A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lei de Responsabilidade Fiscal Transparência Fiscal Como Fator de Legitimidade da Gestão Pública. Cássius Guimarães Chai Promotor de Justiça de Combate.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lei de Responsabilidade Fiscal Transparência Fiscal Como Fator de Legitimidade da Gestão Pública. Cássius Guimarães Chai Promotor de Justiça de Combate."— Transcrição da apresentação:

1 Lei de Responsabilidade Fiscal Transparência Fiscal Como Fator de Legitimidade da Gestão Pública. Cássius Guimarães Chai Promotor de Justiça de Combate à Improbidade Administrativa Professor CEUMA - FESMP-MG/MA Especialista em Direito e Sociedade – UFSC Mestre em Direito Constitucional – UFMG Doutorando em Direito Constitucional – UFMG e Yeshiva University (EUA)

2 QUAL A MARCA DE SEU GOVERNO? De um slogan? ou De uma Gestão Responsável?

3 Gestão Responsável: Características: Ações Planejadas; Ações Transparentes; Prevenção de riscos; Correção de desvios mediante o estabelecimento e o cumprimento de Metas Fiscais;

4 Gestão Planejada: Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias; Anexo de Metas Fiscais (Anuais; exercício atual e os dois próximos); Anexo de Riscos Fiscais; Lei Orçamentária Anual: Obs: estes mecanismos operam como instrumentos de política urbana, inclusive. Sic Estatuto das Cidades art. 4, III, d, e, f;

5 A responsabilidade no Planejamento pressupõe: equilíbrio entre RECEITA E DESPESA. Quanto à Receita Pública: Instituição; Previsão; e, Arrecadação de todos os tributos de competência do ente federado. (art. 11) A não observância deste planejamento impõe severa sansão ao ente federado mediante a impossibilidade de transferências voluntárias.

6 A responsabilidade no Planejamento pressupõe: Quanto à Renuncia de Receita: Estimativa de Impacto orçamentário- financeiro; Acompanhada de medidas de compensação; Quanto às despesas: um rigoroso controle com a geração de despesas; cf. art. 16 e 17

7 A Transparência Como Fator de Legitimidade da Gestão. Qual a Marca de uma Gestão Transparente? Impessoalidade – o interesse da administração não se confunde com os interesses do administrador; Moralidade – o interesse público tem um patrimônio constituído nos deveres da honestidade, imparcialidade e da lealdade às instituições públicas; o formalismo da reserva legal nunca é o bastante para caracterizar uma gestão transparente.

8 Características: Publicidade (interesse coletivo e portanto de conhecimento geral). A administração pública não guarda segredo, não tem interesse privado; Legalidade (obedecem às postulações do Estado de Direito, ou seja, se fazem mediante sua anterior previsão em lei. Noutras palavras: se faz apenas mediante o princípio da reserva legal;

9 Instrumentos da Transparência Fiscal: Os Planos; Os Orçamentos; Lei de Diretrizes Orçamentárias; As Prestações de Contas; O Parecer Prévio do TCE – TCU; Os Relatórios: Resumidos da Execução Orçamentária; Gestão Fiscal; Suas versões simplificadas.

10 Em que consistem os princípios administrativos da prestação de contas? 1. Planejamento - Prima pelo estabelecimento de metas, limites e condições para renúncia e arrecadação de receitas e geração de despesas; 2. Transparência - Exige a ampla divulgação do planejamento e dos resultados da gestão pública, inclusive pela internet, e cria novas peças destinadas a este fim, como o anexo de metas fiscais, o anexo de riscos fiscais, o relatório resumido da execução orçamentária e o relatório de gestão fiscal, bem como prevê a participação popular na elaboração orçamentária e fiscalização de sua execução.

11 Em que consistem os princípios administrativos da prestação de contas? 3. Controle - Impõe um efetivo e rigoroso controle da arrecadação e dos gastos públicos e amplia a ação de fiscalização dos Tribunais de Contas; e 4. Responsabilização - Imputa sanções administrativas ao Ente Federado, como o impedimento de receber transferências voluntárias, a proibição de contratar operações de crédito e prestação de garantias e contragarantias.

12 Quando e como devem ser prestadas contas ao público? –Durante todo o exercício financeiro devem estar à disposição do público em geral em órgão da administração municipal responsável por sua elaboração; –Devem ser encaminhadas à Câmara de Vereadores; –Aos Tribunais de Contas; –Aos Membros do Ministério Público; –Conforme determina a Constituição Federal art. 165 e 166; –Conforme determina a LC 101 de 2000; –Conforme as Resoluções do TCE e TCU;


Carregar ppt "Lei de Responsabilidade Fiscal Transparência Fiscal Como Fator de Legitimidade da Gestão Pública. Cássius Guimarães Chai Promotor de Justiça de Combate."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google