A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica."— Transcrição da apresentação:

1 E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica

2 1. Câmara Escura de Orifício
Uma evidência de que a propagação da luz é retilínea é a câmara escura de orifício. Trata-se de uma caixa de paredes opacas com uma pequeno orifício em uma das paredes.

3 1. Câmara Escura de Orifício
Um objeto AB de altura “o” é colocado em frente ao orifício. Tomemos um ponto qualquer desse objeto; por exemplo o ponto A. Esse ponto emite luz em todas as direções, mas um feixe estreito passa pelo orifício, atingindo a parede oposta e formando uma minúscula área luminosa no ponto A’.

4 1. Câmara Escura de Orifício
O mesmo ocorre com o ponto B e com todos os outros pontos do objeto, de modo que obteremos uma imagem semelhante ao objeto, mas de ponta-cabeça. Dessa forma , a partir de uma semelhança geométrica pode-se expressar a seguinte equação:

5 1. Câmara Escura de Orifício
Exemplo: Uma câmara escura de orifício é posicionada a 30 m de uma árvore que mede 5,5 m de altura. Qual o tamanho da imagem na parede interna dessa câmara? o = 5,5 m p = 30 m p'= 0,3 m i = ? (isolando i ) p' 30cm

6 1. Câmara Escura de Orifício
Exercícios 1) Um lápis de 16 cm de comprimento é colocado em frente de uma câmara escura de orifício, como mostra a figura. Calcule a altura i da imagem formada no fundo da câmara.

7 1. Câmara Escura de Orifício
2) Um observador vê uma casa por uma câmara escura. Sabe-se que a altura da casa é de 6 m e que a imagem projetada no fundo da caixa tem 5 cm. Qual a distância entre a casa e a câmara?


Carregar ppt "E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google