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CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Prof. Fábio Carneiro Mokarzel 2011.

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1 CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Prof. Fábio Carneiro Mokarzel 2011

2 CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo Zero Apresentação

3 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

4 0.1 - Professor e Alunos Professor Nome: Fábio Carneiro Mokarzel Nome: Fábio Carneiro Mokarzel Graduação: Engenharia Elétrica – UNIFEI – Itajubá, MG – 1973 Graduação: Engenharia Elétrica – UNIFEI – Itajubá, MG – 1973 Mestrado: Ciência da Computação – ITA – São José dos Campos, SP – 1984 Mestrado: Ciência da Computação – ITA – São José dos Campos, SP – 1984 Doutorado: Ciência da Computação – ITA – São José dos Campos, SP – 1995 Doutorado: Ciência da Computação – ITA – São José dos Campos, SP – 1995

5 Professor no ITA: desde 1979 – IEC Professor no ITA: desde 1979 – IEC Área de Pesquisa: Linguagens e Compiladores para Processamento Paralelo Área de Pesquisa: Linguagens e Compiladores para Processamento Paralelo Sala: n o 109 – Prédio da Computação do ITA Sala: n o 109 – Prédio da Computação do ITA Telefone no ITA: (12) ou Telefone no ITA: (12) ou

6 Alunos Cada aluno deve se levantar e dizer: Cidade e estado de origem Cidade e estado de origem Curso em que está matriculado no ITA Curso em que está matriculado no ITA Experiência com linguagens de programação Experiência com linguagens de programação

7 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

8 0.2 – Objetivos Gerais da Disciplina Conceituação de computadores, linguagens, algoritmos, programas e compiladores Conceituação de computadores, linguagens, algoritmos, programas e compiladores Desenvolvimento de algoritmos Desenvolvimento de algoritmos Programação básica numa linguagem imperativa estruturada: Programação básica numa linguagem imperativa estruturada: Linguagem escolhida: C Linguagem escolhida: C

9 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

10 0.3 – O Computador na Sociedade – Precursores do computador eletrônico digital A tarefa de calcular vem sendo automatizada há muitos anos: Ábacos: Ábacos: origem provável: Mesopotâmia há mais de 5000 anos Ábaco versão chinesa (Wikipedia)

11 Réguas de cálculo: Réguas de cálculo: Criadas pelo padre inglês William Oughtred, em 1638 Criadas pelo padre inglês William Oughtred, em 1638 Aperfeiçoadas e muito usadas até a década de 1970 Aperfeiçoadas e muito usadas até a década de 1970 Substituídas pelas calculadoras eletrônicas Substituídas pelas calculadoras eletrônicas Faziam cálculos complexos como potenciação, radiciação, logaritmos e funções trigonométricas Faziam cálculos complexos como potenciação, radiciação, logaritmos e funções trigonométricas

12 Calculadoras mecânicas: Calculadoras mecânicas: Pascalina: construída pelo francês Blaise Pascal, em 1642 Pascalina: construída pelo francês Blaise Pascal, em 1642 Fazia somas e subtrações Fazia somas e subtrações

13 Calculadoras mecânicas: Calculadoras mecânicas: Calculadora de Leibnitz: construída na Alemanha por Gottfried Leibnitz, por volta de 1694 Calculadora de Leibnitz: construída na Alemanha por Gottfried Leibnitz, por volta de 1694 Fazia somas, subtrações, multiplicações e divisões Fazia somas, subtrações, multiplicações e divisões As duas últimas aplicavam sucessivas execuções das duas primeiras As duas últimas aplicavam sucessivas execuções das duas primeiras

14 Calculadoras mecânicas: Calculadoras mecânicas: Arithmometer: construída pelo francês Charles Xavier Thomas, em 1820 Arithmometer: construída pelo francês Charles Xavier Thomas, em 1820 Fazia somas, subtrações, multiplicações e divisões Fazia somas, subtrações, multiplicações e divisões Primeira calculadora realmente comercializada com sucesso: até 1850, vendidos cerca de 1500 exemplares Primeira calculadora realmente comercializada com sucesso: até 1850, vendidos cerca de 1500 exemplares

15 Máquina analítica: concepção de um computador mecânico, em 1833, pelo inglês Charles Babbage Máquina analítica: concepção de um computador mecânico, em 1833, pelo inglês Charles Babbage Com unidade de controle de memória aritmética Com entrada e saída de dados Programada por meio de instruções em cartões perfurados A sequência de execução dos cartões podia ser alterada

16 Máquina analítica: concepção de um computador mecânico, em 1833, pelo inglês Charles Babbage Máquina analítica: concepção de um computador mecânico, em 1833, pelo inglês Charles Babbage Exigia tecnologia mecânica muito avançada para a época Não foi efetivamente construída naquele século

17 Máquina analítica: concepção de um computador mecânico, em 1833, pelo inglês Charles Babbage Máquina analítica: concepção de um computador mecânico, em 1833, pelo inglês Charles Babbage Na década de 1980, pelo seu valor histórico, um grupo resolveu construí- la Ela funcionou perfeitamente

18 Máquina recenseadora: construída em 1886, por Herman Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos Máquina recenseadora: construída em 1886, por Herman Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos Utilizava cartões perfurados que, lidos eletricamente: Controlavam o funcionamento Continham dados de entrada Eram usados para imprimir resultados

19 Máquina recenseadora: construída em 1886, por Herman Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos Máquina recenseadora: construída em 1886, por Herman Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos Cartões perfurados para programas e dados foram usados por muito tempo Só foram substituídos pelo teclado e vídeo Herman Hollerith foi um dos fundadores da International Business Machines (IBM) em 1924

20 Computadores eletrônicos analógicos: utilizam grandezas elétricas como tensão e corrente para modelar um problema a ser resolvido Computadores eletrônicos analógicos: utilizam grandezas elétricas como tensão e corrente para modelar um problema a ser resolvido Constituídos de amplificadores, filtros e circuitos somadores, integradores e diferenciadores, além de outros Constituídos de amplificadores, filtros e circuitos somadores, integradores e diferenciadores, além de outros Eram o estado da arte dos computadores antes da Segunda Guerra Mundial Eram o estado da arte dos computadores antes da Segunda Guerra Mundial Até a década de 1960, competiam com os computadores digitais Até a década de 1960, competiam com os computadores digitais

21 Computadores eletrônicos analógicos: Computadores eletrônicos analógicos: Tinham vantagem frente aos primeiros computadores digitais, pois eram capazes de resolver problemas mais complexos Tinham vantagem frente aos primeiros computadores digitais, pois eram capazes de resolver problemas mais complexos Nessa época, os programas de computador não eram ainda muito populares Nessa época, os programas de computador não eram ainda muito populares

22 Computadores eletrônicos analógicos: Computadores eletrônicos analógicos: A solução é apresentada em forma de curvas em gráficos; os resultados são exatos A solução é apresentada em forma de curvas em gráficos; os resultados são exatos Números reais não são representados exatamente nos computadores digitais; é uma representação discreta Números reais não são representados exatamente nos computadores digitais; é uma representação discreta

23 Computadores eletrônicos analógicos: Computadores eletrônicos analógicos: Ao contrário dos computadores digitais modernos, computadores analógicos não são muito flexíveis Ao contrário dos computadores digitais modernos, computadores analógicos não são muito flexíveis Precisam ser reprogramados manualmente para trocar o problema em que vão trabalhar Precisam ser reprogramados manualmente para trocar o problema em que vão trabalhar

24 Computadores eletrônicos analógicos: Computadores eletrônicos analógicos: Com o desenvolvimento dos transistores, os computadores digitais começaram a imperar Com o desenvolvimento dos transistores, os computadores digitais começaram a imperar Mas, até hoje, os computadores analógicos são usados na resolução de alguns problemas específicos Mas, até hoje, os computadores analógicos são usados na resolução de alguns problemas específicos

25 Mark I: primeiro computador digital eletro-mecânico; construído entre 1937 e 1944, por Howard Aiken, na Universidade de Harvard Mark I: primeiro computador digital eletro-mecânico; construído entre 1937 e 1944, por Howard Aiken, na Universidade de Harvard Utilizava relés e válvulas eletrônicas Media 2,5 m de altura e 18 m de comprimento Gerava imensa quantidade de calor

26 ENIAC (Electronic Numeric Integrator and Calculator): primeiro computador eletrônico digital ENIAC (Electronic Numeric Integrator and Calculator): primeiro computador eletrônico digital Construído em 1946, pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John Mauchly Chegava a ser, em algumas operações, mil vezes mais rápido que o MARK I. Ocupava 170 m 2, pesava 30 toneladas, consumia 150 Kwatts

27 0.3.2 – Evolução da tecnologia eletrônico-digital Desde o ENIAC, houve um desenvolvimento acelerado da tecnologia eletrônico-digital: Válvulas eletrônicas: Válvulas eletrônicas: Dispositivos que conduzem a corrente elétrica num só sentido Dissipam muito calor Quebram após não muitas horas de uso

28 Transistores: Transistores: Utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos Têm o mesmo papel das válvulas, porém são bem menores e dissipam muito menos calor

29 Circuitos integrados: vários transistores e outros componentes eletrônicos em um só circuito Circuitos integrados: vários transistores e outros componentes eletrônicos em um só circuito Usados hoje em quase todos os equipamentos eletrônicos Revolucionaram o mundo da eletrônica Imagem aumentada mais de 1000 vezes

30 Circuitos integrados: vários transistores e outros componentes eletrônicos em um só circuito Circuitos integrados: vários transistores e outros componentes eletrônicos em um só circuito Invenção de Jack Kilby da Texas Instruments, em 1958 Em 2000, Kilby ganhou o Prêmio Nobel por essa invenção Imagem aumentada mais de 1000 vezes

31 Circuitos integrados: escalas (Wikipedia) Circuitos integrados: escalas (Wikipedia) Abreviatura e época DenominaçãoN o de transistores SSI 1958 Small Scale Integration10 a 99 MSI anos 60 Medium Scale Integration100 a 999 LSI anos 70 Large Scale Integration1.000 a VLSI anos 80 Very Large Scale Integration a ULSI anos 90 Ultra Large Scale Integration a SLSI anos 2000 Super Large Scale Integration a

32 Microprocessadores: circuitos integrados coordenadores de todas as atividades de um computador Microprocessadores: circuitos integrados coordenadores de todas as atividades de um computador Esquema de um computador pessoal moderno

33 Microprocessadores: Microprocessadores: 4004: primeiro microprocessador comercial Inventado pela Intel em 1971 Aritmética binária de 4 bits Clock de 740 KHz Possuia transistores

34 Microprocessadores: Microprocessadores: 8080: microprocessador criado pela Intel em 1974 Aritmética binária de 8 bits Clock de 2 MHz Possuia transistores

35 Microprocessadores: Microprocessadores: 8086: microprocessador criado pela Intel em 1978 Aritmética binária de 16 bits Clock de 5 a 10 MHz Possuia transistores

36 Microprocessadores: Microprocessadores: 80386: microprocessador criado pela Intel em 1986 Aritmética binária de 32 bits Clock de 33 MHz Possuia transistores

37 Microprocessadores: Microprocessadores: Pentium IV: microprocessador criado pela Intel em 2001 Aritmética binária de 64 bits Clock de 1.3 a 2.0 GHz Possui cerca de transistores

38 Novos microprocessadores da Intel: Novos microprocessadores da Intel: Core 2 Duo: 2 processadores (núcleos) em 1 Core 2 Duo: 2 processadores (núcleos) em 1 i3: 2 processadores (núcleos) em 1; emula 4 núcleos i3: 2 processadores (núcleos) em 1; emula 4 núcleos i5: 2 e 4 processadores (núcleos) em 1; emula 4 núcleos i5: 2 e 4 processadores (núcleos) em 1; emula 4 núcleos i7: 4 e 6 processadores (núcleos) em 1; emula 8 e 12 núcleos i7: 4 e 6 processadores (núcleos) em 1; emula 8 e 12 núcleos

39 Microprocessadores, outras aplicações: Microprocessadores, outras aplicações: Processadores digitais de sinais: processam sinais de áudio, vídeo, etc.; por exemplo, em aparelhos de CD, DVD e televisores digitais Processadores digitais de sinais: processam sinais de áudio, vídeo, etc.; por exemplo, em aparelhos de CD, DVD e televisores digitais Microcontroladores: embarcados em dispositivos (geralmente produtos comercializados) para controlar suas ações Microcontroladores: embarcados em dispositivos (geralmente produtos comercializados) para controlar suas ações Processadores gráficos: utilizados em placas de vídeo para fazer computação gráfica Processadores gráficos: utilizados em placas de vídeo para fazer computação gráfica

40 Mais avanços na tecnologia eletrônico-digital: Fibras óticas: Fibras óticas: Podem substituir com vantagens os fios de cobre Podem substituir com vantagens os fios de cobre Não são susceptíveis à interferência eletromagnética Não são susceptíveis à interferência eletromagnética Aplicadas na medicina (endoscopias por exemplo) Aplicadas na medicina (endoscopias por exemplo) Aplicadas em telecomunicações (principalmente na Internet) Aplicadas em telecomunicações (principalmente na Internet)

41 Mais avanços na tecnologia eletrônico-digital: Comunicação sem fio – grande variedade de aplicações: Comunicação sem fio – grande variedade de aplicações: Controle remoto de equipamentos elétricos e eletrônicos Controle remoto de equipamentos elétricos e eletrônicos Teleprocessamento Teleprocessamento Comunicações via satélite Comunicações via satélite Redes locais, Internet e telefonia celular Redes locais, Internet e telefonia celular

42 Mais avanços na tecnologia eletrônico-digital: Raio laser – grande variedade de aplicações: Raio laser – grande variedade de aplicações: Cirurgias e fisioterapia Cirurgias e fisioterapia Comunicação por fibras ópticas e leitura de códigos de barra Comunicação por fibras ópticas e leitura de códigos de barra Computadores, aparelhos de som e imagem Computadores, aparelhos de som e imagem

43 Mais avanços na tecnologia eletrônico-digital: Supercondutividade: Supercondutividade: Certos materiais, quando se esfriam a temperaturas extremamente baixas, conduzem corrente sem resistência nem perdas Certos materiais, quando se esfriam a temperaturas extremamente baixas, conduzem corrente sem resistência nem perdas Isso tem sido usado na pesquisa de circuitos eletrônicos cada vez mais rápidos Isso tem sido usado na pesquisa de circuitos eletrônicos cada vez mais rápidos

44 0.3.3 – Impactos na sociedade Os computadores tornaram-se: Os computadores tornaram-se: Muito menores Muito menores Muito mais poderosos Muito mais poderosos Muito menos consumidores de energia Muito menos consumidores de energia Muito menos dissipadores de calor Muito menos dissipadores de calor

45 Hoje no mercado: Hoje no mercado: Poderosos laptops e desktops: muito mais potentes que volumosos computadores de décadas passadas Poderosos laptops e desktops: muito mais potentes que volumosos computadores de décadas passadas Supercomputadores: cada um com milhares ou até milhões de processadores Supercomputadores: cada um com milhares ou até milhões de processadores Redes de computadores: Redes de computadores: Locais caseiras e empresariais Locais caseiras e empresariais Internet, a rede mundial Internet, a rede mundial

46 No início, os computadores eram usados apenas para manipular números No início, os computadores eram usados apenas para manipular números Pouco tempo depois, o processamento não numérico tornou-se muito mais importante que o processamento numérico Pouco tempo depois, o processamento não numérico tornou-se muito mais importante que o processamento numérico Hoje os computadores processam informações de diversas espécies: números, textos, sons, imagens, fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais Hoje os computadores processam informações de diversas espécies: números, textos, sons, imagens, fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais

47 A comunicação humano-computador evoluiu muito: Programação no ENIAC, em 1946: Programação no ENIAC, em 1946: Entrada e saída de dados usava cartões perfurados Entrada e saída de dados usava cartões perfurados Programas eram introduzidos mediante manipulação de conexões eletrônicas Programas eram introduzidos mediante manipulação de conexões eletrônicas Instalação de um novo programa demorava um ou dois dias Instalação de um novo programa demorava um ou dois dias

48 A comunicação humano-computador evoluiu muito: Para o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator), em 1949: Para o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator), em 1949: Descobriu-se que programas poderiam ser lidos, tal como os dados de entrada, e armazenados na memória (conceito de programa armazenado) Descobriu-se que programas poderiam ser lidos, tal como os dados de entrada, e armazenados na memória (conceito de programa armazenado) Os programas passaram a ser escritos em cartões perfurados e instalados na memória por meio de leitora de cartões Os programas passaram a ser escritos em cartões perfurados e instalados na memória por meio de leitora de cartões

49 Novos meios de programar computadores foram surgindo: Os resultados passaram a ser impressos em papel, por impressoras Os resultados passaram a ser impressos em papel, por impressoras Programas passaram a ser introduzidos por teclado, ficando armazenados em arquivos Programas passaram a ser introduzidos por teclado, ficando armazenados em arquivos Os resultados passaram a ser exibidos em monitores de vídeo Os resultados passaram a ser exibidos em monitores de vídeo

50 Novos meios de programar computadores foram surgindo: Ambientes de programação foram criados, disponibilizando ao programador: Ambientes de programação foram criados, disponibilizando ao programador: Confortáveis editores de textos, manipuladores de arquivos, compiladores Confortáveis editores de textos, manipuladores de arquivos, compiladores Botões a serem acionados pelo mouse para salvar arquivos, compilar, executar e corrigir programas, usar a impressora, etc. Botões a serem acionados pelo mouse para salvar arquivos, compilar, executar e corrigir programas, usar a impressora, etc.

51 Outras atividades, além de programar: Edição de documentos, figuras e apresentações: Word, Adobe, Paint, Power-Point, etc. Edição de documentos, figuras e apresentações: Word, Adobe, Paint, Power-Point, etc. Manipulação de tabelas para contabilidade: Excel Manipulação de tabelas para contabilidade: Excel Navegadores da Internet: Explorer, Mozilla, etc. Navegadores da Internet: Explorer, Mozilla, etc. Manipulação de arquivos de áudio e vídeo: iTunes, Emule, Ares, MP3Gain, Nero, Roxio, YouTube, etc Manipulação de arquivos de áudio e vídeo: iTunes, Emule, Ares, MP3Gain, Nero, Roxio, YouTube, etc Interfaces para controle de processos Interfaces para controle de processos Etc. Etc. Hoje os computadores são utilizados por pessoas totalmente leigas em Ciência da Computação

52 Hoje os sistemas computacionais estão integrados em praticamente todas as atividades da sociedade: Atividades técnico-científicas Medicina e saúde Indústria e comércio Atividades administrativas e governamentais Educação Literatura e artes Cinema Música Pesquisa escolar e caseira (serve como enciclopédia sempre atualizada) Entretenimento

53 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

54 0.4 – Relevância da Disciplina A maioria dos ambientes computacionais de trabalho e dos programas científicos são escritos em linguagens de programação, tais como Fortran, Pascal, C, Java, etc. A maioria dos ambientes computacionais de trabalho e dos programas científicos são escritos em linguagens de programação, tais como Fortran, Pascal, C, Java, etc. Não raro, um engenheiro necessita desenvolver programas ou ambientes para novas aplicações, em sua área de atuação Não raro, um engenheiro necessita desenvolver programas ou ambientes para novas aplicações, em sua área de atuação

55 Diversas áreas da Eletrônica trabalham diretamente com softwares para fazer interface com dispositivos eletrônicos ou para serem neles embarcados Diversas áreas da Eletrônica trabalham diretamente com softwares para fazer interface com dispositivos eletrônicos ou para serem neles embarcados A Matemática, a Física e várias áreas da Engenharia trabalham com simulações na busca da melhor solução para um problema A Matemática, a Física e várias áreas da Engenharia trabalham com simulações na busca da melhor solução para um problema Na área financeira, a programação de macros para o Excel dá um grande diferencial Na área financeira, a programação de macros para o Excel dá um grande diferencial Muitos aviões trabalham com softwares embarcados que controlam diversos de seus sub-sistemas Muitos aviões trabalham com softwares embarcados que controlam diversos de seus sub-sistemas

56 Sub-sistemas de um avião

57 O conhecimento dos princípios de programação numa das referidas linguagens é portanto imprescindível para um engenheiro O conhecimento dos princípios de programação numa das referidas linguagens é portanto imprescindível para um engenheiro CES-10 Introdução à Computação ensina os primeiros passos de programação de computadores CES-10 Introdução à Computação ensina os primeiros passos de programação de computadores Para alcançar sucesso nesta disciplina é preciso muita dedicação e realizar muitos exercícios Para alcançar sucesso nesta disciplina é preciso muita dedicação e realizar muitos exercícios No entanto, apenas um semestre de treinamento em programação é insuficiente para um engenheiro No entanto, apenas um semestre de treinamento em programação é insuficiente para um engenheiro

58 Muitos problemas de Engenharia encontram soluções nos vários ramos da Matemática Muitos problemas de Engenharia encontram soluções nos vários ramos da Matemática Alguns deles exigem quantidade descomunal de operações matemáticas Alguns deles exigem quantidade descomunal de operações matemáticas A utilização de sistemas computacionais para solucioná-los é portanto indispensável A utilização de sistemas computacionais para solucioná-los é portanto indispensável CCI-22 Matemática Computacional apresenta algoritmos para realizar essas operações por computador, de forma eficiente CCI-22 Matemática Computacional apresenta algoritmos para realizar essas operações por computador, de forma eficiente É uma disciplina do 2º Fundamental 1º Semestre É uma disciplina do 2º Fundamental 1º Semestre

59 Muitas atividades de Engenharia envolvem a manipulação de quantidades imensas de informações Muitas atividades de Engenharia envolvem a manipulação de quantidades imensas de informações As formas com que essas informações se interligam entre si apresentam diversos níveis de complexidade As formas com que essas informações se interligam entre si apresentam diversos níveis de complexidade Um engenheiro deve saber decidir qual o melhor modelo de armazenamento para um sistema de informações e os melhores algoritmos para gerenciá-lo Um engenheiro deve saber decidir qual o melhor modelo de armazenamento para um sistema de informações e os melhores algoritmos para gerenciá-lo CES-11 Algoritmos e Estruturas de Dados aborda essa necessidade CES-11 Algoritmos e Estruturas de Dados aborda essa necessidade É uma disciplina do 1º Fundamental 2º Semestre É uma disciplina do 1º Fundamental 2º Semestre

60 Por que a Linguagem C como primeira linguagem de programação? Há especialistas que a consideram facilitadora de indisciplina e de confecção de programas desestruturados e confusos Há especialistas que a consideram facilitadora de indisciplina e de confecção de programas desestruturados e confusos Preferem linguagens como Pascal que inibem um pouco essa indisciplina Preferem linguagens como Pascal que inibem um pouco essa indisciplina

61 Por que a Linguagem C como primeira linguagem de programação? Outros especialistas preferem Java ou C++ Outros especialistas preferem Java ou C++ Para inserir logo o aluno no combate à crise de software Para inserir logo o aluno no combate à crise de software Java é a linguagem básica para transações na Internet Java é a linguagem básica para transações na Internet

62 Por que a Linguagem C como primeira linguagem de programação? No ITA, em 1998, Pascal foi substituída pela Linguagem C No ITA, em 1998, Pascal foi substituída pela Linguagem C Pascal havia caído em desuso Pascal havia caído em desuso Os mesmos princípios de programação estruturada podem ser aplicados em ambas as linguagens Os mesmos princípios de programação estruturada podem ser aplicados em ambas as linguagens

63 Por que a Linguagem C como primeira linguagem de programação? Num Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Java é uma forte opção Num Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Java é uma forte opção Programas em Java são mais ineficientes do que em C – isso é inconveniente em Engenharia Programas em Java são mais ineficientes do que em C – isso é inconveniente em Engenharia Java e C++ usam programação orientada a objetos; isso é bem difundido só em Engenharia de Computação Java e C++ usam programação orientada a objetos; isso é bem difundido só em Engenharia de Computação Outras modalidades de Engenharia têm a programação estruturada bem arraigada Outras modalidades de Engenharia têm a programação estruturada bem arraigada

64 Por que a Linguagem C como primeira linguagem de programação? C possibilita a confecção de programas eficientes C possibilita a confecção de programas eficientes Permite acesso até certo ponto à estrutura interna do computador Permite acesso até certo ponto à estrutura interna do computador Ainda é uma linguagem largamente utilizada Ainda é uma linguagem largamente utilizada

65 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

66 0.5 – Programa da Disciplina Cap. I Conceitos primários3.5 semanas Cap. II Algoritmos e programas 1.5 semanas Cap. III Declarações e comandos de atribuição 1 semana Cap. IV Comandos de controle de fluxo 1 semana Cap. VComandos de entrada e saída1 semana Cap. VI Variáveis indexadas 2.5 semanas Cap. VII Tipos enumerativos e estruturas1 semana Cap. VIIISubprogramação1.5 semana Cap. IX Ponteiros 1.5 semana Cap. XMetodologia top-down com subprogramação 0.5 semana Cap. XI Noções de estruturas de dados 1 semana

67 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

68 0.6 – Metodologia e Carga horária CES-10 não tem pré-requisitos CES-10 não tem pré-requisitos Carga horária semanal: Carga horária semanal: Aulas teóricas: expositivas e em sala comum Aulas teóricas: expositivas e em sala comum Aulas de laboratório: aulas práticas sobre programação, em laboratório de computadores Aulas de laboratório: aulas práticas sobre programação, em laboratório de computadores

69 0.6 – Metodologia e Carga horária Salas de aulas da Turma 3: 2ª feira 8:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 8:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 10:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 10:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 13:30 – 2 aulas de laboratório: Sala ª feira 13:30 – 2 aulas de laboratório: Sala 2069

70 0.6 – Metodologia e Carga horária Salas de aulas da Turma 4: 2ª feira 10:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 10:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 8:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 8:00 – 2 aulas teóricas: Sala ª feira 13:30 – 2 aulas de laboratório: Sala ª feira 13:30 – 2 aulas de laboratório: Sala 2069

71 0.6 – Metodologia e Carga horária Reposição de aulas: Aulas teóricas em feriados não serão dadas Aulas teóricas em feriados não serão dadas Aulas de laboratório em feriados serão antepostas ou repostas Aulas de laboratório em feriados serão antepostas ou repostas Aulas em prolongamento de feriados serão antepostas ou repostas Aulas em prolongamento de feriados serão antepostas ou repostas Anteposição ou reposição: 3º e 4º tempo da tarde depois das aulas de laboratório Anteposição ou reposição: 3º e 4º tempo da tarde depois das aulas de laboratório

72 0.6 – Metodologia e Carga horária Exercícios poderão ser realizados em aulas teóricas Exercícios poderão ser realizados em aulas teóricas Eventualmente, exercícios poderão valer nota Eventualmente, exercícios poderão valer nota As provas serão realizadas em aulas de laboratório As provas serão realizadas em aulas de laboratório Em semana de prova, a prova substituirá as aulas de laboratório Em semana de prova, a prova substituirá as aulas de laboratório Os trabalhos laboratoriais devem começar nas aulas de lab e continuar em casa Os trabalhos laboratoriais devem começar nas aulas de lab e continuar em casa

73 0.6 – Metodologia e Carga horária Ambientes de programação em Linguagem C: Borland C++ 5.0: poderá ser usado para a maioria dos trabalhos laboratoriais Borland C++ 5.0: poderá ser usado para a maioria dos trabalhos laboratoriais Dev C++: a ser usado para trabalhos sobre o vídeo-gráfico; opcionalmente poderá ser usado nos outros trabalhos Dev C++: a ser usado para trabalhos sobre o vídeo-gráfico; opcionalmente poderá ser usado nos outros trabalhos

74 0.6 – Metodologia e Carga horária Monitor para a disciplina CES-10: Estará presente nas aulas de Lab para ajudar o professor na assistência aos alunos, em caso de dúvidas e/ou dificuldades Estará presente nas aulas de Lab para ajudar o professor na assistência aos alunos, em caso de dúvidas e/ou dificuldades Dará plantão de dúvidas aos alunos, duas horas semanais; horário a combinar com os alunos Dará plantão de dúvidas aos alunos, duas horas semanais; horário a combinar com os alunos

75 0.6 – Metodologia e Carga horária Importante: Só será permitido o uso de Lap-Tops em sala de aula para acompanhamento das aulas de CES-10 Só será permitido o uso de Lap-Tops em sala de aula para acompanhamento das aulas de CES-10 Celulares deverão ser desligados durante as aulas Celulares deverão ser desligados durante as aulas Nas aulas de lab, os computadores da sala não poderão ser desconectados, para evitar danos Nas aulas de lab, os computadores da sala não poderão ser desconectados, para evitar danos

76 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

77 0.7 – Critérios de Avaliação Por bimestre: 2 provas e de 4 a 6 laboratórios Por bimestre: 2 provas e de 4 a 6 laboratórios Nota Bimestre = Nota Bimestre = (média das provas + média dos labs) / 2 Exame final: misto de uma prova e dois laboratórios Exame final: misto de uma prova e dois laboratórios Nota Exame = Nota Exame = (6.5 * Média das notas dos labs * Nota da prova) / 10 Em algumas provas será permitido consultar materiais indicados pelo professor Em algumas provas será permitido consultar materiais indicados pelo professor

78 0.7 – Critérios de Avaliação Nota bimestre = Nota bimestre = (média das provas + média dos labs) / 2 O peso de cada lab dependerá de seu grau de dificuldade O peso de cada lab dependerá de seu grau de dificuldade Eventuais exercícios em sala serão computados na média das provas Eventuais exercícios em sala serão computados na média das provas As provas, os exercícios, os laboratórios e o exame são de caráter individual As provas, os exercícios, os laboratórios e o exame são de caráter individual

79 0.7 – Critérios de Avaliação Tendo sido determinadas todas as notas de provas e labs (bimestres e exame), para ser aprovado o aluno precisa obter: Média geral (de acordo com o regulamento do ITA) 6.5 Média geral (de acordo com o regulamento do ITA) 6.5 Média simples de notas de prova (bimestres e exame) 5.0 Média simples de notas de prova (bimestres e exame) 5.0 Média simples de notas de lab (bimestres e exame) 5.0 Média simples de notas de lab (bimestres e exame) 5.0

80 0.7 – Critérios de Avaliação Os trabalhos laboratoriais terão prazo de entrega Os trabalhos laboratoriais terão prazo de entrega Será descontado meio ponto para cada dia de atraso (considerando notas de zero a dez) Será descontado meio ponto para cada dia de atraso (considerando notas de zero a dez) Trabalhos entregues com 2 semanas ou mais de atraso não serão aceitos Trabalhos entregues com 2 semanas ou mais de atraso não serão aceitos

81 O caráter individual – lembrar a DC: O que não é permitido: Olhar ou copiar o lab de outro aluno ou o lab de anos anteriores Olhar ou copiar o lab de outro aluno ou o lab de anos anteriores Sentar junto com um colega em dificuldades e fazer o lab ou parte do lab para ele Sentar junto com um colega em dificuldades e fazer o lab ou parte do lab para ele Dois alunos sentarem e fazerem o código do lab juntos Dois alunos sentarem e fazerem o código do lab juntos Pegar da Internet código pronto para usar no lab Pegar da Internet código pronto para usar no lab

82 O caráter individual – lembrar a DC: O que é permitido: Usar material (slides e apostilas) de outros professores Usar material (slides e apostilas) de outros professores Trocar idéia com algum colega (sem olhar o código) sobre como o lab deve ser feito Trocar idéia com algum colega (sem olhar o código) sobre como o lab deve ser feito Um aluno que já terminou o lab sentar junto com outro para ajudá-lo a encontrar um erro no programa Um aluno que já terminou o lab sentar junto com outro para ajudá-lo a encontrar um erro no programa

83 O caráter individual – lembrar a DC: O que é permitido: Dois alunos sentarem e bolarem parte da solução antes de programarem Dois alunos sentarem e bolarem parte da solução antes de programarem Pegar da Internet material didático Pegar da Internet material didático Pode indicar o site a colegas, mas cada um deve pessoalmente ser responsável pelo que pegou da Internet Pode indicar o site a colegas, mas cada um deve pessoalmente ser responsável pelo que pegou da Internet

84 Capítulo Zero - Apresentação 0.1 – Professor e alunos 0.2 – Objetivos gerais da disciplina 0.3 – O computador na sociedade 0.4 – Relevância da disciplina 0.5 – Programa da disciplina 0.6 – Metodologia e carga horária 0.7 – Critérios de avaliação 0.8 – Bibliografia

85 0.8.1 – Bibliografia básica Mokarzel, F.C.; Soma, N.Y. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, Espinha dorsal da disciplina Resultado de muitos anos ministrando a disciplina

86 0.8 – Bibliografia – Bibliografia básica Mizrahi, V.V. Treinamento em Linguagem C. 2ª Edição. São Paulo: Pearson, 2008.

87 0.8 – Bibliografia – Bibliografia básica Kelley, A.; Pohl, I. A Book on C. Redwood City: Benjamin Cummings, 1995.

88 0.8 – Bibliografia – Bibliografia básica Slides de CES-10 – Prof. Mokarzel, 2011

89 0.8 – Bibliografia – Bibliografia básica Slides de CES-10 – Profa. Juliana, 2009

90 0.8 – Bibliografia – Bibliografia básica Slides de CES-10 – Prof. Guerra, 2009

91 0.8 – Bibliografia – Bibliografia suplementar Saliba, W.L.C. Técnicas de Programação: uma Abordagem Estruturada. São Paulo: Makron, 1992.

92 0.8 – Bibliografia – Bibliografia suplementar Schildt, H. C Completo e Total. 3ª Edição São Paulo: Makron, 1997.

93 0.8 – Bibliografia – Bibliografia suplementar Kernighan B.W.; Ritchie D.M. The C Programming Language. 2 nd Edition Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1988.

94 0.8 – Bibliografia – Sites da Internet Wikipedia: precursores do computador, circuitos integrados e história dos microprocessadores Wikipedia: precursores do computador, circuitos integrados e história dos microprocessadores - História dos Computadores - História dos Computadores putadores_por_imagens.html – figuras históricas dos primórdios da computação putadores_por_imagens.html – figuras históricas dos primórdios da computação Há uma infinidade de sites na Internet sobre o assunto


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