A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS O futuro é criado por nós, no presente. Faça a diferença. O Judiciário Baiano depende de você. JUSTIÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS O futuro é criado por nós, no presente. Faça a diferença. O Judiciário Baiano depende de você. JUSTIÇA."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS O futuro é criado por nós, no presente. Faça a diferença. O Judiciário Baiano depende de você. JUSTIÇA APRENDENTE TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Presidente: Desa. Telma Britto Juiz Assessor: Ricardo Schmitt Secretária Geral UNICORP: Guadalupe Libório Coordenadora Pedagógica UNICORP : Cecília Néri e Carmem Rocha

2 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Em 2006, Decreto nº 036 inicia o processo de elaboração do Plano Diretor do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PDJ). Dos principais Problemas e desafios identificados na fase diagnóstica do PDJ destaca-se: baixa credibilidade na conduta e no desempenho dos servidores. baixa capacidade técnica dos servidores para o desempenho de suas atividades. deficiências de conhecimento técnico. pouca habilidade ou falta de atitudes dos líderes. baixo comprometimento dos servidores com os objetivos e metas institucionais.

3 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Constantes sinalizações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ referindo- se à necessidade de garantir o acesso efetivo dos cidadãos baianos aos serviços da justiça. Em 2007, mapeamento de competências das diversas equipes funcionais das atividades meio e finalística. Identificação dos GAPs de competências existentes nas diversas equipes funcionais. Natureza pontual e pulverizada das ações de Capacitação. Realização maior de cursos voltados para a área administrativa, de curta duração e para servidores da Capital.

4 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Em 2009, Resolução Nº 022 cria a Universidade Corporativa para Servidores e Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – UNICORP. Em 2010, a UNICORP TJBA, define como prioridade a concepção e a implementação de um Programa de Capacitação, que visasse o Desenvolvimento das Carreiras de Analista e Técnico Judiciário. Em 2011, a UNICORP TJBA implementa o Programa de Capacitação em Práticas Judiciárias direcionado aos servidores Analistas e Técnicos Judiciários da área finalística, em 27 Comarcas do Interior e na Capital.

5 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS OBJETIVOS Promover o desenvolvimento das carreiras de Analista e Técnico Judiciários mediante o fortalecimento de Competências Essenciais, Específicas e Estratégicas relacionadas às práticas de trabalho do servidor. Situar o servidor como protagonista da melhoria permanente das práticas de trabalho, condição para o resgate da credibilidade na sua relação com o cidadão.

6 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS OBJETIVOS Favorecer a incorporação de atitudes no servidor que o conduzam a uma atuação proativa e criativa, essenciais ao processo de mudança das práticas de trabalho. Disponibilizar um espaço de reflexão, de revisão de posturas e valores, de integração, de compartilhamento de conhecimentos, de trocas de experiências, de estreitamento de vínculos e resgate da autoestima.

7 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS MATRIZ DE CAPACITAÇÃO Os Módulos agrupados segundo a sua natureza em Linhas de Ação: Linha de Ação I – Desenvolvimento de Competências Essenciais Desenvolve competências basilares da organização, de domínio comum, com caráter instrumental, gerencial e comportamental. Capacidades Comportamentais e Cidadania Organizacional Ética e Serviço Público Desenvolvimento de Lideranças Judiciais

8 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS MATRIZ DE CAPACITAÇÃO Linha de Ação II – Desenvolvimento de Competências Específicas Desenvolve competências peculiares, próprias de cada área de atuação das equipes funcionais. Temas Contemporâneos do Direito Práticas Cartorárias / Práticas Judicantes e Conciliação / Práticas do Oficial de Justiça Avaliador / Práticas do 2º Grau Linha de Ação III – Desenvolvimento de Competências Estratégicas Desenvolve competências com maior grau de complexidade, próprias de áreas que requerem maior especialização profissional. Gestão dos Processos de Trabalho

9 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS METODOLOGIA Carga Horária Total – 100 horas Período de realização – 09 (nove) meses, servidores, horas/aula de Capacitação. Método participativo, com foco no Desenvolvimento de Competências e das Carreiras. Conteúdos integrados e aplicados às práticas de trabalho. Utilização de mais de uma metodologia de ensino. Modalidade Presencial para servidores da Capital. Modalidade Presencial ancorada em transmissão via Satélite para servidores de 27 Comarcas do Interior

10 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO Problemas Encontrados Mobilizar servidores - inexistência de uma cultura de capacitação. Comunicação com servidores – dificuldade devido à restrição de acesso pela insuficiência de recursos tecnológicos. Soluções Implementadas Campanha com teasers, cartazes e banners com foto e depoimentos de servidores.

11 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS Soluções Implementadas Matérias publicadas sistematicamente no site do Tribunal, na intranet e no hotsite da UNICORP. Seminário lançamento do Programa de Capacitação. Folders ilustrativos dispostos nas Unidades Judiciais da Capital e das 27 Comarcas do Interior. Comunicação direta da Presidente do Tribunal de Justiça por meio de Ofícios dirigidos aos Servidores e Magistrados.

12 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS Para o Cidadão Conquista de uma nova relação com o servidor marcada por mais respeito, escuta, acolhimento. Maior eficácia na resolução e atendimento das suas demandas. Para o Servidor Resgate da autoestima pela compreensão de que o trabalho do servidor é o produto mais nobre para garantia do direito e da paz social. Integração com o cenário nacional, de modo a ficarem mais conscientes das Políticas Públicas que integram o Sistema de Justiça.

13 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS Para o Magistrado A possibilidade de encarar os desafios da gestão judicial, contando com uma equipe estimulada, preparada e voltada para o desenvolvimento de projetos inovadores com trabalho em equipe. Para o Tribunal A observância ao seu Planejamento Estratégico na perspectiva da Gestão de Pessoas. Atendimento às metas do CNJ. Situar o TJBA em uma posição de precursor de uma nova realidade por meio de um Programa de Capacitação inovador.

14 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Site: Tel:


Carregar ppt "PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS JUDICIÁRIAS O futuro é criado por nós, no presente. Faça a diferença. O Judiciário Baiano depende de você. JUSTIÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google