A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O olhar do judiciário Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Frente Mineira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O olhar do judiciário Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Frente Mineira."— Transcrição da apresentação:

1 O olhar do judiciário Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos

2 Sobre mim... Juiz de Direito (Ba), desde dezembro de (antes, advogado do movimento popular e sindical de 1982 a 1989) Membro da Associação Juízes para a Democracia (www.ajd.org.br)www.ajd.org.br Porta-voz no Brasil do movimento Agentes da Lei Contra a Proibição (www.leapbrasil.com.br).www.leapbrasil.com.br Editor do blog: Juiz de Direito (Ba), desde dezembro de (antes, advogado do movimento popular e sindical de 1982 a 1989) Membro da Associação Juízes para a Democracia (www.ajd.org.br)www.ajd.org.br Porta-voz no Brasil do movimento Agentes da Lei Contra a Proibição (www.leapbrasil.com.br).www.leapbrasil.com.br Editor do blog:

3 A proposta A visão do Judiciário - Baixa compreensão do problema - Preconceito - Mito - Por quê que a gente é assim? Como caminhar? A visão do Judiciário - Baixa compreensão do problema - Preconceito - Mito - Por quê que a gente é assim? Como caminhar?

4 Baixa compreensão do problema - O Judiciário é alheio ao real - A lei como sendo o Direito - O Direito afastado da vida nua - Em suma: crime e castigo! - O Judiciário é alheio ao real - A lei como sendo o Direito - O Direito afastado da vida nua - Em suma: crime e castigo!

5 Preconceito - A droga como praga mundial recente - Crença na separação formal entre drogas lícitas e ilícitas - Drogas ilícitas como crime - Drogas lícitas como diversão - A droga como praga mundial recente - Crença na separação formal entre drogas lícitas e ilícitas - Drogas ilícitas como crime - Drogas lícitas como diversão

6 Mito (mentira verdadeira?) - Usuários como causa da violência urbana - A lei como solução - A cura pela repressão - A internação compulsória - Usuários como causa da violência urbana - A lei como solução - A cura pela repressão - A internação compulsória

7 Por quê que a gente é assim?? O Judiciário determina ou é determinado e o Juiz pensa ou é pensado? O Judiciário determina ou é determinado e o Juiz pensa ou é pensado? O formalismo e a linguagem jurídica não teriam uma finalidade exclusiva? O formalismo e a linguagem jurídica não teriam uma finalidade exclusiva? A proibição e a repressão teriam um causa fundada no Direito ou no medo (católico?) do prazer e do amor? A proibição e a repressão teriam um causa fundada no Direito ou no medo (católico?) do prazer e do amor? Então, o Direito não seria o carcereiro do amor aprisionado pelo medo? Então, o Direito não seria o carcereiro do amor aprisionado pelo medo? O Judiciário determina ou é determinado e o Juiz pensa ou é pensado? O Judiciário determina ou é determinado e o Juiz pensa ou é pensado? O formalismo e a linguagem jurídica não teriam uma finalidade exclusiva? O formalismo e a linguagem jurídica não teriam uma finalidade exclusiva? A proibição e a repressão teriam um causa fundada no Direito ou no medo (católico?) do prazer e do amor? A proibição e a repressão teriam um causa fundada no Direito ou no medo (católico?) do prazer e do amor? Então, o Direito não seria o carcereiro do amor aprisionado pelo medo? Então, o Direito não seria o carcereiro do amor aprisionado pelo medo?

8 Fim Como caminhar? - Formação continuada dos Juízes - Multidisciplina - Banho de realidade - Alteridade Como caminhar? - Formação continuada dos Juízes - Multidisciplina - Banho de realidade - Alteridade

9 Para continuar a conversa… Gerivaldo Alves Neiva Praça Porcina Rosa de Araújo, 01 - Fórum Durval da Silva Pinto – Conceição do Coité – Ba. Gerivaldo Alves Neiva Praça Porcina Rosa de Araújo, 01 - Fórum Durval da Silva Pinto – Conceição do Coité – Ba. Obrigado pela atenção !


Carregar ppt "O olhar do judiciário Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Belo Horizonte (MG), 15 de março de 2013 Gerivaldo Neiva Frente Mineira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google