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Segurança de Dados no MAER.

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Apresentação em tema: "Segurança de Dados no MAER."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança de Dados no MAER.
NSMA 7-13 Segurança de Dados no MAER.

2 Sumário Sistemas Objetivo Tratamento da Informação Finalidade
Contingência Usuários Responsabilidades Adendos Conclusão Objetivo Finalidade Propósito Segurança Física Equipamentos Comunicação Segurança Lógica Software

3 Objetivo Apresentar a norma NSMA 7-13 aos alunos de Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software de 2003

4 Finalidade A Norma tem por finalidade estabelecer as atribuições e os procedimentos dos órgãos constitutivos do Sistema de Informática do Ministério da Aeronáutica (SIMAER), no que se refere à segurança de dados no Ministério da Aeronáutica.

5 Propósito Manutenção de um elevado padrão de segurança nas atividades de informática através de: Criptografia; Planos de Segurança; Outros procedimentos que garantam inviolabilidade e auditagem dos sistemas e seus dados; Utilização dos recursos criptográficos, onde e quando necessários, no âmbito no MAER, visando à segurança dos dados a serem veiculados por voz, fax e meios computacionais; e Acesso por profissionais credenciados a todos os sistemas de informática do MAER, visando à efetivação do Controle Interno.

6 Segurança Física Para garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados do Ministério da Aeronáutica, a infra-estrutura necessária para instalação de recursos computacionais segue normas de segurança física quanto à sua localização, cabeamento, controle de temperatura, rede elétrica e combate a incêndio, de acordo com as normas de segurança. Este tópico também aborda o acesso físico aos recursos computacionais, que devem ser restritos a pessoas devidamente autorizadas.

7 Equipamentos Trata do uso adequado dos equipamentos, tais como a identificação, a proteção, o manuseio etc. e aconselha a ser evitado o uso de equipamentos particulares.

8 Comunicação Trata do uso da Rede de Comunicação de Dados do Ministério da Aeronáutica como o veículo principal de transmissão de dados. Assuntos de serviço não devem trafegar pela Rede Internet.

9 Segurança Lógica Trata da configuração e medidas de segurança das Estações de Trabalho. Medidas como acesso somente com identificação do usuário, combate de vírus e uso de aplicativos e sistemas registrados de acordo com as normas de segurança.

10 Software Trata do uso de software apenas homologado e que seguem as normas de segurança, como o uso de patches desenvolvidos pelo traficante.

11 Sistemas Trata do desenvolvimento de sistemas aplicativos e reza que sejam feitos com metodologia homologada, dentro das instalações do ministério da aeronáutica e com rotinas diárias de backup.

12 Tratamento da Informação
Trata da classificação dos recursos de informação e conseqüente controle de acesso correspondente a essa classificação.

13 Contingência Trata dos recursos necessários para garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações, tais como cópias de segurança.

14 Usuários Trata da identificação, capacitação e liberação dos usuários para acesso controlado aos dados.

15 Responsabilidades Trata das responsabilidades do Órgão Central do Sistema de Informática do Ministério da Aeronáutica, do Comandante da Organização Militar, do Oficial de Segurança de Dados e dos Usuários.

16 Adendos A Norma também apresenta um método para a elaboração de um Plano de Ação e um Plano de Contingência para uma organização.

17 Conclusão Tal norma é fundamental à força e deveria ser seguida à risca, apesar de não ser detalhada ao ponto técnico. Sua adequação às tecnologias novas é de extrema importância para garantir a segurança de dados no Comando da Aeronáutica.


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