A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11ª AULA Economia e Mercado. DEMANDA POR MOEDA As pessoas demandam de moeda por três razões. São elas: - demanda de moeda para transações; - demanda de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11ª AULA Economia e Mercado. DEMANDA POR MOEDA As pessoas demandam de moeda por três razões. São elas: - demanda de moeda para transações; - demanda de."— Transcrição da apresentação:

1 11ª AULA Economia e Mercado

2 DEMANDA POR MOEDA As pessoas demandam de moeda por três razões. São elas: - demanda de moeda para transações; - demanda de moeda por precaução; - demanda de moeda para especulação.

3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DEMANDA POR MOEDA i QMQM DMDM

4 É o preço da moeda, isto é, o preço do dinheiro no mercado financeiro. A demanda de moeda depende de dois fatores: 1. da renda – demanda para transação ou precaução; 2. da taxa de juros – demanda para especulação. TAXA DE JUROS

5 OFERTA DE MOEDA A emissão ou oferta de moeda é atribuição exclusiva do governo, através das autoridades monetárias. Não depende, portanto, da taxa de juros, mas da política econômica do governo. A emissão de moeda é condicionada pelo crescimento do produto da economia.

6 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA OFERTA MONETÁRIA i QMQM OMOM

7 DETERMINAÇÃO DA TAXA DE JUROS DE EQUILÍBRIO A taxa de juros de equilíbrio é determinada no mercado monetário, onde se encontram a oferta e a demanda de moeda. O processo é idêntico ao que determina o preço de uma mercadoria no mercado de bens e serviços, pois, como já vimos, a taxa de juros é o preço da moeda, isto é, do dinheiro. Portanto, a taxa de juros de equilíbrio é determinada no mercado pela oferta e pela demanda de moeda.

8 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO EQUILÍBRIO MONETÁRIO i QMQM OMOM DMDM i0i0

9 CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE A INFLAÇÃO Inflação é o contínuo, persistente e generalizado aumento de preços.

10 CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE A INFLAÇÃO Consideramos quatro tipos principais: Inflação de demanda - refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno- emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços a curto prazo;

11 Inflação de custos - tem suas causas nas condições de oferta de bens e serviços na economia. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam, levando à retração da oferta e provocando um aumento dos preços de mercado; Inflação inercial - é a aquela em que a inflação presente é uma função da inflação passada. Se deve à inércia inflacionária, que é a resistência que os preços de uma economia oferecem às políticas de estabilização que atacam as causa primárias da inflação. Seu grande vilão é a "indexação", que é o reajuste do valor das parcelas de contratos pela inflação do período passado. CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE A INFLAÇÃO

12 Inflação estrutural - a corrente estruturalista supunha que a inflação em países em vias de desenvolvimento é essencialmente causada por pressões de custos, derivados de questões estruturais como a agrícola e a de comércio internacional. CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE A INFLAÇÃO

13 Efeitos da Inflação Efeito sobre a distribuição de renda 1. Perda do poder aquisitivo dos salário; 2. Aumento dos preços dos produtos. Efeito sobre o mercado de capitais 1. As aplicações em poupança e títulos sofrem uma retração; 2. Estímulo a aplicação de recursos em bens de raiz, como terras e imóveis, que costumam valorizar-se.

14 Efeitos da Inflação Efeito sobre as expectativas Outra distorção provocada por elevadas taxas de inflação prende-se à formação das expectativas sobre o futuro. Efeito sobre os pagamentos de empréstimos e impostos Nas etapas iniciais do processo inflacionário, todos aqueles que contraí­ram dívidas líquidas ganham com a inflação, justamente porque não incorpo­ram nenhuma expectativa inflacionária.


Carregar ppt "11ª AULA Economia e Mercado. DEMANDA POR MOEDA As pessoas demandam de moeda por três razões. São elas: - demanda de moeda para transações; - demanda de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google