A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Everaldo Carniel Formação: Profissão:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Everaldo Carniel Formação: Profissão:"— Transcrição da apresentação:

1 Everaldo Carniel Formação: Profissão:
Técnico em Contabilidade –Escola Estadual Irmã Teofânia Bacharel em Direito – Universidade de Caxias do Sul, CARVI Cursando Pós-Graduação em Direito Processual Civil – FACINTER Profissão: Assistente em Administração – IFRS, Campus Bento Gonçalves Pesquisador Orientador – RENAPI, Projeto de Acessibilidade Virtual

2 o que é Acessibilidade? É a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida; Art. 8º, inciso I – Decreto federal nº 5.296/04

3 E acessibilidade virtual?
Significa uma Web projetada de modo que qualquer pessoa possa perceber, entender, navegar e interagir de uma maneira efetiva com a Web, bem como criar e contribuir com conteúdos para a Web”

4 Importância da acessibilidade virtual;
14,5% da população brasileira possui alguma deficiência São mais fáceis de serem utilizados por qualquer usuário, independente de possuir ou não alguma limitação. É indexado de forma mais rápida e precisa pelos mecanismos de busca

5 Importância da Acessibilidade Virtual
Acessado tanto pelas tecnologias mais modernas, como a computação móvel, por exemplo, como pelas mais antigas, atingindo assim um maior contingente de visitantes Padronização

6 Construção de sites acessíveis
Obrigatoriedade Pelo Governo, Legalidade Decreto Federal nº 5.296/2004, artigo 47, inciso VI; Decreto Federal 6.949, art. 9º, 2º, alínea G.

7 Construção de Sites Acessíveis
Projeto de Acessibilidade Virtual (RENAPI) Institucionalizado desde 2006 pelo Programa SIEP (Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), hoje denominado RENAPI (Rede Nacional de Pesquisa e Inovação) do Ministério da Educação.

8 Diretrizes para desenvolver sites acessíveis:
WCAG 2.0 São Diretrizes internacionais de acessibilidade ao conteúdo da Web. Elas explicam como produzir conteúdos para a Web que sejam acessíveis às pessoas com deficiência. E-MAG 3.0 Cartilha Técnica do Manual de Acessibilidade do Governo Eletrônico

9 Construindo um Site Acessível
Validação Automática Realizado através de software Validador online, que é um serviço em linha, um software que detecta o código HTML de uma página web e analisa seu conteúdo.

10 Construindo um Site Acessível
Validação Manual É realizado por usuários reais (pessoas com deficiência ou limitações técnicas), utilizando os checklists de validação humana.

11 Leitores de tela Software utilizado por pessoas cegas que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em resposta falada através de um sintetizador de voz.

12 LEITORES DE TELA PARA O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS
Leitores de tela que possuem sintetizador em português: * Jaws * Virtual Vision * NVDA

13 JAWS Americano, produzido pela empresa Freedom Scientific, o JAWS é o leitor de tela mais popular do mundo e interage bem com a maioria das aplicações do sistema operacional Windows. É um leitor pago, mas possui uma versão gratuita de demonstração que funciona por 40 minutos:

14 VIRTUAL VISION Leitor de tela nacional fabricado pela Micropower. É um software pago, mas o banco Bradesco oferece o Virtual Vision gratuitamente a seus correntistas com deficiência visual:

15 NVDA Leitor de tela gratuito e de código aberto para Windows, desenvolvido pela NV Access da Austrália. Uma característica interessante desse leitor é o fato de ele possuir uma versão portable, que pode ser executada a partir de um pen drive, sem haver necessidade de instalar o programa no computador:

16 INTERFACE ESPECIALIZADA DOSVOX
Software bastante utilizado no Brasil. Não se trata de um leitor de tela, mas sim de uma interface especializada, ou seja, um sistema que se comunica com o usuário através de síntese de voz e inclui seu próprio editor de textos, jogos, navegador para acessar a internet e outros utilitários. O Dosvox foi criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ:

17

18 SISTEMA OPERACIONAL LINUX
LEITOR ORCA Leitor de tela integrado na distribuição Ubuntu, gratuito e de código aberto para Linux:

19 SISTEMA OPERACIONAL MAC OS
LEITOR VOICEOVER Leitor integrado no próprio sistema, com ótimo desempenho:

20 Muito Obrigado


Carregar ppt "Everaldo Carniel Formação: Profissão:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google