A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de tecnologias na Embrapa Suínos e Aves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de tecnologias na Embrapa Suínos e Aves"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de tecnologias na Embrapa Suínos e Aves
João Dionísio Henn D. Sc. Zootecnia SPAT

2 Unidade de Produto CAI (organizado, verticalizado, capacidade endógena

3 1. Avanço tecnológico na agropecuária
Como trabalho, terra e tecnologia explicam o crescimento da produção agropecuária? Fonte: Souza et al

4 1.1 Avanço tecnológico na avicultura

5 Distribuição dos benefícios do desenvolvimento tecnológico na avicultura de corte
Fonte: Pinheiro et al

6 1.2 Avanço tecnológico na suinocultura
Economia e Organização da Produção: Expansão no centro oeste, agroindústrias detêm fatores de produção, intensas e longas crises, novos mercados internacionais, evolução na produtividade (pouco ganho para o produtor), mão-de-obra... Sanidade Animal: Circovirose, H1N1 e doenças respiratórias... Grandes prejuízos econômicos. Meio Ambiente: Maior cobrança impacto ambiental (MP), Produtor: maior atenção ao manejo ambiental (licenciamento ambiental), quebra de um paradigma: dejetos como fonte de renda. Melhoria da Produção: Prolificidade, C.A., genética, BPFs, nutrição de precisão, bem estar animal...

7 PRODUTIVIDADE e TECNOLOGIA
Demanda mundial por alimentos: FAO: (relatório sobre o desafio do uso de terras e água) De 2009 até 2050: deverá ocorrer aumento de 70% no volume de alimentos produzidos (9 bilhões de pessoas). Nos últimos anos no Brasil (2009 e 2013): Na produção de grãos: ±10% de crescimento na média da produção brasileira dos principais grãos, cereais, oleaginosas e proteínas animais. Na carne suína: a produção subiu 11,28%, consumo interno 14,39 e exportações no mesmo patamar. Na avicultura: crescimento de 20,41% na produção, consumo interno subiu 24,11% e as exportações 13,22%. PRODUTIVIDADE e TECNOLOGIA

8 2. Avaliação dos impactos das tecnologias
Destaque – Arial 20pt Bold Texto – Arial 20 pt

9 Fases e tipos de avaliação de projetos de pesquisa e de tecnologias
*MCDA: Multicriteria Decision Aid - Multicritérios para o apoio à decisão (Martins et. al. 2011)

10 Como fazer? Dificuldades?
2.1 Avaliações Ex-Ante Estimativa dos impactos potenciais do projeto: Impactos Econômicos, Sociais, Ambientais, e na política de P&D&I Como fazer? Dificuldades? Campylobacter na avicultura e segurança dos alimentos X Aditivo nutricional de dietas de suínos ou aves

11 3. Qualificação e validação de tecnologias, produtos e processos - TPPs
(Alves, 2001) Seria importante que quando da discrição da técnica, pratica ou metodologia um questionário seja preenchido pela equipe responsável.

12 O autor recomenda a elaboração de um relatório explicando os seguintes aspectos:
1. Descrição detalhada da tecnologia ou do conhecimento. 2. Qual é a tecnologia que será substituída, esclarecendo as vantagens e desvantagens da nova tecnologia vis-à-vis à velha. 3. Discussão detalhada dos sistemas em que a nova tecnologia se encaixa ou se implica mudança radical de sistema. 4. Custo da nova tecnologia vis-à-vis à que será substituída, incluindo-se o risco de preço e de clima.

13 O autor recomenda a elaboração de um relatório explicando os seguintes aspectos:
5. Capacidade de resposta da nova tecnologia a insumos modernos. 6. As restrições à adoção em termos de custo de aquisição de capital, escolaridade do produtor, conhecimentos da assistência técnica e limitações de crédito. 7. Impacto sobre o meio ambiente. 8. Separar os benefícios privados dos sociais. O produtor baseia sua decisão nos benefícios privados. Se a defasagem for muito grande e a favor dos benefícios sociais, é necessário examinar que tipo de política pública se faz necessário para igualar os dois tipos de benefícios.

14 TPPs – 2012 12 avaliadas 3 selecionadas
Cultivo iniciador para salames fermentados desenvolvido a partir da microbiota natural de salames artesanais; Software Granucalc; Suplementação da dieta com óleo vegetal para aumento do conteúdo de ácidos graxos ômega-3 da gordura suína.

15 Título: Cultivo iniciador para salames fermentados desenvolvido a partir da microbiota natural de salames artesanais Líder: Teresinha Bertol Classificação: Produto Análise e encaminhamentos da equipe de avaliação Grande potencial para negócios e TT, porém aguarda autorização para manipulação. O cultivo desses fungos depende de autorização do CGEN, pois os mesmos são considerados patrimônio genético e seguem normas legais especificas. Nesse momento não são necessárias ações de transferência de tecnologia para este produto.

16 Título: Software Granucalc
Líder: Everton Krabbe e Dirceu Zanotto Classificação: Produto Análise e encaminhamentos da equipe de avaliação O software já encontra-se em uso nas fábricas de ração das agroindústrias e está disponível para download na página da Embrapa; A elaboração de um folder é necessária. O software é de uso livre, não cabendo ações de negócios, tampouco de patentes.

17 Título: Suplementação da dieta com óleo vegetal para aumento do conteúdo de ácidos graxos ômega-3 da gordura suína Líder: Teresinha Bertol Classificação: Prática/Processo Análise e encaminhamentos da equipe de avaliação O trabalho gerou informações importantes para o setor de produção de derivados cárneos, principalmente para produtos diferenciados; Cobrar os autores para que publiquem o trabalho em revista cientifica; Elaborar um folder para públicos específicos.

18 AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA REUTILIZAÇÃO DA CAMA DE FRANGOS DE CORTE
(Avetec) Jonas Irineu dos Santos Filho, Valdir Silveira Ávila, Rosana Guiducci, Joaquim Raimundo Lima Filho, Mierson Martins Motto

19 FASES DO ESTUDO Definição da tecnologia e qual alteração no sistema produtivo; Painéis para obtenção dos dados; Avaliação da tecnologia no custo e na rentabilidade da atividade quando comparado com o modelo tradicional; Quais os riscos envolvidos na analise; Conclusões;

20 TECNOLOGIA DA REUTILIZAÇÃO DA CAMA
Avila et al. (2007) A cama de aviário é utilizada para evitar o contato direto da ave com o piso. Serve de substrato para a absorção da água, na incorporação das fezes e penas e contribuir para a redução das oscilações de temperatura no aviário.

21 TECNOLOGIA DA REUTILIZAÇÃO DA CAMA
No Brasil: 6 lotes; USA: até 24 lotes; EU: A cama é trocada cada lote. Em função de não reutilizar a cama, a UE queria solicitar que os seus fornecedores internacionais efetuassem a mesma prática, o que para o caso brasileiro teria impactos econômicos e ambientais. Em 2009, as exportações para Europa representam 15% das exportações de frangos do Brasil e 4,5% da produção Brasileira.

22 SISTEMAS TECNOLÓGICOS AVALIADOS
Caso 1 - Sistema Convencional: Utilizar a cama de frangos durante seis lotes. Usar 6 cm de maravalha em todo o aviário e a cada lote devem ser incorporados mais 10 m3 de maravalha. O tratamento da cama é feito com cal. Caso 2 - Tecnologia de boas práticas da Embrapa: Neste caso a cama é utilizada também por 6 lotes e é feita com a distribuição de 10 cm de maravalha, em todo o aviário. O tratamento da cama é efetuado com compostagem. Caso 3 - Tecnologia para a diretiva da UE de não reutilizar a cama: Neste cenário a técnica utilizada seria a mesma da convencional, sem a reutilização da cama.

23 Painéis Produtores: SC, PR, RS, MG, GO, MT, MS
Painel com grupo de pesquisadores para definir o sistema padrão de produção. Painel em SC, 2010: 18 participantes – 4 reuniões Painel em DF, 2010: 17 participantes – 2 reuniões Painel em SC, 2011: 14 participantes – 2 reuniões Painel em MS, 2012: 15 participantes – 1 reunião Painel em MS, 2013: 20 participantes – 4 reuniões Painel em SC, 2013: 15 a 19 de julho – 1 reunião Painel em MT, 2013: 24 a 29 de julho. Participaram dos painéis representantes da Embrapa Suínos e Aves, extensão rural, sindicatos dos produtores e órgãos de representação dos produtores e das agroindústrias.

24 ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO
Demanda por maravalha; Valor da depreciação e juros sobre o capital; Sistema convencional e Diretiva da EU – Utiliza maquina de distribuição da maravalha; Sistema alternativo – Utiliza lona para auxiliar na compostagem da cama; Alteração na demanda por Ca(OH)2; Questão da mão de obra.

25 Análise de eficiência econômica

26 Análise de eficiência econômica

27 Análise de Investimento: VPL e TIR

28 Efeito da reutilização da cama nos sistemas convencional e “boas práticas Embrapa” sobre o custo de produção do produtor de frango Fonte: Cálculo dos autores

29 Impactos econômicos, sociais e ambientais da compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos
1

30 Caracterização da tecnologia

31 Fluxograma do tratamento por dejetos por Compostagem x Esterqueira
- Lavoura; - Pastagens; Armazenamento Compostagem Uso na Propriedade ou Comercialização do composto. Efluente Esterqueira Efluente Oliveira (2011) 1

32 Determinar a viabilidade econômica da utilização dos dejetos suínos na fabricação de composto orgânico. A viabilidade econômica foi determinada através da analise de custos e receitas do empreendimento. Analisou-se o sistema de compostagem, onde a movimentação e incorporação do composto são efetuadas mecanicamente. Os resultados obtidos mostram que a compostagem é economicamente viável caso se obtenha valor de venda do composto superior a R$ 250,00 por tonelada em um cenário onde a maravalha é adquirida no mercado. Caso o produtor faça opção por comprar a madeira e efetuar a compostagem na própria propriedade este valor diminui para R$ 155,00 por tonelada. Ainda existem outros arranjos onde ao invés de comprar madeira o produtor passe a produzi-la o que pode diminuir ainda mais o custo de produção.

33 Eng. Agríc., Jaboticabal, v.31, n.3, p.477 - 486, 2011.
Destaque – Arial 20pt Bold Texto – Arial 20 pt Aumentar a eficiência do biodigestor, inserir sistemas de produção que utilizem a energia gerada, utilizar o gás na forma natural e na propriedade.

34 4. Avaliação dos Impacto ex-post
A tecnologia já foi validada, transferida e está sendo utilizada. Excedente Econômico AMBITEC Função de produção Variação do excedente

35 4.1 Tecnologias Avaliadas na Embrapa Suínos e Aves

36 Título - Arial 34pt Modernização tecnológica: 2,8% da meta de redução da agropecuária, estabelecida no programa ABC. Redução de 3,65 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano. Contribui com competitiva no mercado global: desempenho ambiental sustentável.

37 ... Base para políticas públicas
Modernização de aviários incluída no Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 MAPA e UBABEF: Conforme estudo da Embrapa, serão necessários cerca de R$ 1 bilhão em investimentos nas estruturas atuais da granja para que o país recupere, plenamente, seus níveis de competitividade, perdidos com a defasagem tecnológica. Linha de crédito: Agricultura de baixo C (ABC) R$ 800 mil por tomador e a taxa de juros de 5,5% ao ano.

38 5. Considerações Finais Dentro de um organograma interno, a avaliação de tecnologias deverá começar no projeto de pesquisa ou de cooperação técnica. Desta forma, o cronograma de atividades deverá nascer junto com o projeto, que será recebido para analise técnica no CTI já com uma avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais do mesmo. Nesta fase deverá ser prospectado o potencial de geração de produtos patenteáveis/licenciados por parte do projeto e assim determinar-se-á a estratégia de divisão de lucros, publicação, etc.

39 5. Considerações Finais Durante a publicação/apresentação dos resultados dentro do sistema Embrapa, será imprescindível a avaliação de impacto das tecnologias apresentadas a sociedade. É necessário capacitar todos os pesquisadores e analistas da unidade em relação a avaliação de projetos/tecnologias. Este fato favorecerá a inserção da avaliação dentro do próprio projeto de pesquisa.

40 5. Considerações Finais Estimativa dos custos das tecnologias:
Organizar um centro de custos por tecnologia; Novas metodologias que podem/devem ser utilizadas: ACV MCDA Análises de Risco e Simulações – Monte Carlo.... DreamSur Outras....

41 Muito Obrigado pela Atenção!


Carregar ppt "Avaliação de tecnologias na Embrapa Suínos e Aves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google