A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
DOCENTE: SAMANTHA SOUSA GARCIA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL 9º SEMESTRE

2 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
... Ou ordenamento do espaço: Premissa para grupos de pessoas que se propõe a viver em estado gregário, sob objetivos e normas comuns.

3 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Final do século passado: voltado aos terrenos urbanos e funções (econômica e hídrica). SETORIAL 1930: baseado em bacias hidrográficas. Pós Segunda Guerra: planejamento econômico RÁPIDO CRESCIMENTO ECONÔMICO.

4 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Problemas: o plano era mais um documento do que a ação que representava; era de difícil operacionalização por ser muito rígido não implementação; falta de comunicação entre planejadores, administradores e políticos.

5 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Enquanto isso, nos EUA a preocupação girava em torno da necessidade de se avaliar os impactos ambientais resultantes das obras estatais. Analisavam “custo/benefício” e alternativas técnicas de engenharias.

6 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
1960: o modelo de desenvolvimento voltado meramente para o consumo começa a trazer insatisfação social, aumento da criminalidade, diferença social, poluição...

7 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Começam a surgir modelos alternativos de desenvolvimento que consideram benefícios desvinculados do aspecto puramente econômico: qualidade de vida físico-mental, conforto, higiene, educação... DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!!!

8 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
1970: decisão multicriterial; 1972: criou-se o PNUMA (Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente) para gerenciar atividades de proteção ambiental; 1983: criou-se o CMMAD (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento);

9 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
1992: acontece a RIO-92 (para conservação ambiental, qualidade de vida na Terra e consolidação política e técnica no desenvolvimento sustentável). 178 países Principais documentos: Convenção sobre mudanças climáticas; Convenção sobre diversidade biológica;

10 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Princípios para manejo e conservação das florestas; Declaração do Rio; Agenda 21 (Capítulo 7: Planejamento rural e urbano, recomendando a avaliação das atividades humanas, do uso da terra e a ordenação desejada dos espaços dentro dos preceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade desdobradas em suas dimensões econômica, social, ambiental, política e cultural).

11 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
No Brasil ocorriam transformações... 1934: constituição do Código das Águas; 1965: Código Florestal; 1967: Lei de Proteção à Fauna; 1981: PNMA (Política Nacional do Meio Ambiente; Lei n° 6.938/81).

12 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
A principal razão para a mudança de comportamento do governo foi a pressão de bancos internacionais, que passaram a exigir estudos de impacto ambiental para financiar projetos.

13 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Hoje o Planejamento Ambiental incorpora a perspectiva de desenvolvimento sustentável, manutenção de estoques de recursos naturais, qualidade de vida, uso adequado do solo e conservação e preservação de sistemas naturais.

14 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO: “Meio sistemático de determinar o estágio em que se está, onde deseja chegar e qual o melhor caminho para chegar lá”. “Visão holística e integradora do meio ações humanas.”

15 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Figura 1: fases comuns em planejamentos regionais

16 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Implementação Monitoramento e Avaliação

17 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
“Conservação dos elementos naturais qualidade de vida do homem.” PLANEJAMENTO AMBIENTAL

18 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Petak (1980): Planejamento tecnológico: abordagem voltada à solução de problemas e ao cumprimento de tarefas. Visão segmentária, tática e determinística, com variáveis quantitativas e conhecidas. Desvantagem: enfoca situação imediata e trata somente o sintoma dos problemas, podendo agravá-los.

19 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Planejamento ecológico: abordagem preditiva, de orientação sistêmica, priorizando os fins holístico, estratégico e probabilístico com variáveis qualitativas e subjetivas. Desvantagem: Utiliza uma quantidade excessiva de dados e análise de longo prazo, dificultando ou mesmo inviabilizando a implementação do programa.

20 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Planejamento Ambiental: estudo que visa a adequação do uso, controle e proteção ao ambiente, além do atendimento das aspirações sociais e governamentais expressa ou não em uma política ambiental.

21 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Planejamento Ambiental Gerenciamento Ambiental Gestão Ambiental

22 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Gerenciamento Ambiental: é um momento interativo de uma proposta de ordenamento, em uma fase posterior, ligado à aplicação, administração, controle e monitoramento das alternativas propostas pelo planejamento Gestão Ambiental: integração entre planejamento, gerenciamento e política ambiental.

23 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO AMBIENTAL Surgiu nas últimas 3 décadas em razão do aumento dramático da competição por terras, água, recursos energéticos e biológicos, que gerou a necessidade de organizar o uso da terra e de compatibilizar esse uso com proteção de ambientes ameaçados e de melhorar a qualidade de vida das populações.

24 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Surgiu como uma resposta adversa ao desenvolvimento tecnológico (materialista), buscando também um bem estar humano, ao invés de um estado de economia nacional. Apresenta-se como solução a conflitos que possam ocorrer entre as metas da conservação ambiental e o planejamento tecnológico.

25 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO AMBIENTAL: Consiste na adequação de ações à potencialidade, vocação local e a sua capacidade de suporte, buscando o desenvolvimento harmônico da região e a manutenção da qualidade do ambiente físico, biológico e social. FUNDAMENTO: Interação dos sistemas que compõe o ambiente.

26 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
As demandas sociais devem ter prioridade sobre as demandas econômicas (não podem nortear os planos); As restrições do meio devem ter prioridade sobre as demandas sociais ou econômicas; não se deve aviltar o meio para que elas possam ser atendidas. Deve-se pensar na possibilidade de mudança do caráter da demanda.

27 ETAPAS, ESTRUTURAS E INSTRUMENTOS DO PLANEJAMENTO AMBIENTAL

28 Figura 2: estruturação geral das fases do planejamento.

29 Figura 3: atores e agentes do planejamento

30 Figura 4: atores e agentes do planejamento

31

32

33


Carregar ppt "PLANEJAMENTO AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google