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COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM HUMANA

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Apresentação em tema: "COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM HUMANA"— Transcrição da apresentação:

1 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM HUMANA
Richard E. Mayer Editora Cultrix (apresentado por Catia Cristina de Araujo Quarterolli Bastos )

2 Aprendizagem de Conceitos
O sujeito precisa aprender uma regra para classificar objetos em categorias mutuamente exclusivas Cada apresentação em particular de um estímulo a ser classificado é chamada de tentativa ou caso

3 Aprendizagem de Conceitos
Cada caso pode ter várias dimensões Cada dimensão pode ter vários valores ou características possíveis Exemplos: cartas com desenhos de diferentes cores, formatos, tamanhos, de muitos objetos a serem colocadas em duas caixas

4 Aprendizagem de Conceitos
Identificação de conceitos - quando todas as dimensões básicas do estímulo são descritas antecipadamente para o sujeito que tem de identificar a regra relevante Formação de conceitos – quando o sujeito não sabe o conjunto básico de dimensões de estímulo potencialmente importantes e precisa desenvolver ou produzir tal conjunto, além de identificar a regra dominante

5 Aprendizagem de Conceitos
Quando as pessoas tentam resolver problemas de qualquer tipo destes, às vezes elas começam formando regras ou hipóteses, baseadas no errado ou em muito poucas dimensões mas, à medida que adquirem mais experiência, aumentam os desempenhos corretos

6 Processo de Pensamento
Teoria da Continuidade – encara a aprendizagem de conceitos como uma extensão direta do modelo associacionista E-R Teoria da Não-Continuidade – encara a aprendizagem de conceitos como a indução de regras (ou hipóteses) e testá-las

7 Dominância de Sinais Hierarquia de dominância - os sujeitos podem ter uma tendência a darem atenção primeiro a objetos concretos e, quando eles tiverem sido aprendidos, a formas e, então, a conceitos abstratos, tais como números. Ex.: Heidbreder

8 Dominância de Sinais Nível de dominância – probabilidade que tem um determinado estímulo de evocar como resposta determinada impressão sensorial. Ex.: branco para palavras como leite, giz e neve

9 Dominância de Sinais Sinal saliente – certos sinais são mais dominantes ou salientes que outros. Tendência dos sujeitos para basear suas hipóteses em cada pista. Ex.: regra de classificação baseada na cor e no ângulo

10 Estratégias As regras de classificação podem ser estabelecidas de várias maneiras, mas as três principais classes de regras usadas por Bruner et al. foram: Conceitos de valor único Conceitos conjuntivos Conceitos disjuntivos

11 Estratégias Método de apresentação de instâncias positivas desejadas do conceito e as instâncias negativas: Método de recepção Método de seleção

12 Estratégias Com o método de recepção, foram notadas duas estratégias distintas de recepção: Estratégia totalizadora Estratégia partitiva

13 Estratégias Com o método de seleção de apresentação, Bruner et al. notaram diversas estratégias de seleção semelhantes: Perscrutação simultânea Perscrutação sucessiva Focalização conservadora Focalização ao acaso

14 Modelos de Testes de Hipóteses
Idéia de amostragem – sujeito escolhe uma hipóteses de um fundo constituído por todas as hipóteses possíveis Idéia de não-memória – se a hipótese resulta em classificação correta de uma instância, ela é retida; caso contrário, é substituída no conjunto e uma nova hipótese é selecionada

15 Torre de Hanoi


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