A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade"— Transcrição da apresentação:

1 Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 Produtividade –Conceitos
É a relação entre o esforço dispêndido e o resultado alcançado. Quanto menor o custo, esforço ou recursos gastos, maior a produtividade. A produtividade será maior quando com alcançamos (com o mesmo custo) uma maior quantidade ou melhor qualidade.

3 Produtividade- aplicações
Produtividade em Vendas> valor, rentabilidade, prazo de entrega, margem de lucro,etc. Produtividade em Compras> número de pedidos emitidos, pessoal envolvido, faltas no estoque, custos de aquisição (fretes, armazenamento). Produtividade em produção> número de pessoas x quantidade de peças x tempo de produção.

4 Produtividade - Análise
Para tomar decisões baseadas em produtividade devemos considerar a sazonalidade da produção e vendas. Devemos analisar gráficos e tabelas de produtividade ao longo do tempo para verificar tendências. Aumentar a produtividade e fabricação pode gerar aumento excessivo de estoque. Deve-se “casar” a produção com as vendas. É importante comparar a produtividade com outras empresas com semelhantes recursos e mercado.

5 Eficiência x Eficácia- Conceitos
Eficiência ou rendimento- é a relação entre os resultados obtidos e recursos(custos) empregados. Ser eficiente é otimizar recursos. Ser eficiente é fazer certo (algo). Eficácia – mede a relação entre o que foi planejado e o resultado obtido. Ser eficaz é atingir o objetivo. Ser eficaz é fazer a coisa certa.

6 Eficiência e Eficácia- Exemplos
Eficiência- fabricação de um bem dentro dos custos e fim de que o preço de venda seja competitivo. Eficácia- atender aos requisitos de fabricação e prazos, além de satisfazer o cliente.

7 Efetividade Efetividade – é a capacidade de se produzir um efeito (bom ou ruim). Efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz. Revela a medida da utilidade de um produto para a sociedade. Impacto de uma programação para solução de problemas.

8 Efetividade- Avaliação de impacto
O conceito de efetividade ajuda na avaliação e mensuração do impacto de uma política (p.ex). Deve –se levar em conta: Os objetivos devem ser mensuráveis; O foco é amplo e leva-se em conta a implementação que impactarão cenários econômicos e sociais.

9 Conclusão e usos dos conceitos
Os conceitos de produtividade, eficiência, eficácia e efetividade são importantes para diferenciar os níveis da empresa a serem trabalhados de forma a focarmos esforços para obter melhores resultados. Podemos medir separadamente cada conceito na empresa para ver os estágios de maturidade de cada área

10 Exercício Responder, tendo como base a empresa em que trabalha (ou uma que conhece) : a) Como é medida a Produtividade e como ela pode ser melhorada? b) Como é medida a Eficiência e como ela pode ser melhorada? c) Como é medida a Eficácia e como ela pode ser melhorada?

11 Obrigado Até a próxima aula


Carregar ppt "Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google