A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, – Fone/Fax (045) – CEP Foz do Iguaçu – PR – Brasil HISTÓRIA DA ARTE Profª MÁRCIA FABIANI 1º ano do ENSINO MÉDIO AULA 3

2 A ARTE NA ANTIGUIDADE EGITO E MESOPOTAMIA

3 _ SÍNTESE Paleolítico Arte - magia para sobrevivência – caça Neolítico
Arte – ritual para os ciclos da vida e da morte Egito Arte - Sobrevivência após a morte Arte – Instrumento de legitimação do poder do faraó – criação de mitologias, símbolos

4 _EGITO: Pensamento-chave a ser consolidado: A alma continua vivendo através do corpo e das imagem preservadas

5 _EGITO A arte representa, exalta e homenageia constantemente o faraó e as diversas divindades da mitologia egípcia...

6 Faraó - ser divino - completo domínio sobre seu povo.
A partir deste mundo, voltaria para junto dos deuses dos quais viera. As pirâmides - ajudariam o faraó a realizar essa ascensão - preservariam o corpo sagrado da decomposição.

7 Arte devia ser vista apenas pela alma do morto
Arte devia ser vista apenas pela alma do morto. Destinada a mantê-lo vivo.

8 _ Tutankamon

9

10 _ Estilo OBJETIVO: EVITAR DISTÚRBIOS NA VIDA APÓS A MORTE SIMBOLOGIA E HARMONIA - ESTRUTURAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO E CLARIFICAÇÃO DA MENSAGEM SENTIDO DE ORDEM E RACIONALIDADE

11 _ Estilo LINHAS SIMPLES E FORMAS ESTILIZADAS CORES CARREGADAS DE SIMBOLISMO CÂNONES IMPEDIAM A CRIATIVIDADE E O ESTILO PESSOAL DOS ARTISTAS

12 _ Estilo Série de leis bastante rigorosas - artista tinha que aprendê-las desde jovem. As estátuas sentadas deviam ter as mãos sobre os joelhos; Os homens eram sempre pintados com a pele mais escura do que as mulheres;

13 Aparência de cada deus egípcio rigorosamente estabelecida: Hórus, o deus-céu - apresentado como um falcão ou com uma cabeça de falcão; Anúbis, o deus dos ritos funerais - como um chacal ou com uma cabeça de chacal.

14

15

16

17

18 _ LEI DA FRONTALIDADE Representação do corpo humano – Regras permitiam incluir tudo o que era considerado importante na forma humana.

19 Cabeça de perfil. Olho humano de frente na vista lateral da face. Ombros e tronco são vistos melhor de frente.. Braços e pernas em movimento são vistos com maior clareza de lado. Pés são vistos do lado de dentro.

20

21

22 Poderosos eram desenhados maiores do que seus criados ou da sua esposa
Poderosos eram desenhados maiores do que seus criados ou da sua esposa. Inscrições em hieróglifos dizem o que ele era, seus títulos e honrarias.

23

24

25 Akhnaton Akhnaton: rompeu com algumas regras Só havia um deus supremo: Aton Pinturas sem a solene e rígida dignidade dos faraós anteriores.

26

27 Sucessor: Tutankamon

28 _ Mesopotâmia Impérios babilônio e assírio - vale dos rios Eufrates e Tigre. Arte menos conhecida do que a arte egípcia. Ausência de pedreiras: maioria dos edifícios tinha que ser construída com tijolos cozidos, que com o tempo se desintegravam.

29 Animais fabulosos Simetria e precisão Figuras da mitologia Significação solene

30

31

32 Artistas da Mesopotâmia também tinham de assegurar, de um modo diferente, que a imagem ajudasse a manter vivos os poderosos.

33 Monumentos para celebrar e contar as vitórias na guerra
Monumentos para celebrar e contar as vitórias na guerra. Manutenção do poder. Crônicas ilustradas das campanhas do rei – propaganda.

34

35

36 _ Mesopotâmia Ourivesaria era uma das atividades artísticas mais importantes.

37 A arquitetura - a mais desenvolvida das artes, mas não tão notável quanto a egípcia. Exibicionismo e luxo. Templos e palácios considerados cópias dos existentes nos céus.

38 _ Torre de Babel

39


Carregar ppt "HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google