A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo de Desenvolvimento Descentralizado de Soluções de TI Tribunal de Contas da União.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo de Desenvolvimento Descentralizado de Soluções de TI Tribunal de Contas da União."— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Desenvolvimento Descentralizado de Soluções de TI Tribunal de Contas da União

2 Agenda Conceitos Contextualização Modelo de negócio do TCU Vantagens e limitações Resultados

3 Conceitos Desenvolvimento descentralizado Desenvolvimento de software executado por áreas de negócio da organização Desenvolvimento departamental Desenvolvimento local Desenvolvimento setorial

4 Conceitos Desenvolvimento por usuário final End-User Development can be defined as a set of methods, techniques, and tools that allow users of software systems, who are acting as non-professional software developers, at some point to create, modify or extend a software artifact. Fonte: [Lieberman et al. 2006] End-User Development: an emerging paradigm

5 Conceitos Paradigma do usuário desenvolvedor É política formal de governo nos EUA e no Reino Unido - data.gov e data.gov.uk Cidadãos acessam bases do governo e empresas e geram e publicam suas próprias aplicações A primary goal of Data.gov is to improve access to Federal data and expand creative use of those data beyond the walls of government by encouraging innovative ideas (e.g., web applications).

6 Conceitos Paradigma do usuário desenvolvedor Fonte: [Fischer, Sutcliffe et al.] Univ. of Colorado - USA, Univ. of Manchester - UK Meta-Design: A Manifesto for End-User Development

7 Contextualização Desenvolvimento descentralizado no TCU Sempre existiu... Dificuldade da TI em atender a demandas Falta de conhecimento e participação da TI Duplicidade de esforços Diversidade de ferramentas Risco de descontinuidade Segurança Alinhamento estratégico Governança e gestão de TI

8 Contextualização Estratégia Aceitar a realidade do desenvolvimento descentralizado Aproveitar essa realidade para ampliar a capacidade produtiva da área de TI Definir e formalizar um modelo de negócio Construir parcerias Articular esforços e recursos necessários para garantir o sucesso das unidades parceiras

9 Desenvolvimento Descentralizado Modelo de negócio do TCU Pessoas Seleção Capacitação Colaboração Processos Normas Metodologia Documentação Ferramentas Oracle Apex Governança e Gestão

10 Solução de TI Corporativa Impacto significativo sobre os resultados e o funcionamento do Tribunal Departamental Atendimento de necessidades de uma unidade ou de um conjunto limitado de unidades Provimento Centralizado Desenvolvimento, aquisição ou manutenção realizado pela STI ou pela Setic Descentralizado Desenvolvimento, aquisição ou manutenção realizado por outra unidade do Tribunal, sob orientação da Setic ou da STI Modelo de negócio do TCU Normatização Fonte: Política de Governança de TI - PGTI/TCU (Minuta)

11 Modelo de negócio do TCU Processos: papéis e responsabilidades Fonte: [Fischer, Sutcliffe et al.] Univ. of Colorado - USA, Univ. of Manchester - UK Meta-Design: A Manifesto for End-User Development STI/Disol-3 (Seade) Comunidade STI/Disol-3 (Seade) Comunidade STI/Disol-3 (Seade) STI/Disol-3 (Seade) Oracle Apex Oracle Apex

12 Projeto Requisitos Documentação Modelo de negócio do TCU Processos: metodologia e documentação

13 Modelo de negócio do TCU Pessoas: seleção, capacitação e colaboração Seleção e capacitação de estagiários Treinamento EaD autoinstrucional Comunidade de prática Congrega material técnico inédito em português Wiki – contribuição dinâmica de conteúdos Fórum e lista de discussão ativa Núcleo de Qualidade (Usabilidade e Testes)

14 Modelo de negócio do TCU Ferramentas: APEX

15 Modelo de negócio do TCU Governança e Gestão Identificação das ações de informatização no âmbito das unidades Alinhamento dos projetos com objetivos organizacionais Análise e proposta de estratégia de provimento da solução Padronização de processo de trabalho e ferramentas Aumento da segurança e redução do risco de descontinuidade Monitoramento sistemático do ambiente

16 Modelo de negócio do TCU Monitoramento e segurança

17 Modelo de negócio do TCU Como funciona na prática... Unidade parceira Unidade identifica necessidade / problema de negócio Aloca equipe de desenvolvimento (Servidor e/ou vaga de estágio) Desenvolve e mantém o sistema STI/Setic (Seade) Análise negócio (Alinhamento estratégico e melhor solução) Orienta, acompanha e apoia o desenvolvimento Acompanhamento do projeto Identifica escopo e principais requisitos Modelagem e prototipação Documentação Testes e homologação Suportes agendados Ferramenta (Apex)

18 Vantagens Melhoria da governança e gestão de TI Ampliação da capacidade produtiva da área de TI Alocação de colaboradores de outras unidades Um analista de TI pode acompanhar aproximadamente 5 projetos de novos sistemas 8 sistemas em produção Ampliação de unidades atendidas e da satisfação dos clientes Mais de 30 unidades atendidas

19 Vantagens Permite o desenvolvimento de soluções de natureza departamental ou corporativa de médio e grande porte Sispar : +150 telas Sisconjur, Sisjur, Sigeste, Pesquisar: +100 telas Sisouv: +80 telas Elevada produtividade e robustez Ferramenta padronizada (Apex) Relatórios interativos e consumo de Web Services Banco de dados corporativo (Integração, Segurança, backup)

20 Limitações Capacidade de atendimento da equipe de TI Equipe: 1 chefe e 3 analistas Média de 17 sistemas por analista (Acima da capacidade) Filas para novos projetos e dificuldade de atendimento de demandas por suporte Contratação de estagiários Necessidade de processo seletivo rigoroso Necessidade de reposição e contratação para novos projetos Oferta limitada de bons estagiários Valor da bolsa de estágio defasado Tendência de aumento do turnover

21 Limitações Ferramenta de desenvolvimento (Apex) adequada para sistemas transacionais (CRUD) Não se aplica ao desenvolvimento de qualquer tipo de sistema Ferramenta de desenvolvimento (Apex) e padrões definidos impõem restrições de usabilidade Resultados a médio e longo prazos (Sisconjur, Pesquisar, Sisouv: 1,5 anos) Exigência de processo de trabalho, padronização e documentação Apoio e suporte limitados à capacidade da equipe de TI Desenvolvimento feito por estagiários (pouca experiência e 4h/dia)

22 Resultados

23 67 Sistemas (43 em produção e 24 em desenvolvimento) 30% do total de sistemas com impacto direto nas demandas de desenvolvimento centralizado (aproximadamente 20 sistemas) 30 unidades parceiras 92 Desenvolvedores 26 servidores 66 estagiários Sistemas em Produção: 43 Sistemas em Desenvolvimento: 24

24 Resultados Algumas soluções descentralizadas Segedam SigestSismac Banco de competências Segecex Processos Relevantes PesquisarSiscob Segepres SisouvSisconjurSisjurSispar Portfólio de Sistemas de TI DescentralizadosPortfólio de Sistemas de TI Descentralizados (disponível a todos no TCU)

25 Gestão de Estagiários - Sigest

26 Elaboração e aplicação de pesquisas- Pesquisar

27 Sistema de Ouvidoria - Sisouv

28

29 Resultados Colabora em mais de 50% dos objetivos estratégicos

30 Tribunal de Contas da União Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação Secretaria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e /


Carregar ppt "Modelo de Desenvolvimento Descentralizado de Soluções de TI Tribunal de Contas da União."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google