A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Economia Escola Monetarista - Milton Friedmann Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove. Curso: Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Economia Escola Monetarista - Milton Friedmann Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove. Curso: Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Economia Escola Monetarista - Milton Friedmann Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove. Curso: Administração

2 Monetarismo é uma teoria econômica que defende que é possível manter a estabilidade de uma economia capitalista através de instrumentos monetários, pelo controle do volume de moeda disponível e de outros meios de pagamento. Foi a principal teoria de oposição ao keynesianismo.

3 O principal teórico da Escola monetarista, o americano Milton Friedman foi um dos mais importantes e influentes economistas do século XX.

4 Friedman fundou a Escola Monetarista de Chicago. Foi um dos principais defensores do liberalismo econômico e um dos idealizadores do neoliberalismo. Foi também professor de economia na Universidade de Chicago. De acordo com o autor devem-se explicar as mudanças da atividade econômica pelas variações de oferta de dinheiro e não pelas variações de investimento.

5 Friedmann considera desnecessário e perigoso a intervenção estatal no desenvolvimento da economia por meio de despesas com investimentos. Deve-se apenas comandar cientificamente o crescimento da massa de dinheiro em circulação para obter o desenvolvimento e estabilidade econômica.

6 Nos anos 30, por uma falha de governo e devido à contratação de oferta monetária entre 1929 e 1933, ocorreu a Grande Depressão, que foi uma intervenção governamental na economia. Embora o banco central tivesse poder para evitar a catástrofe, Friedmann contribui para essa descoberta com concretas evidências documental demonstrando que a Grande Depressão ocorreu devido à contração da oferta monetária.

7 Grande crítico do Keynesianismo. Coloca um ponto final na crítica a Keynes. A crítica de Friedman não é feita diretamente à Keynes, mas à síntese (IS-LM). Friedman vai pegar a fragilidade que o IS-LM apresenta. A partir daí, vários economistas vão trabalhar para dizer que a política Keynesiana é incapaz de tirar a economia da crise (após a grande Depressão). Argumento central de Friedman: a política Keynesiana não movimenta a economia (não gera crescimento) e é inflacionária. Gera variação nos preços e não variação da riqueza.

8 Na década de 1970, através da Escola Monetarista de Friedman, ressurgiu o Neoliberalismo como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

9

10 O posicionamento de Friedman fez-lhe muitos adversários no plano das idéias, e foi motivo de muitas controvérsias. É criticado e combatido pela escola estruturalista, ligada à CEPAL, que defende a necessidade de mudança na estrutura econômica dos países em desenvolvimento, personalizando a reforma agrária, a distribuição de renda e o controle de capitais estrangeiros, entre outras medidas.

11 Por sua doutrina de pensamento econômico, Friedman contribuiu para a economia de muitas formas, exemplos: suas realizações nos campos de analise do consumo, da historia monetária e da teoria e demonstração da complexidade da política de estabilização, e por eles recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas, o Nobel de 1976.

12 Principais obras - A economia monetarista - História monetária dos Estados Unidos - Capitalismo e Liberdade - Liberdade para escolher - A tirania do Status Quo - Episódios da História Monetária

13 Referencias Bibliográficas: -biografia/1025-milton-friedman acessado em 10 de agosto de 2013http://www.libertarianismo.org/index.php/academia/arquivonovo/253 -biografia/1025-milton-friedman principal-teorico-da.html acessado em 10 de agosto de 2013http://economidiando.blogspot.com.br/2011/03/milton-friedman-o- principal-teorico-da.html Mauro Lucio Barbosa, Escola monetarista e escola keynesiana, escola-keynesiana acessado em 14 de agosto de escola-keynesiana Acessado em 14 de agosto de 2013http://historiaglobal.blogspot.com.br/2012/11/o-neoliberalismo.html imagem - choose-the-power-of-the-market-2006.html Acessado em 14 de agosto de 2013http://www.stopliberallies.com/milton-friedman-free-to- choose-the-power-of-the-market-2006.html Imagem- friedman-sobre-o-governo-federal.html Acessado em 14 de agosto de 2013http://zecarlosfrases.blogspot.com.br/2012/11/milton- friedman-sobre-o-governo-federal.html


Carregar ppt "Introdução à Economia Escola Monetarista - Milton Friedmann Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove. Curso: Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google