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B.2. As Habilidades Gerenciais

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Apresentação em tema: "B.2. As Habilidades Gerenciais"— Transcrição da apresentação:

1 B.2. As Habilidades Gerenciais

2 Níveis de Administração
Nível estratégico (planejamento da empresa como um todo em relação ao seu ambiente, missão, linhas de produtos, clientes, mercados, localização, tecnologia, etc) Alta administração Nível Tático (planos funcionais especializados por departamento: marketing, finanças, produção, etc) Gerência Intermediária Nível Operacional (planos e definições de atividades, recursos, orçamentos, cronogramas) Supervisão de 1ª linha

3 Dois tipos de estruturas organizacionais
ALTA ADMINISTRAÇÃO ALTA ADMINISTRAÇÃO Diretores Vice-Diretores Assessores Diretores e Assessores GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA Gerentes de Divisão Gerentes de Departamento Gerentes de Seção GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA Gerentes de Departamento Líderes de Grupos Autogeridos de Trabalho SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Supervisores Mestres Líderes de Turma SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Dois tipos de estruturas organizacionais

4 Habilidades gerenciais segundo Katz
Lidar com idéias e conceitos complexos. Habilidade conceitual, planejamento, criatividade e raciocínio abstrato. Administração Superior Habilidades Conceituais Habilidades Humanas Gerência Intermediária Equipe, comunicação, compreensão de pessoas e necessidades, motivar pessoas Supervisão de Primeira linha Habilidades Técnicas Utilizar método, técnicas equipamento

5 C. O Processo Administrativo

6 Funções da Administração
Planejar Organizar (estruturar) Liderar Controlar

7 C1. Processo Administrativo - Planejamento

8 “NENHUM VENTO É BOM PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE IR”
Planejamento “NENHUM VENTO É BOM PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE IR”

9 O Planejamento é uma tomada de decisão antecipada.
Planejar Planejamento Analisar o ambiente externo Especificar objetivos Alocar recursos Definir ações para atingir objetivos O Planejamento é uma tomada de decisão antecipada.

10 PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Três etapas do processo de planejamento Planejamento DADOS DE ENTRADA PROCESSO DE PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANOS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DE ENTRADA CRIAÇÃO E ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DECISÕES OBJETIVOS RECURSOS MEIOS DE CONTROLE INFORMAÇÕES MODELOS E TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES PROJEÇÕES DECISÕES QUE AFETAM O FUTURO ETC.

11 Três componentes de um plano
Planejamento OBJETIVOS RECURSOS MEIOS DE CONTROLE PLANO XYZ A FORMA E O CONTEÚDO DOS PLANOS VARIAM DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA OUTRA.

12 PLANOS SINGULARES ou TEMPORÁRIOS
Tipos de Plano de acordo com o critério de permanência Planejamento PLANOS PERMANENTES PLANOS SINGULARES ou TEMPORÁRIOS POLÍTICAS PROCEDIMENTOS MISSÃO E OUTROS OBJETIVOS PERMANENTES CRONOGRAMAS CALENDÁRIOS ORÇAMENTOS PROJETOS

13 Técnicas para estudar o futuro:
Planejamento Análise de séries temporais (taxa aritmética/ geométrica, etc) Projeções derivadas (análise comparativa entre variáveis) Lidando com a certeza Relações Causais (regressão linear/ regressões múltiplas) Pesquisas de Opinião e Atitudes (mercado)

14 Técnicas para estudar o futuro
Planejamento Método Delfos (obter o consenso entre grupos) Lidando com a incerteza Construção de Cenários

15 PLANOS FUNCIONAIS ou ADMINISTRATIVOS
Planejamento Três tipos de planos PLANOS ESTRATÉGICOS Definem a missão, o futuro e as formas de atuar no ambiente (produtos e serviços, clientes e mercados, vantagens competitivas), bem como os objetivos de longo prazo. PLANOS FUNCIONAIS ou ADMINISTRATIVOS Definem os objetivos e cursos de ação das áreas funcionais (marketing, finanças, operações, recursos humanos) para realizar os planos estratégicos. PLANOS OPERACIONAIS Definem atividades, recursos e formas de controle necessários para realizar os cursos de ação escolhidos.

16 D. Processo Administrativo - Organização

17 A função “Organizar” define a estrutura formal da empresa
Determinar os recursos necessários para atingir os objetivos Estruturar os recursos em grupos Atribuição de tarefas Designar responsabilidade Delegar autoridade A função “Organizar” define a estrutura formal da empresa

18 Divisão do trabalho Organizar
Definições de Responsabilidades Desenho da estrutura organizacional (organograma) Análise dos objetivos Divisão do trabalho Definições de Autoridade Responsabilidades: referem-se às obrigações contratuais. Autoridade: é o direito para fazer alguma coisa (tomar decisões, dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho designado). “A responsabilidade não pode ser delegada”

19 Organizar Estrutura Formal Deliberadamente planejada pela empresa, representada pelo organograma Mostra os aspectos chaves Incluindo divisão de trabalho Via de comando Unidade de comando Níveis da administração

20 Organizar Estrutura Informal • É a rede de relações sociais e pessoais existente: - Não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. - Surge da interação social das pessoas - Desenvolve-se espontaneamente.

21 Fatores que influenciam o aparecimento da estrutura informal
Organizar Fatores que influenciam o aparecimento da estrutura informal Os interesses comuns que se desenvolvem em certo número de pessoas. A disputa pelo poder. Os defeitos na estrutura formal. A flutuação do pessoal dentro da empresa, a qual provoca a alteração dos grupos informais Os períodos de lazer.

22 Organizar Via de Comando Retrata a relação autoridade-responsabilidade que une superiores e subordinados em toda a organização.

23 Organizar Unidade de Comando O princípio pelo qual cada empregado em uma organização se reporta e recebe ordens só de um superior imediato.

24 Referências: Organizar
ARAUJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2005 MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a administração.5.ed.São Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

25 Organizar D.1 Áreas Funcionais

26 Áreas Funcionais Áreas – fim Áreas – meio Produção Recursos Humanos
Organizar Áreas Funcionais Áreas – fim Produção Marketing Áreas – meio Recursos Humanos Financeira Serviços Materiais

27 Empresa Produção Marketing Organizar Áreas Funcionais -FIM Áreas
Administração Financeira Empresarial Gestão Áreas Funcionais -MEIO Administração de Serviços Administração de Materiais Administração De R.H.

28 Administração de Operações A Função Produção
Organizar Administração de Operações A Função Produção OPERAÇÕES são atividades de PRODUÇÃO de uma organização É a administração de qualquer atividade na qual insumos são transformados em produtos (mercadorias ou serviços) Administração da Produção Comanda o processo produtivo pela utilização dos meios de produção e dos processos administrativos buscando elevação de produtividade

29 A Função Produção Organizar
Engenharia do Produto = Projeto de produtos e serviços, especificações do produto. Planejamento e controle da produção = Decisões sobre tecnologia, localização da planta, capacidade e instalações fabris, planejamento das linhas de produtos, programação da produção. Engenharia do Processo = Projeto do processo produtivo, tipos de layout, análise da relação volume x variedade, decisões sobre produzir para estoque x sob encomenda, roteiros de fabricação.

30 A Função Marketing Organizar Marketing tem como função identificar necessidade e desejos não satisfeitos, definir e medir sua magnitude, determinar a que mercado alvo a organização pode atender melhor, lançar produtos, serviços e programas apropriados para atender a esses mercados e pedir às pessoas da empresa que “pensem e sirvam o cliente”.

31 A Função Marketing Pensar nos consumidores
Organizar A Função Marketing Pensar nos consumidores Orientar as organizações a desenvolver ofertas inovadoras aos clientes alvo Aplicável a organizações com ou sem fins lucrativos

32 Organizar A Função Marketing “Marketing é tão básico que não pode ser considerado como função isolada. É o negócio inteiro, cujo o resultado final depende do ponto de vista do cliente” PETER DRUCKER

33 Atividades Organizar Marketing Preço Produto Promoção Distribuição
Desenvolvimento dos Produtos atuais Estudos e Análises Lançamento de novos produtos de mercado Estudo Estrutura de descontos preços e prazos Preço Forma de apresentação Produto Embalagem Marketing Material Promocional Expedição Promoção Distribuição Promoção Venda direta Publicidade Venda por atacado Propaganda Venda por varejo Amostra Grátis

34 Administração Financeira
Organizar Administração Financeira Atribuições Obter recursos monetários para o funcionamento e expansão da empresa Analisar a eficiência com a qual os recursos obtidos são utilizados pelas diversas áreas da empresa Objetivo Obter maior rentabilidade possível obre o investimento efetuado sem comprometer a liquidez da empresa

35 Organizar Liquidez Capacidade de converter ativos em dinheiro, para atender a obrigações de curto prazo, na data do vencimento.

36 Organizar Rentabilidade Capacidade de a empresa obter lucro com regularidade, durante um grande período de tempo.

37 Funções da Área Financeira
Organizar Funções da Área Financeira Previsão de fluxos monetários, custos, receitas, resultados Planejamento De operações de caixa Organização De serviços financeiros com adoção de métodos de trabalho adequados à empresa

38 Funções da Área Financeira
Organizar Funções da Área Financeira Execução Das operações financeiras Controle Da execução das operações, contabilidade financeira, contas e disponibilidades, custos financeiros, documentos, valores, execução de orçamentos Análise Resultado e desempenho da empresa

39 Indicadores Financeiros
Organizar Indicadores Financeiros Lucro Líquido (LL) LL = Receita – Custo total Retorno Sobre Investimento (RSI) RSI = LL/Investimento (giro do ativo, “Payback”) Fluxo de Caixa (Montante de caixa/tempo = Recebimentos - Pagamentos)

40 Organograma Simplificado da Área Financeira
Organizar Organograma Simplificado da Área Financeira Diretor Financeiro Tesoureiro Controller

41 Organograma Simplificado da Área Financeira
Organizar Organograma Simplificado da Área Financeira Diretor Financeiro Tesoureiro Controller Caixa & Bancos Contas a Receber Contas a Pagar Relações Bancárias Orçamento de Caixa Contabilidade Geral Custos Planejamento/Orçamento Controle Tributário/Fiscal Relatórios Financeiros

42 Diretor Financeiro É responsável por: Organizar
Formulação política financeira global da empresa e subsidiárias Por toda a área financeira junto à Presidência Pelas atividade do Tesoureiro e do Controller Representar a empresa junto aos órgãos públicos e instituições do mercado de capitais e na assinatura de contratos de compra, venda e financiamento

43 Organizar Comitês financeiros São formados, em grandes empresas, para reunir diferentes capacidades e experiências para a solução de problemas financeiros Levantamento de grandes empréstimos Responsabilidade pela aplicação de recursos

44 Administração de Recursos Humanos
Organizar É a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos da empresa ARH está preocupada com a qualidade de vida dentro das empresas Qualidade de Vida Representa o grua de satisfação de cada pessoa com relação ao ambiente que a cerca dentro do seu trabalho.

45 Administração de RH (ARH)
Organizar Administração de RH (ARH) Lida com informações formais para a administração de pessoas dentro da organização Estratégica e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva.

46 Planejamento de RH Processo gerencial de :
Organizar Planejamento de RH Processo gerencial de : identificação e análise das necessidades organizacionais de RH; desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos; tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio , dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças.

47 Gestão de RH Organizar Algumas atividades da Gestão de RH
Movimentação de pessoal (transferências, promoções, admissões, demissões) Remuneração, cargos e salários Controle de pessoal (ponto, distribuição de efetivo, controle de produtividade) Acompanhamento de orçamento de pessoal Relação com sindicatos Higiene e segurança no trabalho Benefícios: Assistência médica e social, empréstimos e financiamentos, auxílios Treinamento e desenvolvimento de pessoas Avaliação de desempenho Gestão de carreiras

48 As transformações da ARH
Organizar As transformações da ARH Década de 70 Manter empresas fora dos tribunais e estar de acordo com o número crescente de regulamentações que governavam o local de trabalho Década de 80 Resolver problemas de custos nos quadros de pessoal relacionados a fusões, aquisições e downsizing Década de 90 Questões econômicas relacionadas a um local de trabalho cada vez mais global e competitivo

49 Questões de RH para o novo milênio
Organizar Questões de RH para o novo milênio                        Atuar nas organizações sem limites ou sem fronteiras, onde: A competitividade está na informação e no conhecimento A integração vertical cede espaço para o organização virtual

50 Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Integram todos os processos: vendas, distribuição, materiais, industrial, controladoria, custos, financeiro, contábil qualidade.

51 Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Seus aplicativos: geram compartilham comparam Informações Possibilitando o planejamento e auferindo as decisões

52 Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Áreas: Manufatura Finanças Recursos Humanos Suprimentos Projetos Front Office (Balcão de vendas) Ex.: Oracle, SAP R3, Baan, Microsiga, etc


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