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Consumo sustentável: uma mudança na cultura política? Profa. Dra. Fátima Portilho (UFRRJ/CPDA) Reunión Plataforma Regional de Educación para el Consumo.

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1 Consumo sustentável: uma mudança na cultura política? Profa. Dra. Fátima Portilho (UFRRJ/CPDA) Reunión Plataforma Regional de Educación para el Consumo Sustentable Buenos Aires 30 de junio y 1 de julio 2010

2 Sociologia e Antropologia do Consumo Estudo sobre o fenômeno do consumo nas sociedades e culturas contemporâneas

3 Desde o século XVII  consumo é associado a termos como: individualismo, hedonismo, lassidão moral, superficialidade, materialismo, falta de autenticidade, exclusão, necessidades supérfluas, desagregação dos laços societários, decadência moral etc.

4 Não é a atividade de consumo que é superficial, mas sim nossas tentativas de compreendê-la. (Daniel Miller)

5 Transformações das sociedades contemporâneas e suas implicações para o consumo

6 Situação paradoxal contemporânea: Cultura do excesso X Elogio da moderação (retorno da saúde, da prevenção, equilíbrio, natureza, moral, ética, religiões orientais etc.) Gilles Lipovetsky

7 Consumir é utilizar elementos da cultura material para nossa reprodução física e social. O que é consumo?

8 Por que consumimos? Para que consumimos? O que fazemos com o que consumimos?

9 Construção de laços sociais Construção e fortalecimento de identidade Comunicação Pertencimento e diferenciação social Hostilidade Cultural Produção e reprodução de valores Mary Douglas Usos do consumo Os bens, em todas as culturas, funcionam como:

10 Um “novo” uso social do consumo Percepção e o uso das práticas de consumo como forma: de pressão política; de materializar valores e preocupações ambientais e sociais. O ato de comprar “se transformou num meio de conferir objetividade a nossos valores” (Daniel Miller,2002)

11 Transformações na esfera do consumo Ato essencialmente privado Ato visto como tendo conseqüências públicas e que tem sua origem na esfera pública

12 Transformações na esfera do consumo Gosto individual e restrições étnicas, religiosas e de classe Responsabilidade sobre as conseqüências das ações e escolhas de consumo

13 Transformações na esfera do consumo Individualismo, insaciabilidade e superficialidade... Cidadania e participação política

14 Estaríamos caminhando para uma “Nova sociedade de consumo”? Problema sociológico Acusado como o principal responsável pelos problemas sociais (individualidade, despolitização etc.) e ambientais poderá o consumo ser a solução para os problemas que gerou?

15 Problema para as Organizações de Defesa dos Direitos dos Consumidores

16 Movimentos de consumidores Movimentos de Defesa dos Direitos dos Consumidores Movimentos Anti-Consumo Movimentos Pró-Consumo Sustentável

17 Um processo de politização do consumo parece estar em curso... ONGs voltadas para esta temática Reportagens sobre consumo “sustentável” na mídia Programas de “Educação para o Consumo Consciente” Sistemas de certificação e rotulagem Novos movimentos sociais econômicos  ação de consumidores conscientes (economia solidária, comércio justo, slow food etc.)

18 Consumo Político Termo cunhado na Dinamarca em 1995 na onda de dois eventos: Boicote à Shell  tentativa de afundar uma antiga instalação de petróleo no Mar do Norte (Brent Spar) Boicote ao vinho francês  testes nucleares no Oceano Pacífico

19 1995 - Boicote à Shell devido à sua decisão de afundar a Brent Spar no Mar do Norte

20 A escolha de produtos e de produtores baseada em considerações éticas e/ou políticas quando um consumidor quer e acredita que, dessa forma, é possível mudar práticas institucionais ou de mercado. (Micheletti et al, 2003; Stolle et al, 2005; Portilho, 2008; Halkier & Holm, 2008). Mas o que é consumo político?

21 Consumo político não é um fenômeno inteiramente novo Boicotes aos ônibus no Alabama/EUA em protesto contra a segregação racial (1955)

22 1) Boicotes 2) Buycotts 3) Compras coletivas 4) Uso eficiente de bens e serviços 5) Ações comunicativas 6) Ações educativas Ações de Consumo Político

23 1) BOICOTES Negação do consumo de produtos e serviços por considerações sociais e/ou ambientais

24 Ações de boicotes: ”não compre para fazê-los modificar suas formas de produção ou suas políticas”

25 Opção intencional por produtos e serviços percebidos como social e/ou ambientalmente amigos 2) BUYCOTTS

26 Ações de “buycotts”: “compre produtos rotulados e eticamente responsáveis”

27 3) Compras coletivas

28 4) U so eficiente de bens e serviços (água, energia, comida, transportes etc.)

29 5) Ações comunicativas Expressão de opinião, manifestação pública, esforços comunicativos

30

31 6) Ações educativas Educação para o consumo sustentável Escuelas Virtuales de Consumo

32 Fenômeno do consumo político Ampliação do campo político Mudança na cultura política

33 Se o conceito de política significava deixar a esfera privada para dedicar-se à pública, surge agora a necessidade de permitir a invasão do político na esfera privada: Agenda da mesa da cozinha Votar com a carteira Votar com o garfo Ampliação do campo político

34 Mudança na cultura política Desconfiança, descrédito ou desinteresse pelas “ações políticas convencionais” Crença na responsabilidade de “todos” (negociação de responsabilidades) Reposicionamento do político  novas esferas sociais passam a constituir uma nova cultura política

35 Com a degradação da política convencional e a descrença em muitas instituições sociais, surgem, fortalecidos, outros modos de participação política. Néstor Garcia Canclini O consumo é uma atividade que envolve tomar decisões políticas e morais praticamente todos os dias. Daniel Miller

36 Possibilidades explicativas Sub-políticas  política direta, à margem e além dos Estados-Nação; esfera não-institucional do político (Ülrick Beck) Teoria Neo-moderna  as ações radicais e coletivistas dos anos 60 e 70 reaparecem nos anos 90 como ações romântico-individualistas; ação de indivíduos reais e não de “atores históricos” coletivos (Jeffrey Alexander)

37 Cinco questões de pesquisa: Como medir o consumo político? Quem é o consumidor político? (indicadores micro-sociológicos) Qual a orientação política, os valores e o enraizamento social? Reduz, substitui ou complementa formas de participação mais coletivistas? Qual é o caráter político do consumo político?

38 Pesquisa brasileira  analisar percepções, interesses, confiança institucional e práticas políticas de jovens brasileiros, incluindo o consumo político Survey representativo nacional com jovens entre 17 e 29 anos, das classes de renda A, B, C e D; Grupo Focal Pesquisa etnográfica Autores: Fátima Portilho (UFRRJ/CPDA) Lívia Barbosa (ESPM/CAEPM) John Wilkinson (UFRRJ/CPDA)

39 Obrigada! faportilho@yahoo.com.br


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