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1 Impactos dos Programas Jornal e Educação nos Negócios dos Jornais.

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1 1 Impactos dos Programas Jornal e Educação nos Negócios dos Jornais

2 2 Principais Transições na área Social

3 3 Transição Demográfica

4 4 Transição Demográfica

5 5 Transição Demográfica

6 6 I.Pesquisa Avaliativa sobre a Oferta e a Demanda dos Programas Jornal e Educação

7 7 OFERTA Metodologia Websurvey com 69 gestores e representantes dos Programas JE Temas Perfil dos Participantes dos Programas origem dos gestores, função ocupada, tempo de atuação Análise da Oferta dos Programas tempo de permanência, materiais utilizados, capacitação de professores Impacto dos Programas de Jornal e Educação percepção dos resultados dos Programas para os públicos atendidos, questões sobre responsabilidade Social Empresarial Vínculos dos Programas com Parcerias, Redes e Políticas Públicas relação dos Programas com causas sociais, existência de alianças e percepção de importância da vinculação com políticas públicas

8 8 DEMANDA Metodologia 14 Grupos Focais com educadores e estudantes participantes dos Programas Temas Percepção de atividades de incentivo à leitura de jornais nas escolas e ambientes educativos Percepção da utilidade de diversos meios de comunicação Hábitos de leitura Hábitos da leitura de jornal Fontes de informação Benefícios do acesso à informação para o exercício da cidadania

9 9 Aspectos Identificados com a Demanda (estudantes e professores participantes nos Programas)

10 10 Benefícios do Programa Ressaltados pela Demanda Melhora os hábitos de leitura Melhora os hábitos de leitura de jornal por mostrar os aspectos positivos das notícias Melhora as notas dos alunos Melhora a assimilação dos conteúdos escolares Amplia vocabulário e expressão verbal/escrita Amplia imaginação, interpretação e a criatividade Favorece o trabalho em grupo Facilita o acesso ao jornal para os alunos e seus familiares Favorece a concentração e a disciplina na sala de aula Favorece a aproximação com a família Motiva o aluno a ir para aula Impacto positivo em avaliações nacionais e internacionais Jornal serve de apoio ao livro didático Promove interdisciplinaridade e socialização entre os alunos e professores Integração de alunos especiais

11 11 Sugestões da Demanda para melhorar o Impacto dos Programas Receber orientação pedagógica continuada Sistematizar as tecnologias sociais oferecidas pelos Programas Realizar oficinas, capacitações e encontros para estruturar o programa Tornar o uso da mídia nas escolas uma política pública na educação Expandir o programa por todo o Brasil Promover encontros e intercâmbios nacionais entre os gestores dos Programas e professores Promover visitas regulares às redações de jornal Manter a periodicidade e a continuidade das atividades na sala de aula Melhorar a distribuição regular de jornais Promover e divulgar melhor os Programas em todo o Brasil

12 12 Sugestões da Demanda para o Jornal atrair leitores jovens Reduzir seu tamanho padrão Utilizar algum tipo de tinta que não suje as mãos Utilizar textos mais leves, cores e figuras Publicar materiais produzidos pelos jovens e crianças Apresentar soluções para os problemas sociais e cotidianos Divulgar notícias locais, vinculadas à realidade imediata da população Reduzir a publicação de matérias sensacionalistas Utilizar uma linguagem mais jovem Dar mais visibilidade à opinião da comunidade

13 13 Pontos de variação entre os Programas Jornal e Educação Foram encontrados alguns pontos de variação entre os Programas que produzem mais impacto, independentemente da localização onde os Programas são realizados. Entre os Programas analisados, os mais bem aceitos pela Demanda são aqueles que oferecem os seguintes componentes: Distribuição regular do jornal em quantidade suficiente Orientação pedagógica para professores Premiação para professores e alunos Contato direto entre professores e gestores do Programa dentro do jornal Visitação regular ao jornal Convênio estabelecido com as Prefeituras (venda contínua do jornal e garantia da aceitação do Programa pela diretoria das escolas abrangendo diversas disciplinas) Divulgação do Programa pelo próprio jornal

14 14 Livro didático x Jornal na sala de aula O jornal na sala de aula é um material que complementa o livro didático: Reforça o hábito da leitura É atualizado constantemente Está vinculado com a realidade dos alunos Oferece uma visão considerada imparcial da realidade Oferece uma ampla gama de atividades educativas Estimula a criatividade do professor

15 15 II. Impactos Sociais para os stakeholders (partes interessadas) dos Programas de Jornal e Educação

16 16 Impactos Sociais para os Stakeholders ou partes interessadas Comunidade (estudantes, familiares e professores) Melhoram o nível de leitura; Familiarizam os estudantes com o veículo jornal; Melhoram a relação do veículo com a sociedade; Estimulam o pensar integral e o desenvolvimento da cidadania ativa; Contribuem para a democratização da informação Funcionários (jornalistas e educadores) Reconhecimento interno e externo, capacitações continuadas Fornecedores (papel, tinta, equipamentos, informática) Reconhecimento da causa Clientes (assinantes e anunciantes) Vínculo com a causa Governo (secretários de educação, prefeituras etc) Influência nas políticas públicas de educação Diretores/Acionistas (shareholders, diretores, presidente) Retornos institucionais e comerciais

17 17 Retorno para Diretores e Acionistas Reconhecimento das ações de investimento e responsabilidade social Retorno de imagem e de lucro (aumento de circulação, assinaturas, fortalecimento da marca) Ver o gasto social como INVESTIMENTO SOCIAL que traz retornos de visibilidade!

18 18 Direcionamento de patrocínios culturais para empreendimentos ligados à causa social Melhoria da relação do veículo com a sociedade Familiarização dos estudantes com o veículo jornal Fortalecimento da marca do jornal Criação e disseminação de uma marca social Formação efetiva de novos leitores em uma base sustentável e contínua Novas oportunidades estratégicas para seu negócio

19 19 Vantagens de se ter um Programa Social planejado, sistematizado e bem divulgado Maior impacto social, que pode gerar impactos positivos no negócio jornal Os Programas se tornam um INVESTIMENTO SOCIAL e não somente estruturas assistencialistas de fundo perdido. Maior reconhecimento e engajamento das partes interessadas dos Jornais, como funcionários, clientes, governo, comunidade, diretoria, acionistas, fornecedores Liderança e a vanguarda que o Jornal pode alcançar no que tange ao investimento em uma causa social ligada ao seu comercial Maior conhecimento da causa social que abraça.

20 20 III. Investimento Social Estratégico (Aplicação Prática para o Negócio Jornal)

21 21 Programas de Jornal e Educação ISE para o Negócio Jornal Critérios Impactos Conceitos Responsabilidade Social Corporativa Investimento Social Privado Sustentabilidade Prazos Médio e Longo Metodologias Pesquisa Capacitação Planejamento Implantação Monitoramento e Avaliação Visibilidade Fortalecimento da Marca (Brand) Desenvolvimento da Marca Social Identidade com a causa Direcionamento de Incentivos Fiscais Liderança no apoio à causa Reconhecimento dos Multistakeholders Impacto Social Transformação dos públicos atendidos Ganhos financeiros, econômicos e sociais Sustentabilidade Alianças Público Privadas Redes e Fóruns pela causa

22 22 Alguns Exemplos de Investimento Social Estratégico

23 23 Impactos do Ciclo Social Estratégico EMPRESA INTERNACIONAL DE PRODUTOS DE SAÚDE CSE iniciado em 2003 Variação acionária da Empresa Matriz Lançamento da Empresa em 2005 com o Lançamento Mundial da Pesquisa de Determinantes do Sexo sem Proteção Premiações anuais do Global Business Council - GBC Empresa tornou-se líder empresarial mundial no apoio à causa do Sexo Seguro

24 24 Impactos do Ciclo Social Estratégico SEGURADORA BRASILEIRA CSE iniciado em 2004 Retorno financeiro direto de 250% com a mídia espontânea obtida pela Pesquisa de Determinantes em Violência entre Jovens Reconhecimento oficial do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Governo do DF e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) Criação do Programa com foco na promoção da saúde e prevenção da violência entre jovens de 18 a 24 anos da periferia Presença constante na mídia do DF e em mesas de empresários, acadêmicas, e de Movimentos Sociais A marca social fortalece a marca da empresa como um todo e catalisa as estratégias de marketing realizadas no mercado. Agenda científica nacional e internacional

25 25 Outros Impactos Retorno econômico de até U$ 42,00, para cada U$ 1,00 investido (CONJUNTURA SOCIAL, 1998) Retorno financeiro direto de até R$ 20,00 por voluntário contínuo da organização, para cada R$ 1,00 investido (GERDAU JOHANNPETER, 2006) Impactos Institucionais e Científicos com Pesquisas relacionadas à causa social promovida pelo Jornal.

26 26 Atuando com planejamento, estrutura e recursos, em longo prazo, os Programas serão braços da gestão do Jornal que, a partir de impactos sociais efetivos, serão produzidos ganhos comerciais e institucionais sólidos para todos os stakeholders (em especial a comunidade) e para os negócios. O fortalecimento da gestão e a sistematização das tecnologias sociais dos Programas fortalecerá os impactos sociais e a perspectiva institucional dos Programas, alçando-os a instrumentos sólidos de Investimento Social Privado e Responsabilidade Social Empresarial dos Jornais pelo país. Conclusões

27 27 Miguel Fontes Obrigado!


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