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8º Congresso Brasileiro de Jornais Painel: Gestão Integrada da audiência impressa/digital.

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Apresentação em tema: "8º Congresso Brasileiro de Jornais Painel: Gestão Integrada da audiência impressa/digital."— Transcrição da apresentação:

1 8º Congresso Brasileiro de Jornais Painel: Gestão Integrada da audiência impressa/digital

2 Muitas perguntas Algumas certezas Poucas respostas 8º Congresso Brasileiro de Jornais

3 2.300 consultas/seg 600 tweets/seg 694 atualizações/seg 45 mil torpedos/seg* 24 minutos de uploads/seg Em um segundo: *Só nos EUA 8º Congresso Brasileiro de Jornais

4 Um dia na internet 210 bilhões de s são enviados Upload de 3 milhões de imagens no Flickr 700 mil novos membros são adicionados ao Facebook 900 mil posts em blogs são publicados cem vezes mais que o número de cartas o que daria para preencher um álbum de 375 mil fotos o equivalente à população da Guiana o suficiente para preencher o NYT por 19 anos 8º Congresso Brasileiro de Jornais Fonte: blog do Idigo (Núcleo de Inteligência Digital)

5 Mercado multimeios Anunciantes estão onde as audiências estão: não querem deixar os meios de massa, mas têm pedido às agências soluções publicitárias que incluam não apenas as mídias on-line mais conhecidas, mas também novidades digitais As mídias não se excluem: a palavra de ordem é convergência 8º Congresso Brasileiro de Jornais

6 Muitas perguntas 8º Congresso Brasileiro de Jornais

7 Consumidor está disposto a pagar por conteúdo nas mídias digitais? Focar em segmentos pode ser uma saída para repor receitas e audiência? Que nichos de conteúdo ainda não estão explorados? Como valorizar a curadoria da informação nos meios digitais? Como construir modelos de negócios rentáveis para os tablets? Estamos investindo o que deveríamos no conhecimento do consumidor de informação? Se notícias viraram commodities, como agregar valor para o consumidor de informação e os clientes? Como fazer o melhor uso das redes sociais para amplificar nossa audiência? Qual o melhor modelo de precificação para nossos portfólios, cada vez mais amplos e complementares? 8º Congresso Brasileiro de Jornais

8 Algumas certezas 8º Congresso Brasileiro de Jornais

9 Notícia a qualquer hora, em qualquer lugar O consumidor quer mobilidade A indústria oferece conteúdo em qualquer plataforma 8º Congresso Brasileiro de Jornais

10 O prosumidor recebe e produz conteúdo Os veículos acolhem o jornalismo-cidadão Adeus à passividade 8º Congresso Brasileiro de Jornais

11 O consumidor quer saber o que acontece na esquina A indústria oferece serviços com georreferenciamento Glocal, porém local 8º Congresso Brasileiro de Jornais

12 O consumidor quer compartilhar A indústria cada vez mais atua em comunidades Dividir e multiplicar 8º Congresso Brasileiro de Jornais

13 O consumidor busca palavras Os veículos oferecem contéudo de nicho Com lente de aumento 8º Congresso Brasileiro de Jornais Grandes audiências, mas ativadas por nichos segmentados

14 O consumidor busca informação com credibilidade Cresce a convicção na indústria de que a curadoria tem valor Confiança tem valor 8º Congresso Brasileiro de Jornais

15 Conteúdo de valor tem preço Um terço dos internautas consideraria pagar por conteúdo*. 58% dos executivos de jornais e radiodifusores defendem a cobrança de conteúdo on-line** * Centro de Estudos Nielsen ** Pesquisa Pew Research Center 8º Congresso Brasileiro de Jornais

16 Raio-X do cliente O cliente é multimeios. A indústria precisa mapear seu comportamento como consumidor de informação 8º Congresso Brasileiro de Jornais

17 Redes sociais Antes de comprar pela internet, 43% levam em conta a opinião dos outros Veículos devem estar presente nas redes 8º Congresso Brasileiro de Jornais

18 Os links levam aos grandes A web semântica surge como oportunidade para jornais darem sentido ao mundo de informações soltas na internet, tornando-se curadores da informação Análise de mais de um milhão de blogs, sites e redes sociais mostra que 80% dos links apontam para a mídia tradicional* * Relatório State of the news media 8º Congresso Brasileiro de Jornais

19 Poucas respostas 8º Congresso Brasileiro de Jornais

20 Para os jornais, que ainda fornecem a maior parte do jornalismo de reportagem nos EUA, a metáfora que vem à mente é a da areia na ampulheta. A verba em contínua contração deixada no impresso, que ainda representa 90% dos fundos dessa indústria, é a quantidade de tempo que resta até se inventarem novos modelos de receita on-line. A indústria precisa encontrar um novo modelo antes que o dinheiro acabe Alerta de 2010 do State of the news media, relatório anual do jornalismo americano Tempo é dinheiro: busca de novos modelos de negócio 8º Congresso Brasileiro de Jornais

21 Investimento em conteúdo e treinamento Jornalista programador Produtor de newsgames Editor de mídias sociais Estrategista de mídias Analista de mídias Editor 2.0 Videojornalista Criação de novas funções: 8º Congresso Brasileiro de Jornais

22 Tablets: chegaram para ficar Pesquisa: entre o que mais atrai consumidores no iPad, a leitura de jornais e revistas responde por 28%, atrás de e-books (37%), troca de e- mails (44%) e uso da internet (68%) Fonte: ChangeWave O tablet revoluciona a forma de ler jornal. Com vídeos, animações e acesso à internet, o jornal não será apenas lido, mas visto e ouvido Com tantas possibilidades, o iPad demanda produção de conteúdo próprio 8º Congresso Brasileiro de Jornais

23 Pesquisa do E.life com internautas no Brasil: atuação em mídias sociais está concentrada em Twitter (38,5%), Orkut (26,9%) e blogs (14,2%). Facebook tem 3,1%. O tempo de permanência nas redes sociais cresceu 43% no último ano. Maioria dos usuários tem entre 15 e 24 anos. Redes sociais: presença para aumentar audiência Especialistas e executivos concordam que jornais devem marcar presença na rede Ainda não existem exemplos rentáveis, mas já surgem oportunidades 8º Congresso Brasileiro de Jornais

24 Conhecer o cliente. É preciso encontrar nichos e trabalhar conteúdos (experiências) pelos quais o leitor pagará. Só a publicidade não pagará a conta. Manter a qualidade com adequação ao momento de consumo da informação Explorar e experimentar Modelo de cobrança baseado na nossa relevância. O grátis tem preço. Atenção do leitor. O bem cobiçado não é mais apenas o número de impressões ou de clicks. Cabe a nós, jornalistas, executivos de empresas de informação, oferecer valor. Para conquistar, reter e renovar nossas audiências num modelo rentável Desafios 8º Congresso Brasileiro de Jornais

25 Obrigada! 8º Congresso Brasileiro de Jornais


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