A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Teoria da Administração B.2. As Habilidades Gerenciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Teoria da Administração B.2. As Habilidades Gerenciais."— Transcrição da apresentação:

1 1 Teoria da Administração B.2. As Habilidades Gerenciais

2 2 Teoria da Administração Níveis de Administração Nível estratégico (planejamento da empresa como um todo em relação ao seu ambiente, missão, linhas de produtos, clientes, mercados, localização, tecnologia, etc) –Alta administração Nível Tático (planos funcionais especializados por departamento: marketing, finanças, produção, etc) –Gerência Intermediária Nível Operacional (planos e definições de atividades, recursos, orçamentos, cronogramas) –Supervisão de 1ª linha

3 3 Teoria da Administração Diretores Vice-Diretores Assessores Gerentes de Divisão Gerentes de Departamento Gerentes de Seção Supervisores Mestres Líderes de Turma Diretores e Assessores Gerentes de Departamento Líderes de Grupos Autogeridos de Trabalho ALTA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA ALTA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Dois tipos de estruturas organizacionais

4 4 Teoria da Administração Habilidades gerenciais segundo Katz Administração Superior Gerência Intermediária Supervisão de Primeira linha Habilidades Conceituais Habilidades Humanas Habilidades Técnicas Lidar com idéias e conceitos complexos. Habilidade conceitual, planejamento, criatividade e raciocínio abstrato. Equipe, comunicação, compreensão de pessoas e necessidades, motivar pessoas Utilizar método, técnicas equipamento

5 5 Teoria da Administração C. O Processo Administrativo

6 6 Teoria da Administração Funções da Administração Planejar Organizar (estruturar) Liderar Controlar

7 7 Teoria da Administração C1. Processo Administrativo - Planejamento

8 8 Teoria da Administração Planejamento NENHUM VENTO É BOM PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE IR

9 9 Teoria da Administração Planejar Analisar o ambiente externo Especificar objetivos Alocar recursos Definir ações para atingir objetivos O Planejamento é uma tomada de decisão antecipada. Planejamento

10 10 Teoria da Administração Três etapas do processo de planejamento DADOS DE ENTRADA PROCESSO DE PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANOS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DE ENTRADA CRIAÇÃO E ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DECISÕES OBJETIVOS RECURSOS MEIOS DE CONTROLE INFORMAÇÕES MODELOS E TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES PROJEÇÕES DECISÕES QUE AFETAM O FUTURO ETC. Planejamento

11 11 Teoria da Administração Três componentes de um plano OBJETIVOSRECURSOS MEIOS DE CONTROLE PLANO XYZ A FORMA E O CONTEÚDO DOS PLANOS VARIAM DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA OUTRA. Planejamento

12 12 Teoria da Administração Tipos de Plano de acordo com o critério de permanência PLANOS PERMANENTES PLANOS SINGULARES ou TEMPORÁRIOS POLÍTICAS PROCEDIMENTOS MISSÃO E OUTROS OBJETIVOS PERMANENTES CRONOGRAMAS CALENDÁRIOS ORÇAMENTOS PROJETOS Planejamento

13 13 Teoria da Administração Técnicas para estudar o futuro: Lidando com a certeza Análise de séries temporais (taxa aritmética/ geométrica, etc) Projeções derivadas (análise comparativa entre variáveis) Relações Causais (regressão linear/ regressões múltiplas) Pesquisas de Opinião e Atitudes (mercado) Planejamento

14 14 Teoria da Administração Técnicas para estudar o futuro Construção de Cenários Método Delfos (obter o consenso entre grupos) Lidando com a incerteza Planejamento

15 15 Teoria da Administração Três tipos de planos PLANOS ESTRATÉGICOS Definem a missão, o futuro e as formas de atuar no ambiente (produtos e serviços, clientes e mercados, vantagens competitivas), bem como os objetivos de longo prazo. PLANOS FUNCIONAIS ou ADMINISTRATIVOS Definem os objetivos e cursos de ação das áreas funcionais (marketing, finanças, operações, recursos humanos) para realizar os planos estratégicos. PLANOS OPERACIONAIS Definem atividades, recursos e formas de controle necessários para realizar os cursos de ação escolhidos. Planejamento

16 16 Teoria da Administração D. Processo Administrativo - Organização

17 17 Teoria da Administração Organizar Determinar os recursos necessários para atingir os objetivos Estruturar os recursos em grupos Atribuição de tarefas Designar responsabilidade Delegar autoridade A função Organizar define a estrutura formal da empresa Organizar

18 18 Teoria da Administração Divisão do trabalho Responsabilidades: referem-se às obrigações contratuais. Autoridade: é o direito para fazer alguma coisa (tomar decisões, dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho designado). A responsabilidade não pode ser delegada Análise dos objetivos Organizar Divisão do trabalho Definições de Autoridade Definições de Responsabilidades Desenho da estrutura organizacional (organograma)

19 19 Teoria da Administração Estrutura Formal Deliberadamente planejada pela empresa, representada pelo organograma –Mostra os aspectos chaves –Incluindo divisão de trabalho –Via de comando –Unidade de comando –Níveis da administração Organizar

20 20 Teoria da Administração Estrutura Informal É a rede de relações sociais e pessoais existente: - Não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. - Surge da interação social das pessoas - Desenvolve-se espontaneamente. Organizar

21 21 Teoria da Administração Fatores que influenciam o aparecimento da estrutura informal Os interesses comuns que se desenvolvem em certo número de pessoas. A disputa pelo poder. Os defeitos na estrutura formal. A flutuação do pessoal dentro da empresa, a qual provoca a alteração dos grupos informais Os períodos de lazer. Organizar

22 22 Teoria da Administração Via de Comando Retrata a relação autoridade- responsabilidade que une superiores e subordinados em toda a organização. Organizar

23 23 Teoria da Administração Unidade de Comando O princípio pelo qual cada empregado em uma organização se reporta e recebe ordens só de um superior imediato. Organizar

24 24 Teoria da Administração Referências: ARAUJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2005 MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a administração.5.ed.São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 14.ed. São Paulo: Atlas, Organizar

25 25 Teoria da Administração D.1 Áreas Funcionais Organizar

26 26 Teoria da Administração Áreas Funcionais Áreas – fim –Produção –Marketing Áreas – meio Recursos Humanos Financeira Serviços Materiais Organizar

27 27 Teoria da Administração Empresa Marketing Produção Administração Financeira Administração de Materiais Administração De R.H. Administração de Serviços Gestão Empresarial Áreas Funcionais -MEIO Áreas Funcionais -FIM Organizar

28 28 Teoria da Administração Administração de Operações A Função Produção É a administração de qualquer atividade na qual insumos são transformados em produtos (mercadorias ou serviços) Administração da Produção –Comanda o processo produtivo pela utilização dos meios de produção e dos processos administrativos buscando elevação de produtividade OPERAÇÕES são atividades de PRODUÇÃO de uma organização Organizar

29 29 Teoria da Administração A Função Produção Engenharia do Produto = Projeto de produtos e serviços, especificações do produto. Planejamento e controle da produção = Decisões sobre tecnologia, localização da planta, capacidade e instalações fabris, planejamento das linhas de produtos, programação da produção. Engenharia do Processo = Projeto do processo produtivo, tipos de layout, análise da relação volume x variedade, decisões sobre produzir para estoque x sob encomenda, roteiros de fabricação. Organizar

30 30 Teoria da Administração A Função Marketing Marketing tem como função identificar necessidade e desejos não satisfeitos, definir e medir sua magnitude, determinar a que mercado alvo a organização pode atender melhor, lançar produtos, serviços e programas apropriados para atender a esses mercados e pedir às pessoas da empresa que pensem e sirvam o cliente. Organizar

31 31 Teoria da Administração A Função Marketing Pensar nos consumidores Orientar as organizações a desenvolver ofertas inovadoras aos clientes alvo Aplicável a organizações com ou sem fins lucrativos Organizar

32 32 Teoria da Administração A Função Marketing Marketing é tão básico que não pode ser considerado como função isolada. É o negócio inteiro, cujo o resultado final depende do ponto de vista do cliente PETER DRUCKER Organizar

33 33 Teoria da Administração Marketing Estrutura de preços descontos e prazos Estudos e Análises Desenvolvimento dos Produtos atuais Lançamento de novos produtos Estudo de mercado Forma de apresentação Embalagem Produto Venda por varejo Venda por atacado Venda direta Expedição Material Promocional Promoção Publicidade Propaganda Amostra Grátis Atividades Promoção Preço Distribuição Organizar

34 34 Teoria da Administração Administração Financeira Atribuições –Obter recursos monetários para o funcionamento e expansão da empresa –Analisar a eficiência com a qual os recursos obtidos são utilizados pelas diversas áreas da empresa Objetivo –Obter maior rentabilidade possível obre o investimento efetuado sem comprometer a liquidez da empresa Organizar

35 35 Teoria da Administração Liquidez Capacidade de converter ativos em dinheiro, para atender a obrigações de curto prazo, na data do vencimento. Organizar

36 36 Teoria da Administração Rentabilidade Capacidade de a empresa obter lucro com regularidade, durante um grande período de tempo. Organizar

37 37 Teoria da Administração Funções da Área Financeira Previsão –de fluxos monetários, custos, receitas, resultados Planejamento –De operações de caixa Organização –De serviços financeiros com adoção de métodos de trabalho adequados à empresa Organizar

38 38 Teoria da Administração Execução –Das operações financeiras Controle –Da execução das operações, contabilidade financeira, contas e disponibilidades, custos financeiros, documentos, valores, execução de orçamentos Análise –Resultado e desempenho da empresa Organizar Funções da Área Financeira

39 39 Teoria da Administração Lucro Líquido (LL) LL = Receita – Custo total Retorno Sobre Investimento (RSI) RSI = LL/Investimento (giro do ativo,Payback) Fluxo de Caixa (Montante de caixa/tempo = Recebimentos - Pagamentos) Organizar Indicadores Financeiros

40 40 Teoria da Administração Organograma Simplificado da Área Financeira Diretor Financeiro TesoureiroController Organizar

41 41 Teoria da Administração Diretor Financeiro Tesoureiro Controller Caixa & Bancos Contas a Receber Contas a Pagar Relações Bancárias Orçamento de Caixa Contabilidade Geral Custos Planejamento/Orçamento Controle Tributário/Fiscal Relatórios Financeiros Organizar Organograma Simplificado da Área Financeira

42 42 Teoria da Administração Diretor Financeiro É responsável por: –Formulação política financeira global da empresa e subsidiárias –Por toda a área financeira junto à Presidência –Pelas atividade do Tesoureiro e do Controller –Representar a empresa junto aos órgãos públicos e instituições do mercado de capitais e na assinatura de contratos de compra, venda e financiamento Organizar

43 43 Teoria da Administração Comitês financeiros São formados, em grandes empresas, para reunir diferentes capacidades e experiências para a solução de problemas financeiros –Levantamento de grandes empréstimos –Responsabilidade pela aplicação de recursos Organizar

44 44 Teoria da Administração Administração de Recursos Humanos É a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos da empresa ARH está preocupada com a qualidade de vida dentro das empresas Qualidade de Vida –Representa o grua de satisfação de cada pessoa com relação ao ambiente que a cerca dentro do seu trabalho. Organizar

45 45 Teoria da Administração Administração de RH (ARH) Lida com informações formais para a administração de pessoas dentro da organização Estratégica e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva. Organizar

46 46 Teoria da Administração Planejamento de RH Processo gerencial de : identificação e análise das necessidades organizacionais de RH; desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos; tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças. Organizar

47 47 Teoria da Administração Gestão de RH Algumas atividades da Gestão de RH –Movimentação de pessoal (transferências, promoções, admissões, demissões) –Remuneração, cargos e salários –Controle de pessoal (ponto, distribuição de efetivo, controle de produtividade) –Acompanhamento de orçamento de pessoal –Relação com sindicatos –Higiene e segurança no trabalho –Benefícios: Assistência médica e social, empréstimos e financiamentos, auxílios –Treinamento e desenvolvimento de pessoas –Avaliação de desempenho –Gestão de carreiras Organizar

48 48 Teoria da Administração As transformações da ARH Década de 70 –Manter empresas fora dos tribunais e estar de acordo com o número crescente de regulamentações que governavam o local de trabalho Década de 80 –Resolver problemas de custos nos quadros de pessoal relacionados a fusões, aquisições e downsizing Década de 90 –Questões econômicas relacionadas a um local de trabalho cada vez mais global e competitivo Organizar

49 49 Teoria da Administração Questões de RH para o novo milênio Atuar nas organizações sem limites ou sem fronteiras, onde: –A competitividade está na informação e no conhecimento –A integração vertical cede espaço para o organização virtual Organizar

50 50 Teoria da Administração Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Integram todos os processos: vendas, distribuição, materiais, industrial, controladoria, custos, financeiro, contábil qualidade. Organizar

51 51 Teoria da Administração Seus aplicativos: geram compartilham comparam Informações Possibilitando o planejamento e auferindo as decisões Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

52 52 Teoria da Administração Áreas: –Manufatura –Finanças –Recursos Humanos –Suprimentos –Projetos –Front Office (Balcão de vendas) Ex.: Oracle, SAP R3, Baan, Microsiga, etc Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial


Carregar ppt "1 Teoria da Administração B.2. As Habilidades Gerenciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google