A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista Professor: Tiago Amorim

2 Introdução – Marx e Engels formulam suas ideias a partir da realidade social por eles observada: de um lado, o avanço técnico, o aumento do poder do homem sobre a natureza (trabalho), o enriquecimento e o progresso; de outro, e contraditoriamente, a escravização crescente da classe operária, cada vez mais empobrecida; --> Influências: · Economistas ingleses - Adam Smith e David Ricardo; · Filosofia dialética - Hegel; · Filósofos do socialismo utópico - Saint-Simon, Fourier, Proudhon e Owen. --> Teoria marxista: · Materialismo histórico (teoria científica); · Materialismo dialético (filosofia);

3 Estado e Sociedade · Para Marx, o Estado não supera as contradições da sociedade civil, mas é o reflexo delas, e esta aí para perpetuá-las. Por isso só aparentemente visa ao bem comum, estando de fato a serviço da classe dominante. O Estado, portanto, é um mal que deve ser extirpado. · Ao lutar contra o poder da burguesia o proletariado deve destruir o poder estatal, o que não será feito por meios pacíficos, mas pela revolução. Diferentemente dos anarquistas, Marx, no entanto não considera viável a passagem brusca da sociedade dominada pelo Estado Burguês para a sociedade sem Estado, havendo a necessidade de um período de transição. · A classe operária, organizando-se num partido revolucionário, deve destruir o Estado burguês e criar um novo Estado capaz de suprimir a propriedade privada dos meios e produção. A esse novo Estado da-se o nome de ditadura do proletariado, uma vez que, segundo Marx, o fortalecimento contínuo da classe operária é indispensável enquanto a burguesia não tiver sido liquidada como classe do mundo inteiro.

4 A utopia comunista · A primeira fase de vigência da ditadura do proletariado corresponde ao socialismo onde persiste a luta contra a antiga classe dominante, a fim de evitar a contra-revolução. · A segunda fase, chamada comunismo se define pela supressão da luta de classes e, consequentemente pelo desaparecimento do Estado. · Se a passagem para o comunismo significa o desaparecimento das classes, como fica a afirmação de que, para Marx, a luta de classes é o motor da história? · O movimento da historia continuaria, pois ela é um processo; só que a luta não mais seria entre a classe dominante e a dominada, mas entre a vanguarda e os elementos que impedem as mudanças por comodismo ou incompreensão. A luta seria entre o progresso e as forças conservadoras, entre o novo e o velho.

5

6

7

8

9


Carregar ppt "Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google