A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV.."— Transcrição da apresentação:

1 Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV.

2 Procedimento ordinário. Ao processo de conhecimento corresponde o procedimento comum. Se subdivide em: ordinário, sumário e sumaríssimo.

3 A definição do procedimento ordinário dá-se por exclusão. Antes temos que analisar se não é procedimento sumário, sumaríssimo, especial para, após, ser definido o procedimento ordinário.

4 Art Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei especial.

5 Art O procedimento comum é ordinário ou sumário. Parágrafo único. O procedimento especial e o procedimento sumário regem-se pelas disposições que Ihes são próprias, aplicando- se-lhes, subsidiariamente, as disposições gerais do procedimento ordinário.

6 Fases? Para efeito didático, divide-se o procedimento ordinário em cinco fases: postulatória, saneadora, probatória, decisória e recursal. Elpídio Donizetti. E o cumprimento de sentença?

7 Fases do processo. Fase postulatória. Fase postulatória.

8 Fase saneadora. Fase saneadora.

9 Fase instrutória. Fase instrutória.

10 Fase decisória. Fase decisória.

11 Fase recursal.

12 Fase de cumprimento? Fase de cumprimento?

13 Petição Inicial. A petição inicial é a forma legal a que alude o art. 2º de provocar a jurisdição, de fazer o pedido da providência jurisdicional desejada pelo autor.

14 Petição inicial: requisitos. Autoridade a quem é dirigida. Autoridade a quem é dirigida.

15 Partes e qualificação. Partes e qualificação.

16 Causa de pedir (fatos e fundamentos). Causa de pedir (fatos e fundamentos). Teoria da substanciação. Teoria da substanciação.

17 Pedidos. Pedidos.

18 Valor da causa. Valor da causa. Art. 259 e ss. Art. 259 e ss.

19 Provas. Provas.

20 Requerimento para a citação do réu. Requerimento para a citação do réu.

21 Petição inicial: instruída como? Com os documentos indispensáveis à propositura da ação. Com os documentos indispensáveis à propositura da ação.

22 Petição inicial: emenda. Falta dos requisitos do 282 e 283? Falta dos requisitos do 282 e 283? Juiz determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 10 (dez) dias. Juiz determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 10 (dez) dias. CUIDAR. Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial. CUIDAR. Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial.

23 Petição inicial: recebimento? Estando em termos a petição inicial, o juiz a despachará. Estando em termos a petição inicial, o juiz a despachará. Ordenará a a citação do réu, para responder. Ordenará a a citação do réu, para responder. IMPORTANTE: do mandado constará que, não sendo contestada a ação, se presumirão aceitos pelo réu, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor. IMPORTANTE: do mandado constará que, não sendo contestada a ação, se presumirão aceitos pelo réu, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor.

24 Artigo 285 – A. Matéria de direito. Matéria de direito. Juiz já tiver decidido casos idênticos com a sentença de improcedência. Juiz já tiver decidido casos idênticos com a sentença de improcedência. Dispensa da citação e será proferida sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. Dispensa da citação e será proferida sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada.

25 Se o autor apelar, é facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, não manter a sentença e determinar o prosseguimento da ação. Se o autor apelar, é facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, não manter a sentença e determinar o prosseguimento da ação.

26 E O PRINCÍPIO DO PROCESSO CONSTITUCIONAL DO CONTRADITÓRIO??????????

27 Caso seja mantida a sentença, será ordenada a citação do réu para responder ao recurso. Caso seja mantida a sentença, será ordenada a citação do réu para responder ao recurso.

28 Outros motivos para indeferir a Petição Inicial. Estão no art. 295 do Código de Processo Civil brasileiro. Estão no art. 295 do Código de Processo Civil brasileiro.

29 I - quando for inepta. I - quando for inepta. Quando é que a petição pode ser considerada inepta? Quando é que a petição pode ser considerada inepta?

30 Lhe faltar pedido ou causa de pedir; Da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; O pedido for juridicamente impossível; Contiver pedidos incompatíveis entre si

31 II - quando a parte for manifestamente ilegítima. II - quando a parte for manifestamente ilegítima.

32 III - quando o autor carecer de interesse processual. III - quando o autor carecer de interesse processual. Necessidade e utilidade. Necessidade e utilidade.

33 IV - quando o juiz verificar, desde logo, a decadência ou a prescrição (art. 219, § 5o). IV - quando o juiz verificar, desde logo, a decadência ou a prescrição (art. 219, § 5o).

34 V - quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, não corresponder à natureza da causa, ou ao valor da ação; caso em que só não será indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; V - quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, não corresponder à natureza da causa, ou ao valor da ação; caso em que só não será indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal;

35 Vl - quando não atendidas as prescrições dos arts. 39, parágrafo único, primeira parte, e 284. Vl - quando não atendidas as prescrições dos arts. 39, parágrafo único, primeira parte, e 284.

36 Do indeferimento, cabe recurso? Do indeferimento, cabe recurso? Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, reformar sua decisão. Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, reformar sua decisão.

37 Não sendo reformada a decisão, os autos serão imediatamente encaminhados ao tribunal competente. Não sendo reformada a decisão, os autos serão imediatamente encaminhados ao tribunal competente.


Carregar ppt "Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google