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Criatividade & Inovação Por Carlos Reis Metodologia Método descritivo: descrever experiências de sucesso; Método prescritivo: prescrever algumas ferramentas.

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2 Criatividade & Inovação Por Carlos Reis

3 Metodologia Método descritivo: descrever experiências de sucesso; Método prescritivo: prescrever algumas ferramentas. Seria razoável descreve experiência de sucesso de algumas empresas?

4 O best-seller Vencendo a Crise foi publicado a uns 20 anos atrás. No entanto, 2/3 das empresas identificadas como modelos perderam sua posição como líderes setoriais 5 anos após a publicação do livro. (exemplo: Atari) Para evitar a armadilha de Vencendo a Crise, o livro Feitas para durar pesquisou empresas com mais de 40 anos. No livro Destruição Criativa descobriu-se que grande parte do sucesso deve-se mais ao desempenho do setor do que da própria organização. (exemplo: HP)

5 Se nenhuma empresa ostenta alto desem- penho perpétuo, parece eu a empresa não é a unidade básica de análise para explicar a origem do oceano azul. O estudo revela que não é a empresa nem o setor que ajuda a explicar o sucesso a estratégia, mas sim os movimentos estratégicos.

6 Movimentos Estratégicos. É o conjunto de decisões e ações gerenciais que resultam em importantes produtos e serviços que são capazes de criar novos mercados. A PEDRA ANGULAR DA ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL: INOVAÇÃO DE VALOR

7 As empresas criadoras do oceano azul não recorreram a seus concorrentes como paradigmas!

8 CRIATIVIDADE O QUE É? É a capacidade para articular idéias de uma maneira única ou de fazer associações incomum entre elas; PARA QUE SERVE? O valor mais óbvio da criatividade consiste em ajudar quem toma decisão a identificar todas as alternativas viáveis.

9 Einstein, Picasso e Mozart eram indivíduos extremamente criativos; Pesquisa realizada em 461 pessoas mostra que: –1% eram extremamente criativos; –10% eram altamente criativos; – e 60% eram pouco criativos; A maioria das pessoas possui um potencial criativo não utilizado.

10 BRAINSTORMS OU TEMPESTADE DE IDÉIAS Método de geração de idéias; Composto por 6 a 12 pessoas. Quando o líder determina o problema; Todos podem propor soluções. Não é permitido nenhuma crítica; E todas as idéias são registradas para posterior análise.

11 INOVAÇÃO A 3M é conhecida como uma das organizações mais inovadora do mundo; A companhia comercializa mais de 60 mil produtos; Uma de suas estratégias para incentivar a inovação é evitar demissões por erros.

12 Década de 50

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29 Quanto vale uma nova idéia na cabeça? Tudo ou nada

30 DEFINIÇÕES CRIATIVIDADE Habilidade de gerar novas idéias. INOVAÇÃO Idéia nova aplicada na criação ou aprimoramento de um produto ou serviço.

31 Criatividade X Inovação Existe grande diferença entre criatividade e inovação. O consultor e palestrante Waldez Ludwig afirma que inovação é a criatividade transformada em valor. Um novo produto, uma patente, uma solução são frutos de inovação. Boas idéias, apenas, são criatividade. Não adianta ser "apenas" criativo. Tem de ser inovador!

32 Ranking da Inovação 1.APPLE 2.3M 3.GE 4.MICROSOFT 5.SONY 6.DELL 7.IBM 8.GOOGLE 9.NOKIA 10.PROCTER &GAMBLE Fonte: Exame

33 Lançamentos da Google Google: o mais potente mecanismo de busca na web; Orkut: comunidade on line com mais de 6,5 milhões de membros; Gmail: gratuitos; Blogger: programa para criação de diários; Google News: site de notícias online; Google Earth: localiza e visualiza fotos da Terra por satélites.

34 FONTES DE INOVAÇÃO 1.As estruturas orgânicas influenciam a inovação pois são mais flexíveis; 2.A longa permanência da administração está associada à inovação; 3.A abundância de recursos permite adsorver o erro; 4.A comunicação entre os departamentos é grande.

35 PROCESSO DE INOVAÇÃO 1.Criação da idéia: envolve a criatividade; 2.Experimentação: testar a idéia perguntando a outras pessoas sua opinião; 3.Determinação da viabilidade: identificar a relação custo X benefício da nova proposta; 4.Aprovação final: novo produto é desenvolvido ou um novo processo é implementado.

36 COMO INCENTIVAR A CRIAÇÃO? Mostre o lado positivo da mudança; Encoraje a criatividade ouvindo as pessoas (caixa de sugestões, ouvidoria, etc); Permita maior interação (gestão participativa); Tolere erros; Ofereça reconhecimento à criatividade de maneira tangível e clara.

37 Oficina Criativa

38 Em todas as Organizações existem forças prós e contra FORÇAS POSITIVAS Necessidades do cliente; Oportunidades de mercado; Novas tecnologias; Concorrência forte. FORÇAS NEGATIVAS Acomodação de funcionários; Dificuldade de aprender novas técnicas; Falta de visão; Cultura conservadora.

39 A dificuldade de toda a inovação começa no próprio comportamento do ser humano. Qualquer pessoa que seja um pouco diferente é sempre um alvo fácil. A ameaça de ser ridicularizado mantém todo mundo dentro das normas. INOVAÇÃO

40 AGENTE DA MUDANÇA O agente da mudança é a pessoa; Pode ser um membro da organização ou um consultor externo; O agente de mudança tem o papel de minimizar as forças negativas e maximizar as positivas para que haja a mudança.

41 A criatividade garante o sucesso da organização? O brasileiro é criativo e é pobre; Ex.: feijoada, avião, camisinha para lata de alumínio, Biotônico F., celular anatômico. O Japonês não é criativo e é rico! Da para ser inovador sem ser criativo? Use o benchmarking.

42 Inovação X Invenção A inovação tem que agregar valor para a organização; A inovação destrutiva: caso pet.


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