter esse gás queimando enxofre, vendido em farmácias. Siga os procedimentos. Atenção: Oriente-se com seu professor sobre os equipamentos de segurança necessários à realização dos experimentos. Montagem do equipamento: Pegue uma colher metálica de chá que já não esteja mais sendo usada, dobre o cabo e amarre nele um arame ou um fio metálico longo. Pegue a tampa metálica de um vidro de maionese e faça um furo que permita a passagem do arame. Na extremidade superior do fio metálico, coloque uma rolha de cortiça, para evitar queimaduras na etapa seguinte. No fundo do vidro de maionese, coloque uma solução de repolho roxo. Agora, para obter SO2, coloque um pouco de enxofre em pó na colher e aqueça até que se inicie a combustão, que é visível pelo aparecimento de uma chama azul. Coloque esse aparato imediatamente no vidro preparado anteriormente, até que apareça uma névoa densa dentro do frasco. Agite o frasco até que a névoa desapareça. Observe e explique o que aconteceu. Repetindo o experimento e substituindo o suco de repolho por uma flor ou folhas, você terá uma idéia dos efeitos da chuva ácida sobre a vegetação. 4) Discussão e conclusão 4.1) Na atividade 1 tivemos a oportunidade de observar a atuação de um indicador ácido-base (extrato de repolho roxo). Neste caso dividimos nossas amostras em dois grandes grupos, ou seja, as ácidas: vinagre, suco de limão, líquido de bateria, ácido muriático e as básicas: limpador com amoníaco, leite de magnésia, sabonete e limpa forno.Este indicador é de fácil obtenção, como vimos no item anterior, e tem atuação semelhante a fenolftaleina, que é um indicador muito usado nos laboratórios. 4.2) Na atividade 2, através deste interessante experimento, simulamos o mecanismo de formação e atuação da chuva ácida. Com a queima de enxofre dentro do recipiente fechado observamos a formação do dióxido de enxofre (fumaça branca) e posterior aparecimento do ácido sulfúrico e suas graves conseqüências ( a solução de extrato de repolho roxo do interior do recipiente fica incolor, pois este meio torna-se ácido, como também a deterioração das flores colocadas no recipiente após a drenagem da solução indicadora). SIMULAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA – DETERMINAÇÃO DE pH Prof. Hamilton Gomes Furtado – E.E. Cleóbulo de Amazonas Duarte Prof. Edemilson Prado Dimas – E.E. Bráz Cubas Prof. Edison Borowski – E.E. Roberto Amaury Galliera


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