A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TA 733 A – Operações Unitárias II Aula 17 Análise de Trocadores O Método da Efetividade-NUT (ε-NUT)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TA 733 A – Operações Unitárias II Aula 17 Análise de Trocadores O Método da Efetividade-NUT (ε-NUT)"— Transcrição da apresentação:

1 TA 733 A – Operações Unitárias II Aula 17 Análise de Trocadores O Método da Efetividade-NUT (ε-NUT)

2 Método da Efetividade-NUT - É o método mais adequado quando apenas as temperaturas na entrada forem conhecidas. - Para definir a efetividade de um trocador de calor, devemos em primeiro lugar determinar a máxima taxa de transferência de calor possível em um trocador de calor.

3 Método da Efetividade-NUT - A efetividade ε é definida como a razão entre a taxa real de transferência de calor em um trocador de calor e a taxa máxima de transferência de calor possível. - Se os valores de ε, T q,e e T f,e forem conhecidos, a taxa real de transferência de calor pode ser determinada:

4 Método da Efetividade-NUT - O número de unidades de transferência de calor (NUT) é um parâmetro adimensional amplamente utilizado na análise de trocadores de calor, sendo definido pela expressão:

5 Relações Efetividade-NUT

6

7 Efetividade de um trocador de calor com escoamento em paralelo

8 Relações Efetividade-NUT Efetividade de um trocador de calor com escoamento em contra-corrente.

9 Relações Efetividade-NUT Efetividade de um trocador de calor casco e tubos com um passe no casco e qualquer múltiplo de dois passes nos tubos.

10 Relações Efetividade-NUT Efetividade de um trocador de calor casco e tubos com dois passes no casco e qualquer múltiplo de quatro passes nos tubos.

11 Relações Efetividade-NUT Efetividade de um trocador de calor com escoamento cruzado e um único passe, com os dois fluidos não-misturados.

12 Relações Efetividade-NUT Efetividade de um trocador de calor com escoamento cruzado e um único passe, com um fluido misturado e outro não.

13 Exemplo Gases quentes de exaustão, a uma temperatura de 300ºC, entram em um trocador de calor com tubos aletados e escoamento cruzado, e deixam esse trocador a uma temperatura de 100ºC. Os gases são utilizados para aquecer uma vazão de 1 kg/s de água pressurizada de 35ºC a 125ºC. O calor específico dos gases de exaustão é de aproximadamente 1000 J/kg.K, e o coeficiente global de transferência de calor baseado na área superficial do lado do gás é de U q =100W/m 2.K. Utilizando o método ε-NUT, determine a área superficial no lado do gás, A q, necessária para viabilizar o processo.


Carregar ppt "TA 733 A – Operações Unitárias II Aula 17 Análise de Trocadores O Método da Efetividade-NUT (ε-NUT)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google