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1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.

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1 1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Engenharia Eletrônica e Computação CE-63 CES-235 Sistemas Embarcados e de Tempo Real

2 2 Sumário Introdução Introdução –Motivação –Contexto –Objetivação do Protótipo de Sistema de Software –Redução do Escopo –Especificação de Requisitos Desenvolvimento Desenvolvimento Conclusão Conclusão

3 3 Motivação Com o intuito de ampliar a eficiência no monitoramento dos recursos naturais o governo federal mobilizou os meios acadêmicos para desenvolver um sistema embarcado e de tempo real para o monitoramento ecológico denominado VANT-EC-SAME. Contextualização Em janeiro de 2005, iniciou-se no CTA o projeto denominado VANT (Veículo aéreo não tripulado). As aeronaves militares não-tripuladas em geral são empregadas em missões especiais, como o reconhecimento e vigilância de campos de batalha. Para o sucesso destas missões é necessário além do VANT, uma Estação de Controle - EC e um Satélite Ambiental de Monitoramento Ecológico - SAME, formando o Sistema VANT-EC-SAME. Este sistema poderá ser utilizado na Amazônia, para a identificação de atividades ilegais, incêndios espontâneos e outros. Esta Equipe foi designada para desenvolver CSC – Componente de Software de Computador V-CTR(Controle).

4 4 Objetivação Enunciado do Problema Enunciado do Problema O enunciado do Problema consiste em dotar o ICSC do VANT de um Protótipo de Projeto de Controle, visando desenvolvimento de um sistema embarcado para controlar de forma sincronizada com a disponibilidade de potência e combustível da aeronave, até o final do 2º semestre de Enunciado da Alternativa da Solução Enunciado da Alternativa da Solução Desenvolver uma CSC de Controle do VANT para o ICSC do VANT, visando propiciar o controle de direção, potência e combustível do VANT, até o final do 2º semestre de Intitulação Intitulação Componente de Software de Computador de Controle do Veículo Aéreo Não Tripulado – CSC V-CTR

5 5 Redução de Escopo O escopo deste projeto foi restringido apenas para atender os requisitos acadêmicos, será desenvolvido um Protótipo do Sistema de Software Embarcado e de Tempo Real para o Projeto VANT-EC-SAME,qualquer aspecto que fuja a este enfoque não pertence ao escopo deste projeto. O escopo deste projeto foi restringido apenas para atender os requisitos acadêmicos, será desenvolvido um Protótipo do Sistema de Software Embarcado e de Tempo Real para o Projeto VANT-EC-SAME,qualquer aspecto que fuja a este enfoque não pertence ao escopo deste projeto.

6 6 Especificação de Requisitos O CSC V-CTR deverá ser capaz de propiciar: 1) O controle de direção, velocidade e altitude do VANT, sincronizado com a disponibilidade do combustível; 2) A alteração da potência de acordo com a solicitação da cápsula de controle; 3) O controle do nível de combustível, alterando o seu fluxo de acordo com a potencia solicitada.

7 7 Traçabilidade dos Requisitos

8 8 Desenvolvimento USC CTR

9 9 USC COMB

10 10 USC POT

11 11 1º Nível de Integração Cápsulas: 4 Protocolo: 1 Linhas de Código: 1872

12 12 Diagrama de Seqüência Missão: Aumentar a altura em 10 mil pés.

13 13Resultado

14 14 2º Nível de Integração CSC V-CTR

15 15 Conclusão A resolução das listas de exercícios permitiu ganho de experiência com as ferramentas da IBM Rational: Rose Real Time, SoDA, Clear Case e Requisite Pro que juntamente com o Processo Unificado da Rational foi possível garantir um projeto de tempo real estruturado com forte integração.

16 16 Recomendações Implementar em outra ocasião os requisitos que foram excluídos devido à necessidade da redução de escopo; Implementar em outra ocasião os requisitos que foram excluídos devido à necessidade da redução de escopo; Nos requisitos de controle de vôo estabelecer e executar requisitos mais aprimorados relacionados ao controle (algoritmos de vôo); e Nos requisitos de controle de vôo estabelecer e executar requisitos mais aprimorados relacionados ao controle (algoritmos de vôo); e Após executadas as recomendações anteriores, usar os conceitos de tempo real (prioridades, preempções) e embarcar em qualquer base de processamento utilizada on-board em aeronaves. Após executadas as recomendações anteriores, usar os conceitos de tempo real (prioridades, preempções) e embarcar em qualquer base de processamento utilizada on-board em aeronaves.


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