A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA"— Transcrição da apresentação:

1 TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
2.1. A Terra e o sistema solar A Lua vista da Terra: a face oculta da Lua e as fases da Lua

2 A Lua e a Terra A Lua é o único satélite natural da Terra e a sua superfície está coberta de crateras. A Lua em órbita ao redor da Terra. Imagem obtida em 16/12/1992 pela sonda Galileu, a uma distância de cerca de 6,2 milhões de quilómetros.

3 Distância da Lua à Terra
km 1,3 segundos-luz Significa que a luz reflectida pela Lua demora cerca de 1 segundo a chegar à Terra

4 Quais são os movimentos da Lua?
11 Quais são os movimentos da Lua? Terra e Sistema Solar A Lua executa dois movimentos: o de rotação em torno do seu eixo e o de translação à volta da Terra. Os dois movimentos ocorrem no sentido de Oeste para Este. Curiosamente, a Lua demora o mesmo tempo, 27,3 dias, a dar uma volta à Terra e a rodar sobre si própria.

5 Face oculta da Lua tirada por ocasião da missão Apolo 16 em 1972.
Porque será que a Lua tem sempre a mesma face voltada para a Terra? O tempo que a Lua leva para orbitar em volta da Terra (27,3 dias) é igual ao tempo que ela leva para girar em torno do seu eixo. Por este motivo, a mesma face da Lua está sempre voltada para nós. A face oculta da Lua só pode ser vista ou fotografada por astronautas ou satélites em órbita da Lua. nssdc.gsfc.nasa.gov/imgcat/hires/a16_m_3021.gif Face oculta da Lua tirada por ocasião da missão Apolo 16 em 1972.

6 O que são as fases da Lua? A Lua agora
Quando observamos a Lua, ela apresenta diferentes formas, em função da iluminação que recebe do Sol. totalmente iluminada; parcialmente iluminada; às escuras. As fases da Lua são as diferentes formas que a Lua apresenta quando observada da Terra.

7 Fases da Lua

8 Simulação do movimento de translação da Lua e suas fases.

9 Fases da Lua 11 C - Lua cheia A - Lua nova D - Quarto minguante
B - Quarto crescente Na fase de lua nova, a Lua não se vê. Na fase de quarto crescente, a Lua tem a forma de D. Na fase de lua cheia, a Lua parece uma bola de luz. Na fase de quarto minguante, a Lua tem a forma de C.

10

11 FIM


Carregar ppt "TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google