A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Latina no século XX

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Latina no século XX"— Transcrição da apresentação:

1 América Latina no século XX
Revolução Cubana

2

3 Declaração de Fidel Castro, a 16 de abril de 1961.
“ Isto é o que não nos podem perdoar, que aqui, sob seu nariz, façamos uma revolução socialista” Declaração de Fidel Castro, a 16 de abril de 1961.

4 > Etapas:  : Período Colonial; : República Burguesa; ?: República Socialista. 

5 > Período Colonial: 
“Engenho do Mundo” Tráfico Negreiro; Capitais dos EUA no país. fim do Colonialismo; NeoColonialismo > EUA (se comercializava tabaco e açúcar); Comércio desigual > causa crescimento desigual; EUA > Imperialismo em Cuba, dominação comercial, econômica, Neocolonialismo.

6 > Independência: ; É o marco do imperialismo americano; Independência Política: Cuba x Espanha > vitória de Cuba. Independência Econômica: Cuba x EUA > Derrota de Cuba. Herói: José Martí; Guerra Hispano-americana- 1898: EUA dá apoio para Cuba.

7 > A República Mediatisada ou República Burguesa 
; Governos pró-americanos; -Características: Base de Guantânamo. Emenda Platt 1901: os EUA para intervir em Cuba. Desenvolvimento da agromanufatura do açúcar; Instalação de indústrias: coca-cola, turismo; Governos ditatoriais: Gerardo Machado; Batista (foram eleitos e deram o golpe). 

8

9 Sul da ilha e tem cerca de 111,9 km² de área.
Concedida aos EUA como estação naval em 1903, em troca do pagamento de 2000 dólares por ano. Se encontram os prisioneiros das guerras do Afeganistão e Iraque. Fidel Castro nunca utilizou o pagamento do "aluguel". Único campo minado do ocidente. Sem amparo em convenções internacionais - não há como fiscalizar o que acontece em seu interior. Os presos não possuem direito a advogados, visitas ou a um julgamento. Denúncias de torturas, estupros e assassinatos são comuns. EUA não permitem que a ONU inspecione as condições da base. Vai contra a convenção de Genebra e consequentemente viola os direitos humanos.

10 > As eleições de 1952: -Candidatos: · Fulgêncio Batista; · Fidel Castro (advogado do partido ortodoxo), queria só o pluripartidarismo. Batista dá um Golpe apoiado pelos EUA e pelo exército. Batista internamente era sustentado pelas forças sociais ligadas ao latifúndio.

11 > Assalto a Moncada:
26 de julho de 1953; Fidel e amigos tentam tomar um quartel. Fracassam, são mandados a prisão e posteriormente são exilados no México; Surge o Grupo: MR-26 –Movimento 26 de julho Projetos: · Pluripartidarismo; · Eleições livres; · Defesa da propriedade privada; · Anti-imperialismo, anti-EUA; · Redistribuição de Renda. 

12 No México eles treinam e partem até Cuba num navio Granma
No México eles treinam e partem até Cuba num navio Granma. Entram em guerra com o exército, os 12 sobreviventes vão para a Sierra Maestra; 1956/1958; Foi uma Guerra de Guerrilha.

13

14

15

16 Líderes: “ Che” Guevara, Fidel Castro;
Apoio: burguesia, estudantes, sindicatos, Igreja, camponeses, intelectuais socialistas; Tática: maoísta. PSP colocou-se à princípio contra o MR-26, mas nas vésperas da tomada de governo o PSP aliou-se ao movimento; Foi uma Revolução Burguesa, mas Cuba opta pelo Socialismo posteriormente, por pressão dos EUA, isolando-a e expulsaram-na da OEA e da TIAR Cuba sendo pressionada pelos EUA buscou apoio da URSS.

17 Vitórias contínuas dos barbudos.
Che Guevara em Santa Clara. Em 31/12/1958, Fulgêncio Batista fugia de Cuba. Fidel nomeia um governo de coalizão, presidido pelo Liberal Urrutia; Em 16/02/1959, Fidel assume o cargo de primeiro ministro em lugar de Miro Cardena e em julho Urrutia era afastado, passando o MR-26 a assumir o controle do governo. 

18 >República Socialista 
Cuba alinha-se à URSS. Conflito geopolítico da Guerra Fria, entre os EUA e a URSS. Promove uma reforma agrária, nacionaliza as empresas norte americanas e fuzila colaboradores de Batista; Em 1959 os EUA fazem Bloqueio Econômico a Cuba. Então, procura aproximação com a URSS. Nos EUA a CIA treinava exilados cubanos para invadirem Cuba e efetivarem um golpe de Estado.

19 04/1961 - invasão a Cuba pelos EUA, - Baía dos Porcos
04/ invasão a Cuba pelos EUA, - Baía dos Porcos. Visava provocar um movimento contra o governo de Fidel. Aproximação de Cuba com a URSS e Fidel torna oficial o alinhamento; Em 1962 Cuba é expulsa da OEA;

20 -Instalação de mísseis soviéticos em Cuba - Bloqueio Naval - crise dos mísseis.
-Os EUA no resto do Caribe - política do “BigStick”; -PCC, originado do PSP, e do MR-26; -Em 1972 Cuba entra no COMECOM. -Cuba alinha-se ao Bloco Comunista Soviético, sem perder a sua soberania. 

21 > Abertura de Cuba Em Perestroika e a Glasnost na URSS. A URSS passa a não ajudar mais Cuba; Sofre com o embargo econômico americano e com a falta do petróleo soviético; Em 1993 são permitidas em Cuba candidaturas independentes aos governos regionais. Fidel autoriza a abertura ao turismo e a posse de moeda estrangeira; Cuba sofre com o aumento da dívida externa com o aumento de pagamento de juros; Cuba vive uma enorme crise econômica atualmente.

22 Postais de Cuba

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50 Museu da revolução e Restos mortais de Che Guevara.

51

52 CARROS DE CUBA ‘’São uma atração à parte
CARROS DE CUBA ‘’São uma atração à parte. A maioria é dos anos 50, caindo aos pedaços, devido ao embargo americano, que não permitiu a entrada de veículos após a Revolução’’

53


Carregar ppt "América Latina no século XX"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google