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Suporte ao desenvolvimento de aplicações departamentais

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Apresentação em tema: "Suporte ao desenvolvimento de aplicações departamentais"— Transcrição da apresentação:

1 Suporte ao desenvolvimento de aplicações departamentais
DSC/Sesuc 08/07/2007 (trechos e com novo layout)

2 Agenda Motivação Estratégia Ferramentas

3 Motivação Dificuldade em atender a demandas localizadas de clientes
Falta de padronização, controle e normatização de aplicações desenvolvidas por usuários Profusão de diferentes tecnologias Access, PHP, ASP... Dificuldade de gerência e integração com o ambiente do TCU Dificuldade de publicação de informações no Portal Dificuldade de gestão das ferramentas instaladas Solução de continuidade das aplicações desenvolvidas Necessidade de ferramenta para desenvolvimento de pequenas aplicações no Portal Oportunidade de discutir o negócio com o cliente e orientar a solução

4 Plano de Diretrizes do TCU
Estratégia Plano de Diretrizes do TCU Iniciativa 4 - Disseminar e intensificar o uso de TI no âmbito do TCU. Plano Diretor de TI Ação Implantar ferramenta para desenvolvimento de sistemas departamentais e prover suporte aos usuários na utilização da referida ferramenta. - 08/ Sesuc

5 Estratégia Definição da solução Avaliação e Testes das ferramentas
Configuração e implantação da ferramenta Uso como ferramenta de desenvolvimento do Segec (Portal) Elaboração e execução de treinamento com equipe de suporte e multiplicadores Elaboração de treinamento on-line Criação de comunidade de desenvolvedores departamentais Criação de núcleo de suporte ao desenvolvimento de soluções departamentais no Sesuc

6 Estratégia Criação de metodologia para desenvolvimento de soluções departamentais Treinamento de potenciais clientes - uso de videoconferência Ampliação das competências e agregação de valor ao Sesuc Disseminação e incentivo ao uso Normatização e padronização do desenvolvimento de aplicações departamentais

7 Aplicações Departamentais
Estratégia Suporte Setec Aplicações Departamentais Treinamento Comunidade de Prática Metodologia APEX

8 Apex Application Express - RAD História Apex em Apex
HTML DB (2002) Apex 2 Hoje Apex 3 Apex em Apex “Access da Oracle para a Web”

9 Por que Apex? Sem custos adicionais Similar ao Access
Baixo custo de instalação e administração Integração com BD Oracle e Portal Facilidade de publicação no Portal e acesso ao Banco de dados corporativo Boa curva de aprendizagem Desenvolvimento e publicação Web Utilização de Webservices existentes Autenticação via SSO / Apex / Público Web 2.0

10 Riscos Não pegar - baixo Pegar pela metade - médio - não conseguirmos diminuir o uso de outras ferramentas como o ASP Pegar e comprometer a performance dos sistemas corporativos - Monitorar Pegar e não conseguirmos atender à demanda por suporte - médio Descontinuidade ou mudança de política de comercialização pelo fabricante

11 Apex no TCU Reunião com a Abin Primeiras apresentações Oracle
Instalação em ambiente de Teste Análise e testes (DSC, Segec, Sesuc, Diamb) Aprovação de uso Reunião de diretores e secretário Abertura de OS com a Unimix Definição de arquitetura e orientações de uso Elaboração de treinamento Instalação e configuração em ambiente de produção - Seconf Organização do Treinamento para o núcleo de suporte e primeiros participantes - Sesuc Elaboração de tutoriais de treinamento (texto e Flash), testes com migração de aplicações Access e desenvolvimento de aplicações piloto - Sesuc

12 Apex no TCU Arquitetura básica Grau de dificuldade:
Espaços de trabalho e esquemas Mesmo nome Grau de dificuldade: Usuários básicos (igual) Usuários avançados Programação em PL/SQL Problema de referencial web – tudo parece fácil Permite uso de outras tecnologias, como Ajax


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