A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Belo Horizonte, março de 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Belo Horizonte, março de 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Belo Horizonte, março de 2007
UMA EMPRESA VOLTADA PARA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CONTINUADA Belo Horizonte, março de 2007

2 A EMPRESA A CIPLAN é uma empresa com experiência comprovada, que desenvolve relevantes trabalhos em parceria com órgãos públicos, tendo apresentado vários trabalhos para Prefeituras, Estados e órgãos da administração direta e indireta destes entes governamentais. Seus técnicos e educadores oferecem capacitação, oficinas, treinamentos e formação continuada para desenvolvimento de planejamentos estratégicos e sistemas voltados para gestão pública. A empresa tem a preocupação de estar sempre se atualizando com vistas às alterações das legislações que regem o setor público, bem como a estrutura institucional e organizacional de seus clientes. Apresenta ainda, experiência comprovada em educação pública, o que se configura como conhecimento fundamental para o desenvolvimento de um programa de FORMAÇÃO CONTINUADA NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, com o desenvolvimento de trabalhos para os diferentes tipos de ensino aplicados ao Estado de Minas, São Paulo, e a seus municípios, o que proporcionou ao seu corpo técnico/educativo, o acumulo de conhecimento através de práticas aplicadas na abordagem do ensino atual.

3 NOSSO DESAFIO Assessoria Pedagógica com o objetivo de disponibilizar conhecimento em Tecnologia Educacional aos profissionais das escolas públicas capacitando-os na utilização pedagógica desses instrumentos como moderna ferramenta auxiliar do processo educacional. Nossa metodologia será baseada numa articulação entre a prática do "gestor", as teorias educacionais e o uso das tecnologias no cotidiano da escola. É uma proposta interativa que leva em conta as necessidades e particularidades de cada escola. A iniciativa visa eliminar as barreiras que os professores enfrentam para utilizar as tecnologias em sala de aula e conseqüentemente atingir o ensino e a aprendizagem. Nossa proposta é integrar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aos conteúdos oferecidos em sala de aula para melhorar o aprendizado dos alunos.

4 PROPOSTA DE TRABALHO Apresentamos a seguir o descritivo da proposta da CIPLAN – Consultoria e Planejamento e Tecnologia da Informação Ltda., para a área educacional pública. Nossa proposta chama atenção para um importante desafio atual do administrador público na pessoa de seu(sua) Secretário(a) de Educação(a), que é otimizar o uso dos recursos e investimentos já empreendidos nas escolas e centros de formação de professores e de inclusão digital das cidades. Destacamos que, os itens apresentados a seguir são de extrema importância para programas já existentes e também porque não, para incipientes ou que ainda não foram totalmente implantados, pois nos propomos a acompanhar passo a passo todo o programa e inserir e/ou acrescentar novas soluções para os programas já existentes. É muito importante que as ações de tecnologia em educação sejam contínuas e os trabalhos desenvolvidos sejam sustentáveis ao longo do governo, uma vez que no ensino tudo que se agrega, passa a fazer parte do currículo escolar para sempre.

5 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CONTINUADA
Os programas de educação tecnológica continuada, incrementa os programas de inclusão digital que hoje faz a inclusão de crianças, jovens e adultos nas tecnologias mais modernas disponíveis no mercado, com isso os governantes esperam estar facilitando a vida dessas pessoas, uma vez que a tecnologia faz parte diretamente do dia-a-dia dos mesmos. Portanto com a solução CIPLAN de Educação Tecnológica Continuada, estaremos dinamizando as estruturas educacionais com uma proposta inicialmente simples mas com resultados imediatos e muito grandes ao longo do tempo. Componente 1 – Oficinas educacionais Visam promover a motivação, integração e troca de experiências entre os educadores através de atividades práticas num constante fazer pedagógico, e de discussões atuais de temas que envolvem as TICs, formação profissional e inclusão. Componente 2 – Formação dos profissionais Envolve as ações relativas a promoção de práticas pedagógicas que serão desenvolvidas em sala de aula, através da utilização da tecnologia para construção do ensino, bem como na elaboração de atividades com participação integral de alunos e professores, compartilhando saberes com outros interlocutores, evoluindo para a disponibilização e publicação de trabalhos na biblioteca digital da escola. Componente 3 - Desenvolvimento Institucional Abrange um grupo de ações voltadas para o fortalecimento da gestão escolar, através de elaboração de páginas web das escolas para divulgar os trabalhos escolares, apresentar resultados de atividades desenvolvidas, possibilitar novas formas de contato com outras instituições escolares, além de promover a divulgação das informações institucionais como: as grades curriculares, o calendário escolar, as datas comemorativas, podendo evoluir para o acompanhamento do desempenho do aluno através da publicação dos resultados na Internet. “É a escola no mundo e o mundo na escola”. Componente 4 – Jornal na educação Trabalha a utilização do jornal como ferramenta de leitura e escrita que instiga a criatividade, busca do novo, a autenticidade, a informação, a atualização e possibilita aos alunos e professores criar a sua própria visão de mundo, através de atividades que utilizam o jornal impresso como recurso didático -pedagógico. Componente 5 – Biblioteca digital da escola Organiza de forma digital todo o acervo da biblioteca escolar, como livros, revistas, periódicos, fitas de vídeo, CDs, DVDs, por áreas de conhecimento, para que seu conteúdo fique disponível a todos para consulta, pesquisa e/ou quaisquer outras atividades facilitando o acesso rápido às informações e registro das atividades desenvolvidas pelos bibliotecários e usuários.

6 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CONTINUADA
Componente 6 – Consultoria tecnológica Propõe a revisão das metodologias aplicadas para uso da tecnologia em sala de aula, analisando os resultados já alcançados de acordo com a proposta pedagógica e as reais necessidades de cada instituição escolar. Em seguida, partindo das reais necessidades de educadores e educandos, busca aliar novos conhecimentos aos saberes já existentes, aplicando as mais modernas técnicas disponíveis para agregar mais valor à educação, apresentando novos resultados. Em conjunto com o cliente, realização de fóruns, palestras e debates com os profissionais da área para criar um ambiente propicio à implantação, divulgação de uma metodologia de trabalho mais dinâmica, viva, prática e comunicativa. Componente 7 - Desenvolvimento Social Propicia a utilização da estrutura disponível na rede escolar (laboratórios de Informática) por toda a comunidade escolar, mostrando assim a preocupação do Secretario(a) com a otimização do uso dos recursos disponíveis não só pelos alunos mas para a comunidade em geral. Promover em conjunto com a Secretaria de Educação, metodologias a serem aplicadas para que pessoas leigas e ou com pouco conhecimento possam fazer parte também desta inclusão digital, oportunizando a todos a participação em cursos, tais como: Windows, Word, Internet, softwares livres e outros de interesse da comunidade local. Componente 8 – Arte, Movimento e Criatividade Utiliza a arte, a literatura, o jornal, os livros, as revistas, para a criação de histórias e desenhos inéditos por alunos e/ou professores, utilizando o Flash como recurso tecnológico, oportunizando a todos o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, criativo, alegre e com movimento, além de propiciar a inclusão social dos jovens no mercado de trabalho. Componente 9 – Software Pedagógico Através da utilização de um software pedagógico, oferece ao professor a oportunidade de elaborar aulas, atividades, provas; com som, cor, movimento e interação. Componente 10 – Possibilidades da Internet Viabiliza a utilização pedagógica da Internet, através da pesquisa e consulta a sites educativos, jogos, webquests, blogs e atividades relativas à prática educativa. Componente 11 – Conteúdos Web Oferece a todos os educadores a possibilidade de criar atividades na Web, Webquests”, de acordo com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, de forma simples e rica, com fundamento em aprendizagem cooperativa através de processos investigativos na construção do saber.

7 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CONTINUADA
MODELO DE CONTRATAÇÃO 1º mês 2º mês 3º mês 4º mês 5º mês 6º mês Visita in-loco para diagnosticar e conhecer as reais necessidades educacionais Planejamento e elaboração de atividades de acordo com a realidade do município Implantação das TICs. Palestras, Cursos, Oficinas. Acompanhamento pedagógico Apresentação de resultados: trabalhos e atividades desenvolvidas pelos alunos e professores. MODELO SERVIÇO CONTRATADO VALOR ETC-01 ELABORACAO DO PROJETO DE UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Consultoria tecnológica e pedagógica através de revisão e avaliação da estrutura atual e da utilização dos recursos disponíveis, elaborando o manual de referencia para Educação Tecnológica do município. R$ 0,00 ETC-02 EXECUÇAO DO PROJETO DE UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Em conjunto com o município aplicar as atividades componentes do plano elaborado, conforme especificações compostas nas entrelinhas deste documento. Disponibilizando aos profissionais conhecimentos necessários para desenvolvimento das atividades que fazem parte desta proposta. ETC-03 CONSULTORIA PARA O PROJETO DE UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Fazer o acompanhamento constante das atividades desenvolvidas, bem como disponibilizar para o município as novas tendências e regras para fazer a multiplicação da utilização da tecnologia na educação. R$ 0,00/mês ETC-04 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS Socialização dos trabalhos desenvolvidos em todas as escolas do Município, troca de experiência e avaliação final.

8 ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO
TREINAMENTOS, CURSOS, PALESTRAS e OFICINAS CURSOS DE INFORMÁTICA Despertar nos participantes o prazer pela aquisição do conhecimento de novas tecnologias, incentivando-os na utilização de diferentes ferramentas da informática na educação. ENCONTROS DE ALFABETIZADORES Aprimorar o conhecimento teórico metodológico e sua aplicação prática, visando a formação continuada dos profissionais da rede pública, buscando processos e produtos que contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem. ENCONTROS DE ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO Refletir sobre a prática pedagógica dos Especialistas de Educação, tendo em vista uma coerência entre as ações, os objetivos propostos e as necessidades da escola. ENCONTROS DE PROFESSORES DO CBC Oferecer subsídios aos Gestores visando ampliar sua capacidade de gerenciar, liderar e conduzir a construção e operacionalização da Proposta Pedagógica. ENCONTROS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA Ampliar a formação dos educadores para que possam responder às diferenças e necessidades dos alunos, tornando-os independentes e capazes de ocupar um lugar na sociedade.

9 TREINAMENTOS, CURSOS, PALESTRAS e OFICINAS
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA Aperfeiçoar o conhecimento teórico e em metodologias, visando alcançar o melhor aproveitamento das potencialidades do aluno com necessidades educativas diferenciadas. ENCONTROS DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ressignificar o autoconceito, auto-imagem, auto-estima e eficácia pessoal dos Servidores da Educação. WORKSHOP DE EDUCADORES Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos ao trabalhar Metodologias de Ensino que visem minimizar diferentes dificuldades de aprendizagem. SEMINÁRIO DA RENAGESTE Oferecer subsídios aos gestores, visando ampliar sua capacidade de gerenciar, liderar e conduzir a construção e operacionalização da proposta pedagógica. ENCONTROS DE ALFABETIZADORES Refletir sobre a prática pedagógica dos educadores, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos ao trabalhar Metodologias de Ensino que visem minimizar diferentes dificuldades de aprendizagem.

10 TREINAMENTOS, CURSOS, PALESTRAS e OFICINAS
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Sensibilizar os educadores para tomada de consciência do meio ambiente global, visando a sensibilização por estas questões. ENCONTROS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA E ESPECIALISTAS Sensibilizar os educadores sobre a importância de resgatar Valores Éticos como: cooperação,respeito, diálogo, responsabilidade, amizade e não-violência. SEMINÁRIO DE EDUCADORES, ALFABETIZADORES E PROFESSORES Aprimorar o conhecimento teórico metodológico e sua aplicação prática, visando a formação continuada dos profissionais da rede pública, buscando processos e produtos que contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem

11 TREINAMENTOS, CURSOS, PALESTRAS e OFICINAS
MODELO DE CONTRATAÇÃO DOUTORES VALOR HORA R$ 120,00 MESTRES VALOR HORA R$ 100,00 TÉCNICOS VALOR HORA R$ 50,00 ESPECIALISTAS VALOR HORA R$ 70,00

12 ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA RECURSOS FEDERAL
Preparação de projetos em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação para apresentação ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social PRODUTO DESCRITIVO PRAZO Plano de trabalho Ante-projeto das ações de inclusão digital, levantamento de dados e identificação das ações prioritárias 15 dias Projeto básico Descritivo do projeto, com todos os seus componentes, os beneficiários, as contrapartidas do município, os desembolsos, e todas as especificações técnicas, declaração de contrapartida 45 dias Planilha orçamentária Cronograma físico/financeiro 05 dias Documentos requisitos Junto com a prefeitura, elaboração de todos os instrumentais necessários ao pleito, bem como toda a documentação legal exigida, certidões e documentos 30 dias Salas a construir Projeto de engenharia de salas a serem construídas, salas prontas a serem reformadas.. - APRESENTAÇAO DO PROJETO CD ROOM COM POWER POINT DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO, BEM COMO TODA DOCUMENTAÇÃO DO MESMO 60 dias

13 ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA RECURSOS FEDERAL
MODELO DE CONTRATAÇÃO MODALIDADE CARTA CONVITE VALOR PROPOSTO: R$ ,00 FORMA DE PAGAMENTO 30% do valor Plano de Trabalho - Relatório de Planejamento 30% do valor Relatório de Levantamento de Dados e Identificação de Ações Prioritárias 40% do valor Apresentação do final do Projeto

14 Av. Cristóvão Colombo, 519 sl 403 – Bairro dos Funcionários
Belo Horizonte – MG Fone/Fax: (31)


Carregar ppt "Belo Horizonte, março de 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google