A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-prova BB Prof. Carlos Zambeli. Pontuação Ordem Direta – não há pontuação interna. Sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-prova BB Prof. Carlos Zambeli. Pontuação Ordem Direta – não há pontuação interna. Sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial."— Transcrição da apresentação:

1 Pré-prova BB Prof. Carlos Zambeli

2 Pontuação Ordem Direta – não há pontuação interna. Sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial

3 Cuidados a)Expressões intercaladas! b)Orações adjetivas restritivas ou explicativas c) adjuntos adverbiais deslocados

4 Está inteiramente correta a pontuação da frase: (A)A adolescência hoje, não apenas começa mais cedo, como também ameaça não terminar nunca indo até a velhice. (B)O mercado que tem leis tão oportunistas quanto implacáveis, sabe como alimentar essa idolatria, e tirar dela todo o proveito. (C)Deve-se destacar entre as conseqüências geradas por tal idolatria, o fato de que, a experiência dos mais velhos já não goza de prestígio. (D)Atualmente, aqueles que, por qualquer razão, não se dediquem ao culto da eterna juventude acabam sendo estigmatizados. (E)Julga o autor do texto que, o natural medo de envelhecer, de adoecer e o morrer esteja na raiz mesma, desse culto obsessivo do ser jovem.

5 Está inteiramente correta a pontuação da frase: ( A)Podem os espíritos ser nobres mas, se a carne é fraca, aquela nobreza sem dúvida, deixará de ter consequências práticas. (B)Já que nada volta para a gente não adianta mesmo pagar; eis a conclusão a que chegou, o motorista, com quem conversava o autor do texto. (C)Sonegadores e corruptos são, não há o que discutir, inimigos do povo brasileiro, pois só pensam em seus interesses particulares. (D)São vultosos os prejuízos, que causam os sonegadores, e os corruptos ao povo brasileiro, com os quais, se indigna o motorista. (E) Embora concorde em parte, com o motorista, o autor não deixa de notar que este age em contradição com o que fala.

6 Crase Destaque quando ocorre: 1)Locuções adverbiais – pagamento à vista 2)Regência 3)Àquela = a esta

7 Destaque quando não ocorre: 1)Uma = artigo indefinido 2)A (singular) + palavra no plural 3)Antes de verbos e vocábulos masculinos

8 O respeito uma série de regras foi fundamental organização dos grupos sociais, permitindo, dessa forma, evolução da humanidade. As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por: (A) à - à - a (B) a - à - à (C) à - a - a (D) a - a - à (E) a - à – a

9 Uma floresta secundária apresenta biodiversidade semelhante..... da floresta original, embora haja especialistas que contestam o fato de que as matas de segunda geração evoluam de modo.... garantir as condições ideais de sobrevivência..... cada uma das espécies. As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por: (A) a – à – à (B) à – a – à (C) à – a – a (D) a – à – a (E) à – à – a

10 A frase inteiramente correta, quanto ao sinal de crase, é: (A)Brigas entre torcidas de times rivais se iniciam com provocações de parte à parte, à qualquer momento. (B) O respeito as medidas de segurança tomadas em um evento garante a alegria do espetáculo. (C)Uma multidão polarizada pode ser induzida à atitudes hostis, tomadas em oposição às medidas adotadas. (D) Com a invasão às sedes de clubes, os dirigentes passaram a monitorar a presença de torcedores, até mesmo nos treinos. (E) As pessoas, enfurecidas, iam em direção à um dos dirigentes, quando os policiais conseguiram controlar a multidão.

11 Notícia Uma agência do Banco do... foi assaltada no começo da tarde desta terça-feira (19/10/10) na Avenida Carlos Gomes, na zona norte de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, três homens encapuzados dispararam contra um vidro da agência e entraram armados no local, rendendo funcionários e clientes.

12 Complementos verbais V. Intransitivos V. Transitivos Diretos V. Transitivos Indiretos V. T. D. I. V. Ligação Sem complementos OD OI OD/OI Predicativo

13 .... já que os pesquisadores não analisaram a condição clínica dos participantes. (2o parágrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase: (A) Entre elas está o colesterol alto... (B) Uma das mais drásticas aconteceu na dieta. (C)... o que eleva as taxas de colesterol. (D)... praticamente desapareceram do prato das crianças brasileiras. (E)... para ficar na frente da televisão ou do computador.

14 ... que consomem 46% de toda a gasolina do planeta... O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima está na frase: (A)... o mundo sofre com a falta de capacidade de refino moderno... (B)... e outros adjacentes na Bacia de Santos vem em ótima hora... (C) Outra oportunidade reside em investimentos maciços em capacidade de refino. (D)... mas esta é uma tendência que se vem espalhando como fogo em palha. (E)... para gerar produtos de alto valor ambiental.

15 Concordância verbal e nominal 1)Sempre o SUJEITO em 1º. Lugar 2)Haver = existir e ocorrer é impessoal 3)Existir e ocorrer são pessoais!

16 As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase: (A)O olhar dos velhinhos que ficam horas nas janelas sempre expressaram seu interesse pelo mundo. (B) Pouca coisa, em meio a tantas novidades da vida moderna, são capazes de deixar perplexas as crianças de hoje. (C) Ninguém fica tanto tempo nas janelas das casas sem matutarem sobre o sentido do que vêem. (D) Não importa o que sejam, se um cachorro ou o planeta Marte, qualquer imagem são capazes de atrair as atenções do nosso olhar. (E) Suspeitamos sempre que as riquezas que nos oferece o mundo parecem exceder o limite da nossa compreensão.


Carregar ppt "Pré-prova BB Prof. Carlos Zambeli. Pontuação Ordem Direta – não há pontuação interna. Sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google