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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

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Apresentação em tema: "RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS"— Transcrição da apresentação:

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2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
João Pessoa/PB

3 Apresentação Instrutor Participantes Nome Área de trabalho Porque está aqui Expectativa em relação ao curso

4 Nossa agenda 06 e 07/03/2015 Horário Cofeebreaks Intervalo para refeição

5 Contrato Horários Participação Exemplos, vivências e dúvidas Exercícios e dinâmicas Apreciar a participação do outro Divirta-se!

6

7 Motivação pelo Entusiasmo
Origina de: Enthousiasmó = Deus em si Quando você coloca entusiasmo em suas palavras e atitudes você estará exteriorizando uma força poderosa que existe dentro de si!

8 Entusiasmo Vamos ver um pequeno exemplo?

9 O que é Motivação? ...é mais fácil sentir do que explicar...

10 Motivos + Ação Motivação Origina do Latim: Motivus... Movere...
Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de uma determinada forma Esse impulso à ação pode ser gerado por estímulo (fator) externo ou interno FATORES INTERNOS: personalidade, percepções, valores, emoções, ... FATORES EXTERNOS: recompensas, punições, pressões, família, ...

11 Teorias Motivacionais
AUTO-REALIZAÇÃO – realização do próprio potencial, prazer com o trabalho. Fatores Motivacionais AUTO ESTIMA – reconhecimento e valorização do indivíduo. SOCIAIS – relacionamento interpessoal, dar e receber afeto/aceitação. SEGURANÇA – estabilidade, previsibilidade de futuro. Fatores Higiênicos ou Ambientais FISIOLÓGICAS – manutenção da integridade e bem estar físicos, sobrevivência.

12 Exercício de Autoconhecimento
Motivograma Exercício de Autoconhecimento

13 Teorias Motivacionais
Participativo

14 Fatores Motivadores no Ambiente de Trabalho
Bom ambiente de trabalho Espírito de equipe Tratamento respeitoso Reconhecimento profissional Condições de segurança Fazer o que gosta Autonomia e decisão nas decisões Oportunidade de crescimento profissional Clima organizacional estruturado/confiante Salário justo, compatível com o desempenho

15 Fatores Desmotivadores no Ambiente de Trabalho
Falta de direção e controle Desorganização Falta de união e coleguismo Desconfiança Protecionismo Discriminação Liderança centralizada/individualizada Liderança insegurança e instável Não valorização / reconhecimento do trabalho Impossibilidade de expressar idéias e opiniões Ausência de um bom ambiente de trabalho

16 Comunicação É a transmissão de um modo de pensar, de ser e de sentir Objetiva influenciar e obter reação de quem recebe a mensagem É muito mais que o mero ato de falar Requer: ver, ouvir e sentir Escutar é diferente de ouvir

17 Quer saber se a sua comunicação foi Eficiente?
‘Leia’ a expressão corporal, sinta , veja a luz que brilha no olhar do outro. Quando você realmente souber ouvir um mundo de oportunidades surgirá Ouça seus clientes, sua família, seus amigos e você aprenderá muito Principalmente a ouvir você mesmo. Ouça, pergunte, compreenda e, só então, dê a sua resposta.

18 Comunicação

19 Comunicação Saber ouvir Empatia Comunicação não-verbal Canais de comunicação Ruídos ou obstáculos Percepção Comunicação Escrita

20 Inteligência Emocional é Fator de Sucesso
90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola. (Daniel Goleman)

21 Inteligência Emocional é Fator de Sucesso
Componentes principais: Autopercepção Autocontrole Automotivação Empatia Práticas sociais

22 Inteligência Emocional nas Relações Interpessoais
“ Inteligência social é a aplicação da inteligência emocional nas relações interpessoais” Ser socialmente inteligente é possuir alto grau de empatia e de consciência social. Impacta a produtividade dentro da uma organização e favorece a persuasão e convencimento

23 Relacionamento Interpessoal
Competência valorizada no mundo corporativo (e social) Convivência Maneira pela qual as pessoas se relacionam (amam, odeiam, competem, brincam, trocam favores, ajudam, lideram, ...) Comportamentos verbais e não verbais (facilitam ou dificultam) Comunicação, cooperação, respeito e amizade O outro é a referência para o eu Passamos mais tempo no trabalho do que em outras atividade Trabalhamos pelo menos 8h/dia...1/3 de nossa vida?

24 Escolha das Relações Humanas
As pessoas são diferentes Se levarmos isso a sério, os relacionamentos ficam mais fáceis, serenos, sóbrios... As pessoas não são e não pensam do nosso jeito. Mudar o mundo é impossível, então temos que optar pelo óbvio: mudar a nós mesmos. As pessoas reagem de forma diferente em uma mesma situação. Vale a pena observarmos os comportamentos

25 Comportamento Não Assertivo

26 Comportamento Agressivo

27 Comportamento Assertivo

28 Relacionamento Interpessoal no Trabalho
Os relacionamentos de trabalho são diferenciados por dois motivos: Não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros Precisamos funcionar bem juntos, independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas Lidamos com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento... etc... etc... e temos de dar resultados satisfatórios

29 Relacionamento Interpessoal no Trabalho Sucesso da Cooperativa
Autoconhecimento Empatia Assertividade Cordialidade Ética 5 Pilares do Relacionamento Interpessoal no Trabalho

30 Componentes Importantes para o Bom Relacionamento Interpessoal
Comunicação capacidade de expressar-se adequadamente com as outras pessoas Percepção estímulos sensoriais, sensações, sentimentos... que leva a interpretação da realidade observada – faz parte da comunicação a percepção é seletiva, através dela começamos um relacionamento, buscando no outro características que nos agradam.

31 A Comunicação na Equipe de Trabalho
Buscar a melhor Promover integração dos membros Quando todos se conhecem e se sentem próximos, há então muita empatia. Trabalhar em equipe compensa para os dois lados: empresa e funcionários. Todos lucram: a empresa tem mais resultados e os integrantes são mais felizes Só quem sai perdendo não gosta: o concorrente!

32 “Consiste na escolha de como lidar com cada tipo de situação”
Gestão de Conflitos “Consiste na escolha de como lidar com cada tipo de situação” Etapas da gestão de conflitos: Identificar o problema Analisar e escolher a melhor solução Colocar em prática Avaliar os resultados Manutenção

33 Para solucionar um conflito é necessário:
Gestão de Conflitos Para solucionar um conflito é necessário: Saber comunicar Saber ouvir Saber perguntar. Estilos de Administração de Conflitos: Competição Colaboração Evitação Acomodação Compromisso

34 Dicas para uma Boa Administração de Conflitos
Procure soluções, não culpados Analise a situação Mantenha um clima de respeito Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar Seja construtivo ao fazer uma crítica Procure a solução Ganha-ganha Aja sempre no sentido de eliminar os conflitos Evite preconceitos Mantenha a calma Quando estiver errado, reconheça Não varra os problemas para debaixo do tapete

35 Percepções do Atendimento (cliente interno ou externo)
Necessidades Pessoais Promessas implícitas Comunicação Boca a boca Experiência Passada Atendimento Desejado Zona de Tolerância Crenças sobre o possível Alterações Percebidas Atendimento Previsto Atendimento Adequado Fatores Situacionais

36 Inteligência Emocional
Procure soluções, não culpados Analise a situação Mantenha um clima de respeito Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar Seja construtivo ao fazer uma crítica Procure a solução Ganha-ganha Aja sempre no sentido de eliminar os conflitos Evite preconceitos Mantenha a calma Quando estiver errado, reconheça Não varra os problemas para debaixo do tapete

37 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
ARQUÉTIPOS ZONA DE

38 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
Tipos Entusiásticos Estimuladores Espontâneos Impulsivos Carismáticos Ambiciosos Brincalhões Magnéticos Criativos Improvisadores Intuitivos Informais Persuasivos Calorosos Empreendedores Decididos Práticos Determinados Dedicados Impacientes Rápidos Diretos Apressados Tomam iniciativas Ativos Objetivos Desafiadores Focados Eficientes Assumem riscos Perfeccionistas Autocríticos Autocontrolados Meticulosos Organizados Cuidadosos Persistentes Críticos Ocultam sentimentos Especialistas Sérios Calmos Agradáveis Cordiais Respeitadores Prestativos Quietos Ponderados Pacientes Amáveis Compreensivos Bons ouvintes Harmonizadores ZONA DE

39 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
Tipos Rei Guerreiro Mago Amante busca resultados de longo prazo enfatiza relações busca resultados de curto prazo pouca ênfase nas relações busca estruturação no curto prazo busca estruturação no longo prazo ZONA DE

40 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
Sessão Cinema ZONA DE Vamos nos divertir um pouco... Formar duplas, com pessoas bem conhecidas Procure identificar o perfil de cada um e tente cruzar com os tipos mencionados anteriormente... Qual dos personagens se parece mais com você? E com o seu parceiro de trabalho? Madagascar – Chap. 8

41 Padrões de Interação e Relacionamento
Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais ZONA DE Padrões de Interação e Relacionamento

42 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
Tipos Atuação Inovador Tocador Organizador Integrador Pergunta Pra quê? O quê? Como? Quem? Precisa aprender a... Finalizar o que começou Autodisciplina Moderação Humildade Controlar impaciência e intolerância Ouvir os outros Ter mais flexibilidade Tomar decisões mais rápidas Arriscar mais Ser mais assertivo Autodeterminação Fixar metas Manter o foco ZONA DE

43 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Rei Alguns comportamentos.... Age pelo encantamento e persuasão Teme levar a culpa por algo que deu errado Tem visão do todo Começa novos projetos Tem explosões emocionais Fala de suas novas idéias e projetos Exagera nas brincadeiras em horas inadequadas Grande imaginação Sempre conta piadas Calor humano Detesta análises lógicas Criativos Detesta detalhes Detesta rotinas ZONA DE

44 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Rei Tendem a ser mais extravagantes na comunicação, postura, vestimentas e acessórios que utiliza. ZONA DE

45 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Rei Sonhador Cruel Pretensiosa Cínico Eterno Encantador Adolescente ZONA DE Características que o incomodam... Evitar citar durante o processo de negociação... Estar ciente que este é o gargalo.

46 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Rei Intelectual Bondoso Estrategista Perspicaz Vivo Bom passatempo (conversa, brincadeiras ) ZONA DE Características que o agrada... Explorar durante as interações...

47 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Rei O Senhor merece... ZONA DE

48 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Guerreiro Alguns comportamentos... ZONA Precisa sentir que está no controle Corre riscos Teme parecer fraco Foca o aqui e agora É multitarefa Adora abordagens rápidas Detesta rotinas imutáveis É impaciente Detesta ser passado para trás Gosta de desafios DE

49 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Guerreiro Alguns traços... Decididos Objetivos Práticos Desafiadores Determinados Focados Impacientes Eficientes Rápidos Assumem Riscos Diretos Baseiam-se nos fatos Apressados Atentos ao Presente Tomam iniciativas Focados no concreto Ativos Realistas ZONA DE

50 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Guerreiro Tendem a ser mais diretos e objetivos na comunicação e com estilo de vestimenta mais formal. ZONA DE

51 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Guerreiro Ostentador Brutal Mercenário Insensível Sedento de Poder Destrutivo Materialista Sádico ZONA DE Características que o incomodam... Evitar citar durante processos de negociação ou conflitos... Estar ciente que este é o gargalo.

52 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Guerreiro Protetor Tenaz Homem de negócios Independente Dinâmico Bem disposto Autoconfiante Assume riscos Corajoso ZONA DE Características que o agrada... Explorar durante o processo de negociação e conflitos...

53 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Guerreiro O Senhor que é um homem de negócios sabe que é bom... ZONA DE

54 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Mago Alguns comportamentos.... Lógico e Objetivo Teme errar Busca a perfeição e a exatidão Voltados a reflexões e análises Interesse por sistemas e estruturação Gosta de detalhes Soluciona problemas complexos Metódicos Atingi padrões elevados Rígidos Detesta improvisações, incertezas, instabilidades e críticas Críticos Inflexíveis ZONA DE

55 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Mago Tendem a ser menos calorosos na comunicação, mantém um certo distanciamento, pensam antes de responder... Trajes formais, bem arrumado e apanhado. ZONA DE

56 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Mago Usuário Impede o desenvolvimento Severo Possessivo Inalcançável Dogmático Tirânico ZONA DE Características que o incomodam... Evitar citar durante o processo de negociação e conflitos... Estar ciente que este é o gargalo.

57 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Mago Bom pai Exemplo para os outros Provedor Bondoso Referência ZONA DE Características que o agrada... Explorar durante o processo de negociação e conflitos...

58 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Mago O Senhor é referência... (puxando o lado analítico da pessoa) ZONA DE

59 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Amante Alguns comportamentos... Acredita que cada um fará a sua parte Tende a ver os outros como amigos Pensa primeiro nos outros e depois nele Excelente ouvintes Pacientes Preferem não expor opiniões Teme confusões, instabilidades e turbulências ZONA DE

60 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Amante Tendem a ser mais calorosos na comunicação, gostam do contato e preferem vestimentas confortáveis e aconchegantes, que não destoe do contexto. ZONA DE

61 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Amante Fantasioso Demagogo Capacho humano Tolo Caótico ZONA DE Características que o incomodam... Evitar citar durante o processo de negociação e conflitos... Estar ciente que este é o gargalo.

62 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Amante Caloroso Cuidadoso Nutridor Tem capacidade de perdoar Protetor Realiza curas Fecundo Dedicado ZONA DE Características que o agrada... Explorar durante o processo de negociação e conflitos...

63 Técnicas para Percepção de Perfis Pessoais
O Amante As vantagens para sua família... (puxando o lado protetor e mediador) ZONA DE

64 Contato: (19) 3432-3653 claudio@silvestreconsultoria.com.br
Muito Obrigado! Contato: (19) ZONA DE


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