A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Prof. Thiago Costa

2 Objetivos da Teoria de Taylor
Fim do desperdício e das perdas da indústria americana; Aumento da produtividade – Essa teoria representa o marco do estudo teórico da ADM e provocou revolução no mundo industrial e no pensamento administrativo - ADM de tarefas baseada na organização racional do trabalho operário (ORT) emitindo a especialização do trabalhador, mediante simplificação das tarefas e busca da padronização.

3 Organização racional do Trabalho
Criação de métodos e instrumentos por meio de análise científica e acurado estudo de tempos e movimentos x critério pessoal de cada operário, ou seja, substituição de métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos. Na ADM científica (gerência) fica com o planejamento (estudo do trabalho do operário e estabelecimento do método de trabalho) e a supervisão (assistência contínua ao trabalhador durante a produção); com o trabalhador apenas a execução do trabalho.

4 Fundamentos da ORT 1 - Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos - Taylor viu a possibilidade de decompor a tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados e os úteis simplificados - criação do tempo padrão.

5 Fundamentos da ORT 2 – Estudo da fadiga humana - A fadiga é um redutor da eficiência - Princípios de economia de movimentos: uso do corpo humano, arranjo material e local de trabalho; desempenho das tarefas e do equipamento. 3 – Divisão do trabalho e especialização do operário – Cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa de maneira contínua e repetitiva (linha de produção). Operário perde a iniciativa de sua maneira de trabalhar. (aumento da eficiência e produtividade)

6 Fundamentos da ORT 4 – Desenho de cargos e tarefas – Maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos para a execução das tarefas. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas). Execução automatizada por parte do operário (este faz, não pensa nem decide).

7 Fundamentos da ORT 5 – Incentivos salariais e prêmios de produção – Fazer com que o operário colabore com a empresa e trabalhe dentro dos padrões de tempo previstos O operário que produz pouco ganha pouco e que o produz mais, ganha na proporção de sua produção. O estímulo salarial adicional para que os operários ultrapassem o tempo padrão é o prêmio de produção. Esse operário de bom salário suportou durante décadas um trabalho simples, repetitivo e monótono , resultante das pressuposições errôneas a respeito da natureza humana.

8 Fundamentos da ORT 6 - Conceito de homem econômico – Toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Não há prazer pelo trabalho, este é um meio de ganhar a vida. Essa concepção via no operário da época um indivíduo limitado e mesquinho, preguiçoso e culpado pela vadiagem e desperdício nas empresas. 7 – Condições de trabalho – Garantia do bem estar físico para a diminuição da fadiga. A melhoria do ambiente físico objetivava apenas a eficiência do trabalhador, não o seu merecimento.

9 Fundamentos da ORT 8 – Padronização - De máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias primas e componentes - conduz à simplificação na medida em que a uniformidade reduz a variabilidade e as exceções que complicam o processo. 9 – Supervisão funcional x centralização da autoridade – existência de diversos supervisores especializados em determinada área com autoridade funcional sobre os mesmos subordinados; ex.: produção, manutenção e qualidade.

10 Princípios da ADM Científica
1 - Princípio do planejamento – Substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho.

11 Princípios da ADM Científica
2 - Princípio do preparo – Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los, treiná-los para produzirem mais. Preparar também máquinas, equipamentos e ambiente físico de trabalho.

12 Princípios da ADM Científica
3 - Princípio do controle – Controlar o trabalho para se certificar de que este está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. Cooperação da gerência.

13 Princípios da ADM Científica
4 - Princípio da execução - Distribuir distintamente atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

14 1.0 FATORES DE PRODUÇÃO E RECURSOS EMPRESARIAIS
Os economistas clássicos salientam que todo processo produtivo depende de três fatores de produção: Natureza Capital Trabalho Todos eles integrados por um quarto fator denominado empresa.

15 Natureza: Fornece os insumos necessários, as materiais primas, a energia etc.

16 Capital: Fornece o dinheiro necessário para comprar os insumos e pagar os empregados.

17 Trabalho: É realizado pela mão de obra que transforma, por meio de operações manuais ou de máquina e equipamentos, os insumos em produtos acabados ou serviço prestados.

18 E a empresa, como fator integrador, garante que a integração dos três fatores de produção seja a mais lucrativa possível, essa concepção de fatores de produção funcionou bem durante toda a Era Industrial, que se estendeu desde a revolução industrial em meados do século XVII até o inicio da década de 1990, quando surgiu a Era da Informação.

19 A riqueza das nações e das
Hoje, os tradicionais fatores produtivos estão no limite de sua exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade. A riqueza das nações e das organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este proporciona habilidades e competências.

20 2.0 A ADMINISTRAÇÃO DOS ITENS MATERIAIS DAS ORGANIZAÇÕES
Gerir os materiais da empresa nos dias atuais constitui um desafio para o Administrador de empresas, o qual deve concentrar grande parte da sua estratégia e esforço para garantir ao negócio a eficácia e eficiência desejada.

21 O gerenciamento de estoque é um ponto da administração que está diretamente relacionado com os resultados monetários obtidos pela empresa ao longo do seu exercício financeiro, Minimizar os custo consiste em reduzir os estoques através de técnicas de controle que permitam avaliações sistemática dos processos, de tal sorte, que as metas são atingidas, atendendo a qualidade exigida pelo consumidor e assim competindo no mercado. Atingir as metas significa cumprir a produção e atender a demanda com plena satisfação do cliente no atendimento das suas necessidades, ao menor custo possível.

22 Objetivo da Administração
dos estoques Estoques são materiais que podem estar em diversos estágios, como: matéria–prima, produto semi-acabado, em processo de fabricação, peças de montagem, sobressalentes, produtos acabados ou material de escritório, enfim suprimento variado.

23 CLASSIFICAÇÃO DOS ESTOQUES
Estoque de matéria-prima: Consiste nos materiais básicos para o processo produtivo da empresa. São aqueles itens iniciais para sistema produtivo.

24 Estoque de produtos semi-acabados:
Referem-se aos materiais parcialmente acabados, cujo processo encontra-se em algum estágio intermediário de acabamento.

25 Estoque de produtos acabados:
São os produtos que atendem as necessidades dos clientes finais, aqueles prontos e acabados, cujo processamento foi completado inteiramente.

26 Estoque material de apoio:
São peças que servem de apoio à manutenção dos equipamentos, maquinas, e instalações que são utilizados no processo produtivo. Como também, materiais utilizados na área administrativa utilizados pela empresa.

27 Para estocar faz-se necessário à alocação de recursos, isto implica que o estoque não pode representar capital parado, pois a meta principal da empresa é maximizar seu lucro sobre o capital investido,

28 O objetivo da administração de materiais é bem gerir os estoque e assim, atender os objetivos do Planejamento Estratégico da Empresa, os quais foram definidos nas Políticas da empresa a nível de alta direção. Apesar dos custos envolvidos ser alto, reduzir os estoques seria pior tanto para o sistema produtivo quanto para o atendimento ao cliente. O conceito de Capital parado versos capital ativo gerará conflitos entre departamento se não houver uma Política Estratégica Organizacional clara.

29 Cada departamento da empresa tem suas metas específicas, o que muitas vezes, são conflitantes entre si, exemplo: Elevado estoque de produtos acabados representa entregas rápidas, o que é bom para imagem da empresa, melhores vendas para o Departamento de vendas, porém alto capital investido, maior custo de armazenagem para o Departamento financeiro.

30 ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO!!! F4


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google