A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle Dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle Dias."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle Dias de Andrade Alves

2 Sumário Introdução Introdução Funções do Gerenciamento de Dados Funções do Gerenciamento de Dados Softwares Aplicativos: Softwares Aplicativos: Componentes comuns de software de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Componentes comuns de software de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Tipos de banco de dados Tipos de banco de dados Data warehouses Data warehouses Data Mining Data Mining Administração de recursos de dados Administração de recursos de dados Exemplos de aplicação de bancos de dados Exemplos de aplicação de bancos de dados Fatos reais Fatos reais Bibliografia Bibliografia

3 Introdução Os dados (informações) são recursos organizacionais essenciais que precisam ser administrados como os outros importantes ativos das empresas. (OBrien, 2006)

4 Funções do Gerenciamento de Dados Armazenar e recuperar informações em forma de dados; Armazenar e recuperar informações em forma de dados; Ambiente estável e controlado; Ambiente estável e controlado; Extrair de uma pequena informação uma vantagem competitiva; e Extrair de uma pequena informação uma vantagem competitiva; e Atender às necessidades de informação dos usuários. Atender às necessidades de informação dos usuários.

5 Softwares aplicativos ERP - Enterprise Resource Planing ERP ou planificação dos recursos corporativos é um conjunto de sistemas que tem como objetivo agregar e estabelecer relações de informações entre todas as áreas de companhia.

6 Softwares Aplicativos CRM – Customer Relationship Management Pode ser definido como uma forma de uma corporação se relacionar com seus clientes; Pode ser definido como uma forma de uma corporação se relacionar com seus clientes; Dinamiza a busca e a retenção das informações que dizem a respeito deste casamento; ou Dinamiza a busca e a retenção das informações que dizem a respeito deste casamento; ou Soluções de BI – Business Intelligence. Soluções de BI – Business Intelligence.

7 Componentes comuns de software de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Definição de banco de dados; Definição de banco de dados; Acesso Informal (Exemplo: SQL); Acesso Informal (Exemplo: SQL); Desenvolvimento de aplicações; Desenvolvimento de aplicações; Interface de linguagem codificada; Interface de linguagem codificada; Processamento de transações; e Processamento de transações; e Ajuste do Banco de Dados. Ajuste do Banco de Dados.

8 Tipos de Banco de Dados Avanços contínuos na informática e suas aplicações nas empresas têm resultado na evolução de diversos tipos principais de Banco de Dados

9 Data Warehouse Um data warehouse armazena dados (ou informações) que foram extraídos dos vários banco de dados de uma organização, sejam eles operacionais, externos ou de outra espécie

10 Data Mining Os dados de um data warehouse são processados para identificar fatores e tendências-chave nos padrões das atividades de negócio. Ou seja, é preciso minerar as informações pertinentes.

11 Administração de Recursos de Dados Administração de Dados Planejamento de Dados Administração de Banco de Dados Desenvolve e aplica políticas de controle da propriedade e acesso aos dados; Conduz o planejamento de requisitos dos recursos de dados; e Desenvolve uma arquitetura organizacional de dados. Prepara planos estratégicos e técnicos para os bancos de dados; Identifica oportunidades para compartilhamento de dados e aplicações de banco de dados; e Define e aplica procedimentos operacionais. Conduz um processo de concepção de banco de dados; Conduz o planejamento do ajuste e da capacidade dos banco de dados; Estabelece e mantém um dicionário de dados; e Avalia e seleciona software de banco de dados.

12 Exemplos de aplicações de Banco de Dados

13 As cinco estruturas de bancos de dados (segundo OBrien, 2006) fundamentais: Hierárquica; Hierárquica; Rede; Rede; Relacional; Relacional; Orientado a Objeto; e Orientado a Objeto; e Multidimensionais. Multidimensionais.

14 Fatos Reais 1 Oracle, IBM e Outros: a batalha pelo mercado de aplicativos e de banco de dados para empresas (ver comentário); 1 Oracle, IBM e Outros: a batalha pelo mercado de aplicativos e de banco de dados para empresas (ver comentário); 2 Aetna e Boeing: desafios do gerenciamento de dados; 2 Aetna e Boeing: desafios do gerenciamento de dados; 3 Trimac Corp. e Sallie Mae: utilizando data warehouses para inteligência de negócios; e 3 Trimac Corp. e Sallie Mae: utilizando data warehouses para inteligência de negócios; e 4 Merrill Lynch e Terra Lycos: o caso da terceirização do data warehouse. 4 Merrill Lynch e Terra Lycos: o caso da terceirização do data warehouse.

15 Comentário sobre o Fato Real 1 – Oracle, IBM e Outras A Oracle está comercializando a seus clientes um conjunto completo e fortemente integrado de software; A Oracle está comercializando a seus clientes um conjunto completo e fortemente integrado de software; IBM aborda o melhor da espécie (Sistema integrado de gestão ERP, software de gerenciamento de relacionamento com os clientes CRM e outros softwares, seus e de outras companhias. IBM aborda o melhor da espécie (Sistema integrado de gestão ERP, software de gerenciamento de relacionamento com os clientes CRM e outros softwares, seus e de outras companhias.

16 Perguntas 1- Por que a maioria das empresas prefere utilizar a abordagem da IBM? 1- Por que a maioria das empresas prefere utilizar a abordagem da IBM? Resp: A IBM integra o software da companhia cliente com o dela e provê consultorias. Não é preciso grande desenvolvimento in house. A Oracle provê ferramentas para que o cliente utilize apenas suas soluções, criando dependência. 2- Qual a importância das informações para a vantagem competitiva das empresas? 2- Qual a importância das informações para a vantagem competitiva das empresas? Resp: Uma empresa que tiver suas informações bem organizadas e estruturadas com recuperação rápida, chega aos clientes antes da concorrência. 3- Qual o motivo do fracasso da SAP? 3- Qual o motivo do fracasso da SAP? Resp: Pelo costume da empresa de dificultar, desnecessariamente, a conexão entre seus produtos e os de outras empresas.

17 Conclusão As informações são um dos bens mais preciosos de uma empresa, para a obtenção de vantagens competitivas As informações são um dos bens mais preciosos de uma empresa, para a obtenção de vantagens competitivas Com dados (informações) bem organizados, de fácil recuperação, a empresa consegue decidir com mais velocidade e precisão e ganhar espaço no mercado. Com dados (informações) bem organizados, de fácil recuperação, a empresa consegue decidir com mais velocidade e precisão e ganhar espaço no mercado.

18 Bibliografia Capítulo 5 – Gerenciamento de Dados – OBrien Capítulo 5 – Gerenciamento de Dados – OBrien


Carregar ppt "Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle Dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google