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TRANSPORTES NO BRASIL Fonte: BEA. Distribuição Modal em % - exceto urbano 5... Aéreo -04Dutoviário <113Aquaviário <123Ferroviário 94 60 *Rodoviário PassageirosCarga.

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1 TRANSPORTES NO BRASIL Fonte: BEA. Distribuição Modal em % - exceto urbano 5... Aéreo -04Dutoviário <113Aquaviário <123Ferroviário *Rodoviário PassageirosCarga * Excluindo-se o minério de ferro, a participação do rodoviário ultrapassa 70%.

2 Distribuição Modal

3 Matriz de Transporte de Cargas - países da Europa Ocidental

4 INVESTIMENTOS DO GOVERNO FEDERAL NO SETOR TRANSPORTES EM RELAÇÃO AO PIB Década de 19703% Década de 19802% Década de 19901% Anos 2001 a 20040,2%

5 Vantagens da Intermodalidade Reduzir custos logísticos (no Brasil >20% PIB) Reduzir tempo e custo de transporte (carga e passageiros)

6 Interfaces entre Modalidades Portos Aeroportos Terminais Rodo-ferroviários Terminais Multimodais

7 Como Aumentar a Intermodalidade: Melhorar a eficiência e reduzir custos nas interfaces Modernizando equipamentos Melhorando acessos Melhorando e barateando armazenagem Funcionando ininterruptamente Simplificando os procedimentos burocráticos Atualizando legislação e normas referentes ao trabalho nos terminais

8 Planejando o Futuro Planos de logística e transportes - A experiência do GEIPOT - Planos recentes O problema dos combustíveis

9 Prioridades Inquestionáveis Conservação e restauração de rodovias Controle de carga por eixo Eliminação de pontos críticos Aumento da participação do transporte aquaviário e ferroviário

10 Custos da má conservação de Rodovias Exemplos: Trecho com veículos/dia, sendo 40% pesados e 60% leves Acréscimo de R$0.40 p/km para pesados Acréscimo de R%0.10 p/km para leves x 0.40 x 365 = x 0.10 x 365 = Total =

11 Outro exemplo: Admitindo-se que o aumento de consumo de combustível decorrente da má conservação de rodovias e ruas e também dos congestionamentos, represente 10% do consumo atual, temos o seguinte resultado: bbd x U$60 x 365 = milhões de dólares/ano

12 Custos evitáveis Melhorando a matriz de transportes o Banco Mundial estima economia de U$2,5 bilhões/ano. Melhorando a conservação de rodovias reduz-se principalmente o consumo de combustíveis, o desgaste dos veículos, o tempo de percurso, os acidentes, as perdas de mercadorias, furtos e assaltos.

13 Como melhorar a matriz de transportes Melhorando e criando aquavias (exemplos: Tapajós, Araguaia/Tocantins, Madeira) Melhorando e ampliando a malha ferroviária Melhorando os acessos aos portos Ampliando a capacidade de armazenagem na origem e interfaces Reduzindo custos das interfaces

14 Recursos Públicos: CIDE (aprox. R$30 bilhões de 2003 a 2006) e outras Receitas da União Privados: Concessões, PPP. Financiamentos: BID, BIRD, BNDES e etc.

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