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Graduação Informática UFRJ, Lígia Barros Mestrado Informática

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Apresentação em tema: "Graduação Informática UFRJ, Lígia Barros Mestrado Informática"— Transcrição da apresentação:

1 RUP-3C-Groupware: um processo de desenvolvimento de groupware baseado no Modelo 3C de Colaboração
Graduação Informática UFRJ, Lígia Barros Mestrado Informática NCE/UFRJ, Fábio Sampaio Método de Desenvolvimento de Hipertexto Educacional HiperDiálogo (bate-papo) Processo de Desenvolvimento de Groupware Doutorado Informática PUC-Rio, Hugo Fuks Mariano Pimentel orientador: Hugo Fuks

2 Apresentação Introdução Gênese do Processo: Mediated Chat
RUP-3C-Groupware Estudo de Caso Conclusão

3 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão

4 Colaboração e Groupware
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Colaboração e Groupware Colaboração = Comunicação + Coordenação + Cooperação Modelo 3C de Colaboração (Ellis et al., 1991) Aplicações Groupware (Teufel et al., 1995 apud Borghoff e Schlichter, 2000)

5 AulaNet LMS com abordagem groupware
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão AulaNet LMS com abordagem groupware Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio, desde 1997 Versões Português, Inglês e Espanhol - Interface do Aprendiz Serviços AulaNet 2.1

6 AulaNet 2.1 → 3.0 AulaNet 2.1: dificuldades no desenvolvimento
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão AulaNet 2.1 → 3.0 AulaNet 2.1: dificuldades no desenvolvimento AulaNet 3.0: desenvolvimento baseado em componentes Causas: baixa modularidade paradigma procedural Conseqüências: alto custo (tempo e esforço) para mudar/criar um serviço dificuldade de integração de novos membros à equipe dificuldade de desenvolvimento entre equipes “Traços”: Componentes 3C So, this is my thesis. Everybody in this room knows how difficult is to develop a piece of groupware. My research question could be stated as following: how to support Software Engineers in groupware development? The Hypothesis is that support can be given through a specific groupware development process. It’s not possible to prove that one process is always better than another. All that I can do is show that this process leads to the production of an acceptable piece of groupware – which is demonstrated by the successful Mediated Chat development. In my thesis, I also discuss the novelties and the good practices that were incorporated into the process. “Letras”: Serviços (Groupware) “Palavras”: Ambientes Colaborativos

7 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão
Consórcio de Pesquisa Agregando Frameworks de Infra-Estrutura em uma Arquitetura Baseada em Componentes: Um Estudo de Caso no Ambiente AulaNet (Barreto, 14/03/2006) Desenvolvimento de Groupware Componentizado com base no Modelo 3C de Colaboração (Gerosa, 16/03/2006) RUP-3C-Groupware: um Processo de Desenvolvimento de Groupware baseado no Modelo 3C de Colaboração (Pimentel, 22/03/2006)

8 Processo de Desenvolvimento de Software
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Processo de Desenvolvimento de Software papel Descrição de quem está fazendo o quê, como e quando Rational Unified Process (Kruchten, 2003) artefato atividade fluxo Cascata (Royce, 1970) Espiral (Boehm, 1988) Programação Extrema (Beck, 1999) UML Components (Cheesman & Daniels, 2001) SER – Seeding, Evolutionary growth and Reseeding OSDP – Oregon Software Development Process (Empowering End-Users: A Pattern-Centered Groupware Development Process) Processos de Desenvolvimento de Groupware: processo em cascata para desenvolvimento de groupware (Dewan, 2001) processo incremental SER (Fischer, Grudin et al., 2001) processo centrado na participação do usuário OSDP (Schümmer et al., 2005)

9 Tese Problema: Groupware é difícil de desenvolver (Greenberg, 2006)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Tese Problema: Groupware é difícil de desenvolver (Greenberg, 2006) Requer conhecimento multidisciplinar: computação, sociologia, cognição etc. Engenheiros de Software não são adequadamente preparados Questão: Como auxiliar Engenheiros de Software no desenvolvimento de groupware? Ferramental para instrumentar o desenvolvedor (Gerosa, 2006) Processo específico de desenvolvimento de groupware (Pimentel, 2006) Hipótese: RUP-3C-Groupware auxilia o desenvolvimento de groupware Método: Pesquisação: AulaNet Mediated Chat Estudo de caso: repetitividade do processo So, this is my thesis. Everybody in this room knows how difficult is to develop a piece of groupware. My research question could be stated as following: how to support Software Engineers in groupware development? The Hypothesis is that support can be given through a specific groupware development process. It’s not possible to prove that one process is always better than another. All that I can do is show that this process leads to the production of an acceptable piece of groupware – which is demonstrated by the successful Mediated Chat development. In my thesis, I also discuss the novelties and the good practices that were incorporated into the process.

10 Gênese do Processo: Mediated Chat
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Gênese do Processo: Mediated Chat

11 Ferramentas de Comunicação Síncrona
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Ferramentas de Comunicação Síncrona Classes e Exemplos de Ferramentas de Comunicação Síncrona Ferramentas de Comunicação Bate-papo comunicação todos-todos baseada em texto mIRC Webchats (ex. Bate-papo UOL Mensageiro comunicação um-para-um baseada em texto ICQ MSN Messenger Yahoo!Messenger Videoconferência comunicação baseada em áudio e vídeo CUseeMe iSpQ PalTalk Skype Bate-papo Gráfico participante representado por avatar Chat Circles Hannes Vilhjálmsson Projects SituatedChat Comic Chat Sulake communities Habbo Hotel

12 Ferramentas de Comunicação Síncrona: Elementos 3C
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Ferramentas de Comunicação Síncrona: Elementos 3C Comunicação Linguagem Transmissão Tamanho e Qualidade Estruturação do discurso Categorização Coordenação Tópico Sessão Acesso Presença Disponibilidade Papéis Posse da palavra Freqüência Visibilidade Endereçamento Indicação do turno-em-desenvolvimento Avaliação Cooperação Registro Configuração do espaço Mensagens preconcebidas Suporte aos 3C’s de um bate-papo típico Elementos 3C das Ferram. Comunic. Síncr.

13 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão
Debates do curso TIAE TIAE: Tecnologia de Informação Aplicada à Educação Totalmente a distância desde pelo AulaNet (15 edições), DI, PUC-Rio Ambiente para pesquisação relacionada ao AulaNet Debates Serviço Debate, Mediated Chat Sessão de 1 hora Todos participam 1 aprendiz selecionado como Moderador Convergência do que foi discutido nos Seminários v1.0

14 ? Confusão do Bate-papo Quais são os problemas que causam a confusão?
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Confusão do Bate-papo Quais são os problemas que causam a confusão? Visão otimista Visão pessimista ? divertido animado interessante engraçado surpreendente excitante essencial enriquecedor tumultuado falatório caos bagunça loucura cansativo correria tiroteio Como evitá-los? Que elementos podem diminuir a confusão da conversação? Mediated Chat x.y Ferramenta modificada de bate-papo onde ocorre menor confusão Relevância Educacional Confusão do Bate-papo

15 Mediated Chat: versões desenvolvidas
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat: versões desenvolvidas Boas Práticas

16 Mediated Chat 1.0 Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 1.0 Desenvolvimento: Problema: Nenhum Esta versão não foi desenvolvida para resolver um problema relacionado à confusão do bate-papo. Parte da necessidade de estabelecer a comunicação síncrona entre participantes de curso AulaNet Solução: Bate-papo típico (Framework Canais de Comunicação) Estudo de Caso: TIAE Identificação da Confusão do Bate-papo Conclusão: Bate-papo tem Potencial Educacional Limitação: Confusão do Bate-papo Revisão: Modificar a ferramenta buscando diminuir a Confusão do Bate-papo Boa(s) prática(s) aprendida(s): Ferramenta típica p/ iniciar o desenvolvimento → identificar, isolar e comparar influências

17 HiperDiálogo Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão HiperDiálogo Desenvolvimento: Problema: Perda de Co-texto Ocorre quando um participante não consegue estabelecer o encadeamento da conversação, não consegue identificar à que mensagem anterior uma determinada mensagem está respondendo Solução: Encadeamento de Mensagens (Comunicação > Estruturação do Discurso) Estudo de Caso: curso Informática na Educação NCE-UFRJ NÃO evitou a Perda de Co-texto Conclusão: Potencial para resolver a perda de co-texto Novos problemas Revisão: Vista única com encadeamento representado através de setas entre mensagens Boa(s) prática(s) aprendida(s): Realizar estudo de caso → identifica problemas na solução (inicialmente óbvia e adequada) Focar num problema específico → guia o desenvolvimento da versão Modificar um único Elemento 3C → isola influências

18 Mediated Chat 2.0 (parte I)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 2.0 (parte I) Problema: Dificuldade de Coordenação Dependendo da atuação do moderador, o debate fica confuso parecendo improdutivo, sem objetivo Solução: Dinâmica mais estruturada de Debate (Coordenação > protocolo social) Estudo de Caso: TIAE Diminuiu a Perda de Co-texto Evidenciou o problema de Interrupção da Dinâmica (parte II) Conclusão: Dinâmica mais estruturada diminui a confusão do bate-papo É possível forçar a aplicação da dinâmica para evitar Interrupções (parte II) Revisão: Técnicas de Conversação (parte II) Boa prática aprendida: Problemas podem ser resolvidos sem uma nova versão → através de protocolo social

19 Mediated Chat 2.0 (parte II)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 2.0 (parte II) Problema: Interrupção da Dinâmica Ocorre quando a mensagem é inadequada à etapa de conversação em andamento, não é esperada, não realiza a atividade proposta Solução: Técnicas de Conversação (Coordenação > Posse da Palavra) Estudo de Caso: TIAE NÃO diminuiu a freqüência de Interrupção da Dinâmica Conclusão: Técnicas de Conversação auxiliam a coordenação Impossibilidade para contornar situações inesperadas Revisão: Implementar mais uma técnicas de Conversação (“Contribuição Mediada”) Modificar os mecanismos para contornar situações inesperadas Boas práticas aprendidas: Focar num problema específico Modificar um único elemento 3C → ainda foram modificados vários elementos 3C Realizar estudo de caso → análise dos problemas guiaram a revisão (Pimentel et al., 2004)

20 Mediated Chat 3.0 Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 3.0 Desenvolvimento: Problema: Sobrecarga de Mensagem Ocorre quando várias mensagens são enviadas num curto período de tempo inviabilizando a leitura de todas estas mensagens Solução: Fila de Publicação (Coordenação > Posse da Palavra) + Indicação da digitação (Coord. > Indicação do turno em desenv.) ↑ Problema: Falta-de-visibilidade-do-turno-em-desenvolvimento Estudo de Caso: TIAE Ausência de indícios de ocorrência da Sobrecarga de Mensagem Não entenderam a fila de mensagens (“sistema ficou mais lento”) Conclusão: Fila de Publicação evita a sobrecarga de mensagens Indicação-do-turno-em-desenvolvimento auxilia a coordenar-se Revisão: Representar a Fila diretamente na Lista de Participantes (semelhante ao PalTalk) Boa(s) prática(s) aprendida(s): Análise de Domínio → auxiliou a identificação do Problema, Solução e Revisão Modificar um único elemento 3C → outras modificações = influências previstas

21 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão
Problema: Dificuldades de Leitura e Escrita de Mensagens Difícil diferenciar emissor do conteúdo; difícil ler mensagens antigas (rolagem automática); difícil revisar o texto antes de enviá-lo, etc. Solução: Visualização das Mensagens (Coop. > Configuração do Espaço) Estudo de Caso: TIAE Aprovaram TODAS as modificações elaboradas Indicaram ter mais facilidade de leitura Indicaram diminuir problemas de confusão (maior rapidez de leitura evita sobrecarga de mensagens) Conclusão: Melhorar os processos de Leitura e Escrita diminui a confusão Revisão: Destacar as mensagens dos mediadores Boa prática aprendida: Modificar um único elemento 3C → Modificações na visualização das mensagens diminui a confusão, então os resultados anteriores foram influenciados (fator que foi desconsiderado)

22 Mediated Chat 5.0 Problema: Descontextualização
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 5.0 Problema: Descontextualização Ocorre quando o participante entra no meio da sessão e, por isso, não tem acesso às mensagens anteriores ficando sem o contexto da conversação Solução: Registro da Sessão (Cooperação > Registro) Estudo de Caso: TIAE Influência do registro evidenciada numa única situação: derrubar o moderador num momento crítico Conclusão: Registro é útil em situações críticas da conversação (quando o contexto se faz mais necessário) Revisão: Nenhuma (manter o Registro da Sessão) Boa prática aprendida: Estudo de Caso MUITO bem planejado → para conseguir observar certos fenômenos

23 Mediated Chat 6.0 Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 6.0 Desenvolvimento: Problema: Todos os anteriores Perda de Co-texto, Interrupção da Dinâmica, Sobrecarga de Mensagens, Falta-de-visibilidade-do-turno-em-desenvolvimento, Problemas de Leitura e Escrita, Decontextualização Solução: Soluções anteriores revisadas Estudo de Caso: TIAE Em andamento (Conclusão) Resultados esperados: Menos Perda de Co-texto Menos Interrupção da Dinâmica Ausência de declaração dos participantes sobre a confusão do bate-papo Revisão: ? Boa(s) prática(s) aprendida(s): Desenvolvimento baseado em componentes → modularidade: montagem e manutenção

24 Boas práticas Desenvolvimento Lições aprendidas Boas práticas
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Boas práticas Desenvolvimento Lições aprendidas Boas práticas Analisar o Domínio em função do Modelo 3C Ferramenta típica para iniciar o desenvolvimento Focar um problema específico Protocolo social resolve problemas (uso x desenvolver uma versão) Modificar um único elemento 3C por versão Realizar estudo de caso muito bem planejado Desenvolvimento baseado em componentes 3C Uso do Modelo 3C de Colaboração para guiar o desenvolvimento Mediated Chat 1.0 HiperDiálogo Mediated Chat 2.0 Mediated Chat 3.0 Mediated Chat 4.0 Mediated Chat 5.0 Mediated Chat 6.0 serviços AulaNet Desenvolvimento investigativo-iterativo focando um problema por versão Desenvolvimento baseado em componentes e orientado ao reuso RUP-3C-Groupware

25 Boas práticas > Uso do Modelo 3C de Colaboração
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Boas práticas > Uso do Modelo 3C de Colaboração Uso do Modelo 3C de Colaboração para guiar o desenvolvimento: focar uma dimensão da colaboração a cada versão Linguagem Transmissão Tamanho e Qualidade Estruturação do discurso Categorização Registro Configurações do Espaço Mensagens preconcebidas Tópico Sessão Acesso Presença Disponibilidade Papéis Posse da palavra Freqüência Visibilidade Endereçamento Indicação do turno em desenvolvimento Avaliação

26 Boas práticas > desenvolvimento investigativo-interativo
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Boas práticas > desenvolvimento investigativo-interativo Desenvolvimento investigativo-iterativo focando um problema por versão Método Científico Método de Engenharia Realizar Estudo de Caso Focar 1 problema por versão Análise de Domínio Revisão Enunciar o Problema Revisão de Literatura Elaborar Hipótese Planejar Avaliação da Hipótese Coletar Dados Analisar os Resultados Concluir Elicitar Requisitos (necessidades) Propor alternativas de soluções Selecionar solução Especificar a solução Projetar e Implementar a solução Testar Concluir

27 Boas práticas > desenvolvimento baseado componente e reuso
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Boas práticas > desenvolvimento baseado componente e reuso Desenvolvimento baseado em componentes e orientado ao reuso

28 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão

29 Objetivos Consolidação de uma pesquisa: Início de uma nova pesquisa:
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Objetivos Consolidação de uma pesquisa: Sistematização do que foi aprendido com o desenvolvimento das versões do Mediated Chat e serviços do AulaNet Início de uma nova pesquisa: Elaboração INICIAL de um processo para o desenvolvimento de groupware (novas pesquisas para melhoria contínua) Auxiliar a integração de: novos alunos no grupo de pesquisa novos engenheiros de software na equipe AulaNet

30 RUP – Rational Unified Process (IBM)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP – Rational Unified Process (IBM) Credibilidade empresarial e acadêmica adotado por empresas: Ericsson, Xerox, Visa, Oracle etc. (Kruchten, 2003) referência na literatura sobre Processos de Desenvolvimento de Software exemplo específico e detalhado do Processo Unificado (Jacobson, Booch e Rumbaugh, 1999) Framework para processos de desenvolvimento de software linguagem para definição de elementos de processo baseada no SPEM (OMG, 2002); ferramentas IBM para implementar plugins: RUP for J2EE; RUP for XP Aspectos técnicos desejáveis: √ Iterativo √ Baseado em componentes  Orientado ao Reuso  Análise de Domínio √ Modelagem UML SPEM - Software Process Engineering Metamodel specification OMG - Object Management Group

31 RUP: Componentes de Processo
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP: Componentes de Processo

32 RUP-3C-Groupware: extensão do RUP
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware: extensão do RUP RUP-3C-Groupware Projetista de Estudo de Caso Roteiro de Entrevista Projetar Realizar

33 RUP-3C-Groupware Estudo de Caso
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware Estudo de Caso

34 RUP-3C-Groupware > Modelagem de Negócio
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Modelagem de Negócio Realizar Análise de Domínio

35 RUP-3C-Groupware > Modelagem de Negócio
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Modelagem de Negócio Boas práticas: - Desenvolvimento orientado ao reuso - Baseado no Modelo 3C de Colaboração > Analisar Domínio Problemas Soluções Elementos 3C Ferramentas Aplicação típica

36 RUP-3C-Groupware > Requisitos
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Requisitos Isolar 1 problema por versão Considerar Análise de Domínio

37 RUP-3C-Groupware > Requisitos
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Requisitos Boas práticas: Desenvolvimento investigativo-iterativo, 1 problema por versão Desenvolvimento orientado ao reuso > Analisar o Problema Requisitos considerando a Análise de Domínio 1 problema por versão

38 RUP-3C-Groupware > Análise e Projeto
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Análise e Projeto Interface com Usuário considerando a Análise de Domínio Promover o Reuso de Componentes

39 RUP-3C-Groupware > Análise e Projeto
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Análise e Projeto Boa prática: desenvolvimento orientado ao reuso > Analisar Comportamento Interface-com-Usuário considerando a Análise de Domínio

40 RUP-3C-Groupware > Análise e Projeto
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Análise e Projeto Boa prática: desenvolvimento orientado ao reuso > Projetar Componente Promover o Reuso de Componentes Component Kits (Gerosa, 2006)

41 RUP-3C-Groupware > Implementação
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Implementação Preparar componentes para o Reuso

42 RUP-3C-Groupware > Implementação
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Implementação Boa prática: desenvolvimento orientado ao reuso > Implementar Componentes Arquitetura Técnica (Barreto, 2006) Preparar componentes para o Reuso

43 RUP-3C-Groupware > Teste
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Teste Realizar o teste específico de Estudo de Caso

44 RUP-3C-Groupware > Teste
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Teste Boa prática: desenvolvimento investigativo > Realizar Estudo de Caso Planejamento cuidadoso Uso por um Grupo Coleta de Dados Entrevistas Análise de Dados Conclusão Revisão

45 RUP-3C-Groupware > Distribuição
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão RUP-3C-Groupware > Distribuição Distribuição de groupware não difere da distribuição de software genérico

46 Estudo de Caso: repetitividade do RUP-3C-Groupware
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Estudo de Caso: repetitividade do RUP-3C-Groupware

47 Objetivo, Planejamento e Execução
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Objetivo, Planejamento e Execução Objetivo: Investigar a repetitividade do RUP-3C-Groupware (sugestão de G J De Vreede & Jacques Wainer, Doctoral Colloquium CRIWG 2005) Planejamento: Seleção de artefatos-chaves do processo RUP-3C-Groupware Outros engenheiros de software usam/produzem estes artefatos no desenvolvimento de um groupware Execução: 7 alunos do curso Engenharia de Groupware Não são da equipe AulaNet nem do grupo Não foi dado treinamento RUP-3C-Groupware Seguiram o documento elaborado (Anexo 1) Preencheram Questionário sobre as atividades e os artefatos Foram individualmente entrevistados por 15 minutos

48 Análise dos Resultados: o processo é repetível
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Análise dos Resultados: o processo é repetível Julgamento dos participantes Análise dos artefatos produzidos Qualidade inferior → rever artefatos Dificuldade de produção e entendimento → baixa cultura Dificuldade da classificação 3C versus Reconhecimento da relevância do Modelo 3C

49 Análise dos Resultados: auxilia o desenvolvimento de groupware
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Análise dos Resultados: auxilia o desenvolvimento de groupware “Gostei. Achei bem útil, bem palpável, bem interessante. Esse trabalho deixou claro as partes, o caminho que você deve seguir. Gostei muito dos exemplos, os exemplos ajudam muito. Na verdade, muita coisa que a gente tem que fazer, deveria ter um exemplo de mais ou menos como trabalhar” (Fernando) “Acho que é indispensável, é indispensável. Porque é o seguinte... aqui você tá fazendo uma documentação que tá contribuindo para toda uma organização e fazendo as etapas do desenvolvimento. Se você não fizer uma metodologia assim, você pode pensar cada hora numa etapa (...) existe um processo construtivo aqui.” (Gilson) “Foi uma atividade boa pra entender o processo (...) pra ficar bem claro a documentação, pra não fugir nenhum ponto.” (Kleber) “Acredito que é uma atividade bastante importante pelo fato de que você analisa um processo de desenvolvimento de várias maneiras. Eu nunca trabalhei, nunca estive no mercado de trabalho... mas com minha visão acadêmica, eu acho que é disso que o mercado tá precisando. Por quê a gente vê é muita ferramenta, independente de ser de groupware ou não, mas com problema. (...)Achei bem interessante a atividade. Sugiro que apliquem no mercado de trabalho para ver se é válido.” (Sandra)

50 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão

51 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão
Problema: Groupware é difícil de desenvolver (Greenberg, 2006) Requer conhecimento multidisciplinar: computação, sociologia, cognição etc. Engenheiros de Software não são adequadamente preparados Questão: Como auxiliar Engenheiros de Software no desenvolvimento de groupware? Ferramental para instrumentar o desenvolvedor (Gerosa, 2006) Processo específico de desenvolvimento de groupware (Pimentel, 2006) Hipótese: RUP-3C-Groupware auxilia o desenvolvimento de groupware Método: Pesquisação: AulaNet Mediated Chat Estudo de caso: repetitividade do processo RUP-3C-Groupware: Mediated Chat, desenvolvimento c/ sucesso é repetível (artefatos produzidos adequadamente) auxilia o desenvolvimento (declarações) So, this is my thesis. Everybody in this room knows how difficult is to develop a piece of groupware. My research question could be stated as following: how to support Software Engineers in groupware development? The Hypothesis is that support can be given through a specific groupware development process. It’s not possible to prove that one process is always better than another. All that I can do is show that this process leads to the production of an acceptable piece of groupware – which is demonstrated by the successful Mediated Chat development. In my thesis, I also discuss the novelties and the good practices that were incorporated into the process.

52 Trabalhos Correlacionados: Processos Desenv. Groupware
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Trabalhos Correlacionados: Processos Desenv. Groupware Empowering End-Users: A Pattern-Centered Groupware Development Process baseado em “padrões de groupware” (análise dom.) participação do usuário A Component-Based Groupware Development Methodology baseado em componentes (não o RUP) uso de um “Modelo de Cooperação” (não o 3C): Ator, Atividade, Serviço, Coordenação (Schümmer et al., 2005) (Farias et al., 2000)

53 Trabalhos futuros e em andamento
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Trabalhos futuros e em andamento Uso do processo no e, posteriormente, na EduWeb Livro Engenharia de Groupware RUP-3C-Groupware x.y Plugin RUP-3C-Groupware Plataforma RUP AulaNet 3.0 AulaNetM

54 Publicações no Doutorado
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Publicações no Doutorado 21 documentos (19 publicados + 2 aceitos) Veículo 2 capítulos de livro 1 revista internacional 1 revista nacional 8 conferências internacionais 9 conferências nacionais Conteúdo 11 Desenvolvimento dos serviços AulaNet 7 Desenvolvimento do Mediated Chat 3 Desenvolvimento Baseado em Componentes

55 RUP-3C-Groupware: um processo de desenvolvimento de groupware baseado no Modelo 3C de Colaboração
Introdução Gênese do Processo: Mediated Chat RUP-3C-Groupware Estudo de Caso Conclusão Mariano Pimentel

56 Mediated Chat 1.0 (ocorrência de perda de co-texto)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 1.0 Desenvolvimento: Problema: Nenhum Esta versão não foi desenvolvida para resolver um problema relacionado à confusão do bate-papo. Parte da necessidade de estabelecer a comunicação síncrona entre participantes de curso AulaNet Solução: Bate-papo típico (Framework Canais de Comunicação) Estudo de Caso: TIAE Identificação da Confusão do Bate-papo Conclusão: Bate-papo tem Potencial Educacional Limitação: Confusão do Bate-papo Revisão: Modificar a ferramenta buscando diminuir a Confusão do Bate-papo Boa(s) prática(s) aprendida(s): Ferramenta típica p/ iniciar o desenvolvimento → identificar, isolar e comparar influências Mediated Chat 1.0 (ocorrência de perda de co-texto)

57 HiperDiálogo Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão HiperDiálogo Desenvolvimento: Problema: Perda de Co-texto Ocorre quando um participante não consegue estabelecer o encadeamento da conversação, não consegue identificar à que mensagem anterior uma determinada mensagem está respondendo Solução: Encadeamento de Mensagens (Comunicação > Estruturação do Discurso) Estudo de Caso: curso Informática na Educação NCE-UFRJ NÃO evitou a Perda de Co-texto Conclusão: Potencial para resolver a perda de co-texto Novos problemas Revisão: Vista única com encadeamento representado através de setas entre mensagens Boa(s) prática(s) aprendida(s): Focar num problema específico → guia o desenvolvimento da versão Modificar um único Elemento 3C → isola influências Realizar estudo de caso → identifica problemas na solução (inicialmente óbvia e adequada) ? 30 <Liane> Acredito que é o contrario, groupware pode ajudar no processo (...) 31 <Humberto> Contrario de que Liane, me perdi ? 166 <Liane> Eu concordo... 167 <Marcelo> com o quê, Liane? Debates ITAE (7 participantes, 336 mensagens por debate) média = 1,4 perdas de co-texto por debate Debates ITAE (19 participantes, 604 mensagens por debate) média = 3,1 perdas de co-texto por debate Debates

58 HiperDiálogo: Encadeamento de Mensagens
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão HiperDiálogo Desenvolvimento: Problema: Perda de Co-texto Ocorre quando um participante não consegue estabelecer o encadeamento da conversação, não consegue identificar à que mensagem anterior uma determinada mensagem está respondendo Solução: Encadeamento de Mensagens (Comunicação > Estruturação do Discurso) Estudo de Caso: curso Informática na Educação NCE-UFRJ NÃO evitou a Perda de Co-texto Conclusão: Potencial para resolver a perda de co-texto Novos problemas Revisão: Vista única com encadeamento representado através de setas entre mensagens Boa(s) prática(s) aprendida(s): Focar num problema específico → guia o desenvolvimento da versão Modificar um único Elemento 3C → isola influências Realizar estudo de caso → identifica problemas na solução (inicialmente óbvia e adequada) HiperDiálogo: Encadeamento de Mensagens

59 HiperDiálogo Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão HiperDiálogo Desenvolvimento: Problema: Perda de Co-texto Ocorre quando um participante não consegue estabelecer o encadeamento da conversação, não consegue identificar à que mensagem anterior uma determinada mensagem está respondendo Solução: Encadeamento de Mensagens (Comunicação > Estruturação do Discurso) Estudo de Caso: curso Informática na Educação NCE-UFRJ NÃO evitou a Perda de Co-texto Conclusão: Potencial para resolver a perda de co-texto Novos problemas Revisão: Vista única com encadeamento representado através de setas entre mensagens Boa(s) prática(s) aprendida(s): Focar num problema específico → guia o desenvolvimento da versão Modificar um único Elemento 3C → isola influências Realizar estudo de caso → identifica problemas na solução (inicialmente óbvia e adequada) 7.5% mensagens associadas erradamente  potencial para ocorrer perda de co-texto

60 HiperDiálogo Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão HiperDiálogo Desenvolvimento: Problema: Perda de Co-texto Ocorre quando um participante não consegue estabelecer o encadeamento da conversação, não consegue identificar à que mensagem anterior uma determinada mensagem está respondendo Solução: Encadeamento de Mensagens (Comunicação > Estruturação do Discurso) Estudo de Caso: curso Informática na Educação NCE-UFRJ NÃO evitou a Perda de Co-texto Conclusão: Potencial para resolver a perda de co-texto Novos problemas Revisão: Vista única com encadeamento representado através de setas entre mensagens Boa(s) prática(s) aprendida(s): Focar num problema específico → guia o desenvolvimento da versão Modificar um único Elemento 3C → isola influências Realizar estudo de caso → identifica problemas na solução (inicialmente óbvia e adequada) Comunicação: inadequadamente mais formal Coordenação: a estruturação em árvore dispersa os aprendizes nos ramos de conversação Cooperação: interface mais complexa dificultou o uso do espaço compartilhado

61 Mediated Chat 2.0 (parte I)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 2.0 (parte I) Problema: Dificuldade de Coordenação Dependendo da atuação do moderador, o debate fica confuso parecendo improdutivo, sem objetivo Solução: Dinâmica mais estruturada de Debate (Coordenação > protocolo social) Estudo de Caso: TIAE Diminuiu a Perda de Co-texto Evidenciou o problema de Interrupção da Dinâmica (parte II) Conclusão: Dinâmica mais estruturada diminui a confusão do bate-papo É possível forçar a aplicação da dinâmica para evitar Interrupções (parte II) Revisão: Técnicas de Conversação (parte II) Boa prática aprendida: Problemas podem ser resolvidos sem uma nova versão → através de protocolo social

62 Mediated Chat 2.0 (parte I)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 2.0 (parte I) Problema: Dificuldade de Coordenação Dependendo da atuação do moderador, o debate fica confuso parecendo improdutivo, sem objetivo Solução: Dinâmica mais estruturada de Debate (Coordenação > protocolo social) Estudo de Caso: TIAE Diminuiu a Perda de Co-texto Evidenciou o problema de Interrupção da Dinâmica (parte II) Conclusão: Dinâmica mais estruturada diminui a confusão do bate-papo É possível forçar a aplicação da dinâmica para evitar Interrupções (parte II) Revisão: Técnicas de Conversação (parte II) Boa prática aprendida: Problemas podem ser resolvidos sem uma nova versão → através de protocolo social

63 Mediated Chat 2.0 (parte II)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 2.0 (parte II) Problema: Interrupção da Dinâmica Ocorre quando a mensagem é inadequada à etapa de conversação em andamento, não é esperada, não realiza a atividade proposta Solução: Técnicas de Conversação (Coordenação > Posse da Palavra) Estudo de Caso: TIAE NÃO diminuiu a freqüência de Interrupção da Dinâmica Conclusão: Técnicas de Conversação auxiliam a coordenação Impossibilidade para contornar situações inesperadas Revisão: Implementar mais uma técnicas de Conversação (“Contribuição Mediada”) Modificar os mecanismos para contornar situações inesperadas Boas práticas aprendidas: Focar num problema específico Modificar um único elemento 3C → ainda foram modificados vários elementos 3C Realizar estudo de caso → análise dos problemas guiaram a revisão (Pimentel et al., 2004) 8 <Luciana> Bernardo, envie a sua contribuição. 9 <Bernardo> ok. 10 <Breno> Vai lá Bernardo: Mudança de Atitude - Saindo do Armário :))) 11 <Luciana> Comentários desnecessários só poluem a discussão!!!! 12 <Bernardo> Sobre a questão "Educação baseada na web (...) 13 <Luciana> Breno, agora vc. 14 <Breno> Eu continuo achando que o aprendizado é (...)

64 Mediated Chat 2.0 (parte II)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 2.0 (parte II) Problema: Interrupção da Dinâmica Ocorre quando a mensagem é inadequada à etapa de conversação em andamento, não é esperada, não realiza a atividade proposta Solução: Técnicas de Conversação (Coordenação > Posse da Palavra) Estudo de Caso: TIAE NÃO diminuiu a freqüência de Interrupção da Dinâmica Conclusão: Técnicas de Conversação auxiliam a coordenação Impossibilidade para contornar situações inesperadas Revisão: Implementar mais uma técnicas de Conversação (“Contribuição Mediada”) Modificar os mecanismos para contornar situações inesperadas Boas práticas aprendidas: Focar num problema específico Modificar um único elemento 3C → ainda foram modificados vários elementos 3C Realizar estudo de caso → análise dos problemas guiaram a revisão (Pimentel et al., 2004) Mediated Chat 2.0 (votação)

65 Mediated Chat 2.0 (parte II)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 2.0 (parte II) Problema: Interrupção da Dinâmica Ocorre quando a mensagem é inadequada à etapa de conversação em andamento, não é esperada, não realiza a atividade proposta Solução: Técnicas de Conversação (Coordenação > Posse da Palavra) Estudo de Caso: TIAE NÃO diminuiu a freqüência de Interrupção da Dinâmica Conclusão: Técnicas de Conversação auxiliam a coordenação Impossibilidade para contornar situações inesperadas Revisão: Implementar mais uma técnicas de Conversação (“Contribuição Mediada”) Modificar os mecanismos para contornar situações inesperadas Boas práticas aprendidas: Focar num problema específico Modificar um único elemento 3C → ainda foram modificados vários elementos 3C Realizar estudo de caso → análise dos problemas guiaram a revisão (Pimentel et al., 2004) TIAE (10 participantes, 364 mensagens por debate)

66 Mediated Chat 3.0 Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 3.0 Desenvolvimento: Problema: Sobrecarga de Mensagem Ocorre quando várias mensagens são enviadas num curto período de tempo inviabilizando a leitura de todas estas mensagens Solução: Fila de Publicação (Coordenação > Posse da Palavra) + Indicação da digitação (Coord. > Indicação do turno em desenv.) ↑ Problema: Falta-de-visibilidade-do-turno-em-desenvolvimento Estudo de Caso: TIAE Ausência de indícios de ocorrência da Sobrecarga de Mensagem Não entenderam a fila de mensagens (“sistema ficou mais lento”) Conclusão: Fila de Publicação evita a sobrecarga de mensagens Indicação-do-turno-em-desenvolvimento auxilia a coordenar-se Revisão: Representar a Fila diretamente na Lista de Participantes (semelhante ao PalTalk) Boa(s) prática(s) aprendida(s): Análise de Domínio → auxiliou a identificação do Problema, Solução e Revisão Modificar um único elemento 3C → outras modificações = influências previstas “Eu tenho dificuldade com esta rapidez toda do debate. E eu acho que nunca vou me adaptar.” “Só sei que ou eu escrevo ou leio. Quando formulo uma resposta o assunto já até mudou..” “Logo podemos ver que idéias são perdidas durante um bombardeio de mensagens. Uma pergunta, colocação ou resposta pode passar desapercebida e o aprendiz perder o ritmo e sua linha de raciocínio, prejudicando assim o seu desempenho.”

67 Mediated Chat 3.0 Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 3.0 Desenvolvimento: Problema: Sobrecarga de Mensagem Ocorre quando várias mensagens são enviadas num curto período de tempo inviabilizando a leitura de todas estas mensagens Solução: Fila de Publicação (Coordenação > Posse da Palavra) + Indicação da digitação (Coord. > Indicação do turno em desenv.) ↑ Problema: Falta-de-visibilidade-do-turno-em-desenvolvimento Estudo de Caso: TIAE Ausência de indícios de ocorrência da Sobrecarga de Mensagem Não entenderam a fila de mensagens (“sistema ficou mais lento”) Conclusão: Fila de Publicação evita a sobrecarga de mensagens Indicação-do-turno-em-desenvolvimento auxilia a coordenar-se Revisão: Representar a Fila diretamente na Lista de Participantes (semelhante ao PalTalk) Boa(s) prática(s) aprendida(s): Análise de Domínio → auxiliou a identificação do Problema, Solução e Revisão Modificar um único elemento 3C → outras modificações = influências previstas mensagens enviadas publicadas fila

68 Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão
Problema: Dificuldades de Leitura e Escrita de Mensagens Difícil diferenciar emissor do conteúdo; difícil ler mensagens antigas (rolagem automática); difícil revisar o texto antes de enviá-lo, etc. Solução: Visualização das Mensagens (Coop. > Configuração do Espaço) Estudo de Caso: TIAE Aprovaram TODAS as modificações elaboradas Indicaram ter mais facilidade de leitura Indicaram diminuir problemas de confusão (maior rapidez de leitura evita sobrecarga de mensagens) Conclusão: Melhorar os processos de Leitura e Escrita diminui a confusão Revisão: Destacar as mensagens dos mediadores Boas práticas aprendidas: Modificar um único elemento 3C → Modificações na visualização das mensagens diminui a confusão, então os resultados anteriores foram influenciados (fator que foi desconsiderado)

69 “Resumindo: esta interface é melhor em tudo” (Talita)
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 4.0 Problema: Dificuldades de Leitura e Escrita de Mensagens Difícil diferenciar emissor do conteúdo; difícil ler mensagens antigas (rolagem automática); difícil revisar o texto antes de enviá-lo, etc. Solução: Visualização das Mensagens (Coop. > Configuração do Espaço) Estudo de Caso: TIAE Aprovaram TODAS as modificações elaboradas Indicaram ter mais facilidade de leitura Indicaram diminuir problemas de confusão (maior rapidez de leitura evita sobrecarga de mensagens) Conclusão: Melhorar os processos de Leitura e Escrita diminui a confusão Revisão: Destacar as mensagens dos mediadores Boas práticas aprendidas: Modificar um único elemento 3C → Modificações na visualização das mensagens diminui a confusão, então os resultados anteriores foram influenciados (fator que foi desconsiderado) “Resumindo: esta interface é melhor em tudo” (Talita) “Uma coisa que achei é que a ferramenta ajuda bastante no sucesso do debate. A interface dos primeiros debates tornava as coisas mais complicadas. Todo texto aparecia amontoado. A fonte era uma fonte escura e grossa, de difícil leitura. Ficava dficil acompanhar quando começava aquela enchurrada de mensagens. Essa interface melhorou bastante.” (Carlos) “O visual desta nova versão em muito supera o da versao anterior em termos de motivação para o leitor ler e compreender rabpidamente o que está sendo passado. Antes parecia um bloco só. Agora fica mais facil achar uma entre outras respostas. Comparando as duas uma ao lado da outra é que podemos ver a diferença de qualidade, e para mim, soa mais funcional esta nova versão.” (Amanda)

70 Mediated Chat 5.0 Problema: Descontextualização
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 5.0 Problema: Descontextualização Ocorre quando o participante entra no meio da sessão e, por isso, não tem acesso às mensagens anteriores ficando sem o contexto da conversação Solução: Registro da Sessão (Cooperação > Registro) Estudo de Caso: TIAE Influência do registro evidenciada numa única situação: derrubar o moderador num momento crítico Conclusão: Registro é útil em situações críticas da conversação (quando o contexto se faz mais necessário) Revisão: Nenhuma (manter o Registro da Sessão) Boa prática aprendida: Estudo de Caso MUITO bem planejado → para conseguir observar certos fenômenos 3 <Marcelo> Questão 1: Que atitudes mudar para o sucesso de IBW, por quê, como? 4 <Marcelo> Agora cada um deve refletir e elaborar uma mensagem apresentando sua conclusão sobre esta questão. 5 <Marcelo> 2 minutos para elaborar a mensagem. *** Amanda entrou no debate da turma ► 6 <Marcelo> Amanda, estamos discutindo a 1ª questão. Elabore sua contribuição (1 mensagem) e daqui a pouco irei pedir para vc enviar 7 <Marcelo> Vamos lá. 8 <Marcelo> Carlos, qual a sua conclusão? 9 <Carlos> Na sala de aula tradicional o professor (...) 10 <Marcelo> Gustavo, qual a sua conclusão sobre a primeira questão? ► 11 <Amanda> Olá a todos. Marcelo, a 1ª questão a que você se refere é sobre mudança de atitude? ► 12 <Marcelo> sim, Amanda: Questão 1: Que atitudes mudar para o sucesso de IBW, por quê, como? 13 <Marcelo> Gustavo?

71 Mediated Chat 5.0 Problema: Descontextualização
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 5.0 Problema: Descontextualização Ocorre quando o participante entra no meio da sessão e, por isso, não tem acesso às mensagens anteriores ficando sem o contexto da conversação Solução: Registro da Sessão (Cooperação > Registro) Estudo de Caso: TIAE Influência do registro evidenciada numa única situação: derrubar o moderador num momento crítico Conclusão: Registro é útil em situações críticas da conversação (quando o contexto se faz mais necessário) Revisão: Nenhuma (manter o Registro da Sessão) Boa prática aprendida: Estudo de Caso MUITO bem planejado → para conseguir observar certos fenômenos 12:08:51 *** Alice saiu no debate da turma. 12:08:55 *** Alice entrou no debate da turma. ► 12:09:27 Alice -- Colegas, minha lista de mensagens sumiu. ► 12:09:51 Breno -- a mensagem do flávio venceu. ► 12:09:52 Fernando -- a mensagem do Flávio foi a escolhida Alice. ► 12:10:01 Alice -- Obrigada.. ► 12:10:16 Flávio -- Minha Msg:] Acredito que o limite de utilização da multimídia em cursos on-line deve buscar o equilíbrio na efetivo alcance do entendimento do assunto que se deseja apresentar. Facilitando assim a absorção dos conteúdos por parte dos aluno .. ► 12:10:24 Alice -- Obrigada Flávio.. 12:10:31 Alice -- Vamos discutir LIVREMENTE esta contribuição. Podem começar..

72 Mediated Chat 6.0 Desenvolvimento: Boa(s) prática(s) aprendida(s):
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 6.0 (Mediated Chat 3.0) Desenvolvimento: Problema: Todos os anteriores Perda de Co-texto, Interrupção da Dinâmica, Sobrecarga de Mensagens, Falta-de-visibilidade-do-turno-em-desenvolvimento, Problemas de Leitura e Escrita, Decontextualização Solução: Soluções anteriores revisadas Estudo de Caso: TIAE Em andamento (Conclusão) Resultados esperados: Menos Perda de Co-texto Menos Interrupção da Dinâmica Ausência de declaração dos participantes sobre a confusão do bate-papo Revisão: ? Boa(s) prática(s) aprendida(s): Desenvolvimento baseado em componentes → montagem, manutenção e extensão (Mediated Chat 2.0) (Mediated Chat 4.0) (HiperDiálogo) (Mediated Chat 5.0)

73 Mediated Chat 6.0 Desenvolvimento: menos perdas de co-texto
Introdução | Mediated Chat | RUP-3C-Groupware | Estudo de Caso | Conclusão Mediated Chat 6.0 Desenvolvimento: Problema: Todos os anteriores Perda de Co-texto, Interrupção da Dinâmica, Sobrecarga de Mensagens, Falta-de-visibilidade-do-turno-em-desenvolvimento, Problemas de Leitura e Escrita, Decontextualização Solução: Soluções anteriores revisadas Estudo de Caso: TIAE Em andamento (Conclusão) Resultados esperados: Menos Perda de Co-texto Menos Interrupção da Dinâmica Ausência de declaração dos participantes sobre a confusão do bate-papo Revisão: ? Boa(s) prática(s) aprendida(s): Desenvolvimento baseado em componentes → montagem, manutenção e extensão 8 7 6 5 4 3 2 1 menos perdas de co-texto 8 7 6 5 4 3 2 1 menos interrupções Nas entrevistas, menos declarações relacionadas ao problema de confusão do bate-papo


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