A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colonização das Américas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colonização das Américas"— Transcrição da apresentação:

1 Colonização das Américas

2 COLONIAS DE EXPLORAÇÃO
COLÔNIA DE POVOAMENTO 1-Produção agrícola em grandes propriedade para exportação 1- Em pequena escala, consumo interno 2- Trabalho escravo, índios ou negro 2- Trabalho livre, assalariado 3- Pacto colonial rígido 3- Ausência de Pacto colon. 4- Monocultura 4- Policultura 5- Hoje países pobres 5- Países ricos 6- Países de clima tropical 6- Subtropical 7- Primeiro se construiu uma cadeia 7- Escola

3 ITENS Espanhóis Portugueses Ingleses Período Século XVI Século XVII Financiadores Coroa e Igreja Coroa e particulares Particulares Motivo da expedição Especiarias, metais preciosos Especiarias e metais preciosos Perseguição política e religiosa, posse de terra Perfil do explorador Civis, jesuítas e militares Civis, jesuítas e militares Civis e perseguidos religiosos Motivação do colonizador Explorar, enriquecer e retornar para a Europa Permanência

4 Navegação, armas, astronomia Navegação, armas, astronomia,
ITENS Espanhóis Portugueses Ingleses Conhecimento técnico Navegação, armas, astronomia Navegação, armas, astronomia, Comércio, navegação, armas Poder político na Metrópole Igreja e Estado Burguesia mercantil e Estado Absolutismo (poder eclesiático e político) Relações Metrópole - colônia Pacto colonial Autonomia entre as colônias/ Antilhas e África Tipo de ocupação De exploração De povoamento (N e Centro) De exploração (S) Mão-de-obra Índios nativos Índios nativos e escravos africanos N = homens livre e servos - S = escravos africanos

5 ITENS Espanhóis Portugueses Ingleses Principal atividade econômica Metais preciosos Monocultura (açúcar) N = artesanato; manufaturas S = monocultura Sistema administrativo Vice-Reinados e divisão de terras Capitanias hereditárias N = pequena propriedade S = latifúndios Grupos étnicos na colônia Índios e europeus Índios, negros e europeus Basicamente europeus. No Sul, também negros Economia colonial Extrativismo mineral Extrativismo vegetal Agrícola no S e manufaturas no N. Conseqüên-cias Exploração pura e simples Desenvolvimento comercial e enriquecimento da Metrópole Colonização da América do Norte Ideologia Mercantilista

6 COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
A Espanha colonizou a maioria dos países latino americanos, explorou principalmente a prata e o ouro, nas regiões do Peru, Bolívia e México, com mão-de-obra indígena compulsória.

7 Para facilitar a administração, a Espanha dividiu suas terras em Captitanias Gerais e Vice-Reinos e a Casa de Contratação fazia a fiscalização cobrando um quinto dos metais extraídos: a população era dividida em classes: chapetones, criollos, mestiços e índios.

8 3- Os metais saíam por apenas três portos: Veracruz no México, Porto Belo no Panamá e Catagena na Colômbia, o controle colonial era rigoroso- pacto Colonial- colônia de exploração.

9 COLONIZAÇÃO INGLESA A Inglaterra colonizou uma estreita faixa de terras no leste dos EUA, eram as treze colônias inglesas na América do Norte, onde se estabeleceram os refugiados religiosos, econômicos - cercamentos, e políticos - guerra civil .

10 O centro e o norte eram colônias de povoamento, portanto não eram exploradas e o sul colônias de exploração, onde a Inglaterra cultivou algodão quase dois séculos, mantendo a dependência econômica e a estagnação social.

11 As colônias do centro-norte como quase não sofriam a pressão colonial- desenvolveram as manufaturas, avanço comercial, dinamização social e praticavam o comércio triangular com outras colônias: Antilhas- melaço que era transformado em rum, na África trocava-o por escravos, estes eram trocados nas Antilhas por açúcar que era levada para a Europa e de lá traziam alguns manufaturados.

12

13 COLONIZAÇÃO PORTUGUESA
Em , Pedro Álvares Cabral toma posse do Brasil em nome do rei de Portugal. Até 1530 foi o chamado período pré-colonial, foi explorado o pau-brasil no litoral brasileiro, com mão-de-obra indígena, havia o escambo. Portugal não ocupou estas terras, estava mais preocupado com as Índias.

14 Período de invasões de franceses, ingleses, holandeses e espanhóis.
A partir de 1530 colonização efetiva. Em 1531 chega Martim Afonso de Souza, criando as Capitanias Hereditárias, distribuindo as Sesmarias e em 1532 já existiam as vilas de São Vicente e Santo André em São Paulo. Chegada de Martim Afonso de Souza

15 Início do Cultivo da Cana de açúcar no litoral brasileiro: latifúndios, escravidão e monocultura.
Pacto Colonial rigoroso, ajuda financeira e tecnológica holandesa. A pecuária era um apêndice da cana.

16

17 Em 1549, cria-se o Governo Geral, com sede em Salvador:Tomé de Souza, Duarte da costa e Mem de Sá
Século XVI invasão de franceses no R J - França Antártica e MA- França Equinocial e invasão holandesa em Salvador e Pernambuco - Maurício de Nassau - 24 anos.

18 A expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro levou com eles a produção do açúcar – Antilhas.
Bandeirantismo e drogas de sertão.

19 Fim do século XVII, os Bandeirantes descobrem ouro em MG, a pecuária desce para o Sul do Brasil.

20 Escravidão, Classe média, interiorização da população, fome nas áreas aurículas, urbanização.

21 Ouro de aluvião ou faísca e de lavras, Datas, Casas de Fundição, Quinto.

22 12-Assinatura do Tratado de methuem -1703 com Inglaterra , dependência inglesa.

23 Guerra dos Emboabas - 1708 em MG; Dos Mascates 1710 em PE;
Revoltas nativistas: Beckmam 1684 no MA; Guerra dos Emboabas em MG; Dos Mascates 1710 em PE; Felipe dos santos em MG. Felipe dos Santos: seu "crime" de sonhar com a liberdade foi punido com a morte no garrote vil, argola de ferro que apertava o pescoço.

24 Os demais colonizadores como holandeses e franceses sobraram com pequenas áreas:
Holandeses: Suriname e algumas ilhas nas Antilhas; Franceses: Guiana Francesa, parte dos USA e algumas ilhas nas Antilhas.

25


Carregar ppt "Colonização das Américas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google