A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal 4º encontro dos Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal 4º encontro dos Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal 4º encontro dos Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro RH-RIO 2010

2 Desenvolvimento de competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas e, como um dos seus principais desafios, consolidar-se como referência na formação de dirigentes para a Administração Federal brasileira. MISSÃO DA ENAP Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

3 Realizando a Missão

4 Cumprindo a Missão Combinação de educação continuada (presencial e a distância), cursos de formação, visitas técnicas, debates e seminários Média de servidores capacitados por mês. Capacitação de servidores públicos em todas as regiões do país Servidores capacitados em 2009:

5 Organização e oferta Cursos e Oficinas Organização e oferta Cursos e Oficinas Competências Desenvolvimento Criação e revisão de cursos Oferta Programas Cursos Oficinas

6 Programa de Capacitação em Gestão da Logística Pública Programa de Capacitação em Gestão de Pessoas Programa de Capacitação de Gestão do PPA Programa de Capacitação em Gestão Orçamentária e FinanceiraPrograma de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais Programa de Desenvolvimento de Gestores de Tecnologia da Informação Programa Avaliação Socioeconômica de Projetos Cursos Regulares

7 O desafio constitui-se na capacitação desses dirigentes em competências de direção para a profissionalização do setor público e para a obtenção de resultados em prol do interesse público. CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

8 PÚBLICO ALVO DA ENAP Corresponde, em abril de 2010, a servidores, que representam aproximadamente 4% do total de servidores ativos do Poder Executivo Federal no Brasil. Dentre eles destacam-se servidores que ocupam os cargos de direção mais elevados como secretários, diretores e coordenadores.

9 O ambiente no qual atuam os dirigentes públicos nesses países encontra-se marcado por múltiplos e dinâmicos fatores, dentre os quais se destacam: - Significativa mutabilidade nos contextos nacional e internacional decorrentes da globalização econômica e de transformações socioculturais, demográficas e tecnológicas; AMBIENTE DO DIRIGENTE Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

10 - Períodos de incertezas e instabilidades econômicas de dimensões globais; - Sociedades cada vez mais exigentes e complexas, permeadas por múltiplos atores e interesses; - Reações climáticas ao processo de degradação ambiental das últimas décadas; AMBIENTE DO DIRIGENTE Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

11 - Compatibilização da diversidade de interesses, não raras as vezes contraditórios, com as políticas de desenvolvimento sustentável; - Redesenho das relações internacionais e pressão por mais espaço de participação em fóruns e processos de decisão; AMBIENTE DO DIRIGENTE Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

12 - Necessidade de reforço das instituições democráticas, garantindo-se o direito da participação e representação dos cidadãos; - combate às desigualdade e exclusões sociais; - defesa dos direitos e da cidadania; - construção de instituições adequadas à governança global. AMBIENTE DO DIRIGENTE Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

13 A esses fatores somam-se o desafio de democratização do próprio Estado e de transformação das administrações públicas em instrumentos eficientes, transparentes e justos, capazes de garantir o desenvolvimento social e econômico das sociedades do Continente. AMBIENTE DO DIRIGENTE Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

14 Não é mais possível pressupor a separação entre política e burocracia e a subordinação desta à primeira configurando assim uma situação bem distante do tipo ideal de Weber. (Loureiro, 2001) DIRIGENTE PÚBLICO Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

15 As instituições dedicadas à formação de dirigentes observam a exigência de perfis com competências multifacetadas, capazes de lidar com questões éticas, políticas, gerenciais e técnicas de forma criativa. DIRIGENTE PÚBLICO Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

16 O contexto exige e remete à ideia de um dirigente público sensível aos desafios de seu tempo, capaz de pensar estrategicamente e com foco em resultados. DIRIGENTE PÚBLICO Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

17 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS A partir de 2007, a ENAP iniciou uma linha de trabalho para atender organizações públicas interessadas nesses programas e estabeleceu, por orientação metodológica o mapeamento de competências como um pré-requisito para a formulação dos programas. Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

18 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS É uma estratégia de ordenação das ações de desenvolvimento de pessoal centrada na mobilização e integração de conhecimentos, recursos, habilidades e atitudes favoráveis à agregação de valor para as organizações e para os indivíduos. Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

19 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS Compreende um processo que se inicia com a identificação das competências organizacionais e profissionais essenciais para o enfrentamento dos desafios da organização e se desdobra, em uma segunda etapa, na avaliação do potencial humano existente tendo como base as referidas competências. Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

20 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS As lacunas identificadas orientam as prioridades de investimento em capacitação e permitem a confluência ou identidade entre as reais necessidades da organização e dos indivíduos com as estratégias e objetivos instrucionais, favorecendo conseqüentemente a efetividade da capacitação. Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

21 Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO DA ENAP Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

22 - Visão estratégica; - Articulação; - Comunicação; - Trabalho em equipe; - Gestão de pessoas; - Liderança; e - Compromisso com resultados. COMPETÊNCIAS COMUNS Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

23 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DIRIGENTES Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

24 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES Além dos quatro eixos de competências, prevê-se a inserção da ética e de seus principais componentes, no que se refere à função pública (respeito à res publica, integridade, legalidade, impessoalidade e moralidade dentre outros), como temas transversais da capacitação. Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal

25 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES O objetivo é manter uma perspectiva de capacitação que transcenda aspectos meramente cognitivos e realce a importância dos valores na formação dos dirigentes, particularmente daqueles princípios e valores que garantam o compromisso com a gestão democrática, com o pluralismo das idéias e com o exercício pleno da cidadania. Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal


Carregar ppt "Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal 4º encontro dos Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google