A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia. Princípios Gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia. Princípios Gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia. Princípios Gerais

2 Para escrever segundo a norma ortográfica, o aluno precisa ter modelos de escrita correta sobre as quais possa refletir, e para internalizar as restrições regulares e irregulares de nossa norma. A criança necessita conviver com modelos nos quais apareça a norma ortográfica;precisa ter um grande convívio com materiais impressos.

3 Em nosso meio, os materiais impressos (livros, jornais, revistas) são as fontes escritas que mais seguem a norma ortográfica. A leitura de materiais impressos é uma importante fonte alimentadora para a reflexão ortográfica, especialmente para alunos de classe popular que têm menos chance de conviver, em seus lares,com textos escritos que sigam a norma.

4 É se defrontando com as formas corretas que o aluno poderá contrastá-las com suas hipóteses (sobre como se escreve esta ou aquela palavra) e descobrir se há ou não regras por trás do uso de tal ou qual letra. Espécie de primeiro mandamento para o desenvolvimento da competência ortográfica: leitura constante de livros, jornais, revistas e outros suportes impressos.

5 Porém não basta o contato freqüente com textos impressos, é preciso desenvolver no aprendis uma capacidade de olhar para o interior das palavras, tomando sua forma escrita não só como um veículo de significados, mas como um objeto de conhecimento em si.

6 As vezes os professores(as) se preocupam mais em estimular seus alunos a escrever diariamente um texto de sua própria autoria que em estimulá-los a ler bons modelos de textos variados.Desse modo os alunos não podem incorporar em seus textos as características da linguagem que usamos profissionais da escrita, nem se confrontar com modelos de escrita ortográfica que os façam refletir sobre sua grafia espontânea.

7 II O professor precisa promover situações de ensino aprendizagem que levem á explicitação dos conhecimentos infantis sobre a ortografia.


Carregar ppt "Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia. Princípios Gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google