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CANDIDATURAS Admissão Acolhimento 5ª sessão:. ACOLHIMENTO / CULTURA ORGANIZACIONAL Chegada de um novo COLABORADOR Manual de Acolhimento: -Todo historial;

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1 CANDIDATURAS Admissão Acolhimento 5ª sessão:

2 ACOLHIMENTO / CULTURA ORGANIZACIONAL Chegada de um novo COLABORADOR Manual de Acolhimento: -Todo historial; - Datas; Momentos; Pessoal - Organograma - Processo empresarial; - Mapa e locais comuns; -(etc) – Ver exemplo

3 Porquê um Manual de Acolhimento? O Desenvolvimento Organizacional é uma estratégia educacional complexa destinada a mudar as crenças, atitudes, valores e estruturas da organização, de forma que possa adaptar-se melhor às novas tecnologias, mercados e mudanças. Enfatiza o micro-comportamento para chegar ao comportamento organizacional. As organizações devem promover o desenvolvimento dos seus membros, numa perspectiva global e a longo-prazo. Devem encorajar abertura e colaboração entre os seus elementos, tendo em vista o aumento da motivação. O alvo da mudança passa pela análise de funções, atitudes dos empregados, processos de interacção dos grupos, cultura e clima organizacional.

4 Existem pressupostos básicos do desenvolvimento organizacional (Fachada, 1998): A organização deve adaptar-se continuamente às mudanças. Pois é um sistema dinâmico e aberto em constante reajustamento e reorganização, para sobreviver. Esta mudança é progressiva e contínua. A organização está em constante interacção com o ambiente, deve percepcionar essa mudança, ser sensível às transformações do meio e apresentar a flexibilidade suficiente para reorganizar os seus recursos, optimizando a sua adaptação.

5 A organização deve estar em constante interacção com os indivíduos que nela trabalham, o que supõe ter subjacente determinada concepção do Homem. Este é concebido como um ser com aptidões e capacidades para o desempenho, se a organização lhe oferecer um ambiente adequado e a possibilidade de nela crescer e desenvolver o seu potencial de realização. Os objectivos organizacionais devem coincidir, o mais possível, com os objectivos das pessoas que nela trabalham. Se o trabalho for estimulante e gratificante, há a realização do trabalhador e o cumprimento dos objectivos da organização.

6 Processos Individuais Base de Pessoal; Organização e Manutenção.


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